Skip to content

Sul Americana’10: Começa o plano B para salvar o ano

agosto 4, 2010

A Copa Sul-Americana já foi pauta de discussões entre gremistas e colorados, acirrando mais ainda a rivalidade entre as torcidas. Se pelo lado vermelho era uma competição de grande importância, para o lado azul era apenas um torneio secundário. Há certa razão as duas torcidas. Por um lado, o título dessa competição significa taça no armário, o que nunca é demais. Por outro, a maneira que o torneio está inserido no calendário brasileiro, o torna um objetivo secundário e nada mais.

No entanto, nesta temporada, a Sul-Americana ganhou mais força comparada às suas edições anteriores. Desta vez, a Conmebol teve bom senso de dar ao campeão uma vaga à Libertadores, sem mudança de regra no decorrer da competição. Assim, a Sul-Americana se torna comparável à Copa do Brasil, apesar de ser menos tradicional e ainda ter que lidar com a concorrência do Campeonato Brasileiro.

Com a vaga para “La Copa”, a Sul-Americana passa a ser uma prioridade. Melhor ir para Libertadores ganhando um título do que apenas obtendo uma vaga entre os quatro primeiros do Brasileirão, sem levantar o caneco. Mesmo assim, não se engane, esse não seria o “plano A”, pois o título nacional ainda é mais importante do que essa competição.

Contudo, não restam mais esperanças de título brasileiro. Apenas resta ao torcedor gremista ver seu time jogar o suficiente para obter uma posição mais digna na tabela, o que inclui, naturalmente, ficar fora da zona de rebaixamento. Muito pouco para uma torcida acostumada a tantas glórias. Por essa razão, mais uma taça no Memorial Hermínio Bittencourt ajudaria a diminuir a decepção do torcedor gremista. Portanto, vamos tratar a Sul-Americana como uma das prioridades em 2010.

 

O jogo

O Goiás já foi um adversário mais desafiador, ainda que tenha de reconhecer que o mesmo se aplica ao Grêmio. Ambos os times amargam a zona de rebaixamento, não possuem grande esperança para o Campeonato Brasileiro e vão usar a Sul-Americana para salvar o ano. Porém, vejo um futuro mais animador pelos lados dos Pampas. Claramente não temos time para a posição atual no nacional e a boa adaptação do Tricolor ao 3-5-2 deu maior consistência defensiva à equipe de Silas.

O que falta ao Grêmio é maior inteligência e tranqüilidade em campo, para, enfim, converter a superioridade demonstrada em gramados, distantes ao Olímpico, em resultado. Afinal, requisitos mínimos de um clube que deseja ser campeão de alguma competição de médio ou alto nível. Além disso, já se tornou uma vergonha um clube da grandeza do Grêmio não conseguir vencer fora do Olímpico há meses

Silas não tem seu cargo ameaçado neste jogo. Mas é inegável que o resultado desta quinta irá somar na conta, positivamente ou negativamente, com o que já ocorre no Campeonato Brasileiro. Se perder para o Goiás e conquistar um mísero empate contra o Fluminense no Olímpico, o técnico pode cair.

O técnico gremista deve repedir o mesmo time do Grenal. Apesar disso, espera-se que o Grêmio tenha opções de mexer no jogo (como um zagueiro na casamata), que Ozeia entre em campo para jogar e não apenas bater e que Borges não perca gols inacreditáveis.

Também torço por uma noite mais iluminada de Hugo, embora não tenha lá essa esperança. Caso contrário, Souza voltará a entrar na equipe, apenas esperando o bom senso do técnico em não colocá-los nos instantes finais da partida.

Não precisa dar tudo certo, mas se algumas dessas recomendações forem atendidas no gramado do Serra Dourada, já pode ser o suficiente para voltar para casa com um resultado positivo.

 

Confira abaixo a lista dos jogadores inscritos na Copa Sul-Americana:

1 – Victor

2 – Edilson

3 – Rafael Marques

4 – Rodrigo

5 – Fábio Rochemback

6 – Fábio Santos

7 – Jonas

8 – Hugo

9 – Borges

10 – Douglas

11 – Adilson

12 – Marcelo Grohe

13 – Ozeia

14 – Neuton

15 – Willian Magrão

16 – Saimon

17 – Ferdinando

18 – Fernando

19 – Maylson

20 – Matheus

21 – Souza

22 – André Lima

23 – Roberson

24 – Uendel

25 – Bérgson

Lúcio não aparece na lista porque o nome ainda não foi publicado no BID. Leandro porque deve voltar aos treinos com bola só nessa semana.

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. Guilherme B. permalink
    agosto 4, 2010 11:08 pm

    So pra constar…. o F.C. Tokio ganhou nos penaltis da L.D.U. e se sagrou campeao da COPA SURUGA!

    Perguntinha: Porque nao esta na capa dos Jornais, Blogs, nem ouvi nada nas Rádios…..

  2. Sanchotene permalink
    agosto 5, 2010 1:22 am

    Semestre, Bruno! Salvar o SEMESTRE!!

    Abraço.

  3. Rennan Oldra permalink
    agosto 5, 2010 1:50 am

    É parceiro, a coisa não vai bem não, mas acho que o Souza merece jogar pelo menos meio tempo pra poder mostrar se realmente está bem ou não. Acredito que o Silas não tira o Hugo porque na verdade ele é o único meia que chuta com a perna esquerda. No meu entender cai o Maylson que também não vem apresentando um bom futebol. Preferia ele no lugar do cansado Douglas, pra mostrar pra ele que ele não é o cara que ele acha que é.

    • Daniel permalink
      agosto 5, 2010 8:48 am

      O ala esquerdo não precisa ser um meia, pode ser o Fábio Santos ou o Lúcio, assim que um deles estiver em condições físicas. Assim, prefiro o Souza na direita e o Douglas no meio mesmo (desde que mostre futebol pra ser titular, senão é melhor entregar a 10 a alguém que tenha mais raça, ainda que não tenha tanta técnica).

      • heraldo permalink
        agosto 5, 2010 9:18 am

        depender do mercenario do souza, o unico objetivo para salvar o semestre e em consequencia o ano, é não cair.

      • Daniel permalink
        agosto 5, 2010 10:04 am

        Não acho que o Souza seja mercenário. Ele é fominha e meio convencido, por isso não pode exercer uma função de liderança como o Tcheco fazia, mas sabe jogar e não faz corpo mole como o Douglas. Lembre-se que o Souza fez de tudo pra continuar no Grêmio quando o PSG quis levá-lo de volta e agora está voltando de uma lesão grave e já mostrou muita vontade.

        Mercenário é o Leandro que veio com status de craque e ainda não fez nada além de se machucar (até unha quebrada é desculpa pra ele não jogar). O Souza é só “mascarado”, mas tem comprometimento.

  4. Rennan Oldra permalink
    agosto 5, 2010 2:02 pm

    Bem falado Daniel, o Souza deixou de voltar para o PSG e ficar aqui ajudando o Grêmio. E ainda, não sei se lembra mas ano passado ele era o artilheiro do Grêmio no Brasileiro.
    E outra, com esse seu pessimismo não te considero um Gremista, você me dá nojo.

    • Rennan Oldra permalink
      agosto 5, 2010 2:03 pm

      A ultima frase foi pro Heraldo! kkk

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: