Skip to content

Melhor Ferdinando do que Rochemback

julho 28, 2010

Ainda não entendo tamanha revolta por parte dos torcedores a Ferdinando. Apesar de concordar que é um jogador com limitações, existe uma crítica desmesurada de alguns gremistas, em que não posso concordar. Mas esquece essa parte da torcida que o volante fez mais neste ano do que Rochemback, Leandro e alguns jogadores que compõem o elenco tricolor.

O gol da final da Taça Fernando Carvalho, na vitória de 1×0 contra o Novo Hamburgo, foi dele, colocando o Grêmio na final Gauchão. Naturalmente, se não considero estadual como salvação de temporada, não será agora que mudarei de idéia. Mas é importante ter esse reconhecimento, que apesar de tudo, ele colaborou muito para acabar com jejum de títulos que vinha desde 2007.

No GREnal  do próximo domingo, prefiro mais o Ferdinando do que o Rochemback. Não se discute quem é mais técnico dos dois, mas questiono quem é mais importante para o time. Pouco adianta se o volante demonstrar alguma categoria e não souber realizar a sua principal tarefa, que é a marcação.

Neste caso, estou com o Ferdinando, que é o volante arroz com feijão, ou seja, apenas marca. Com Rochemback, Adilson fica sobrecarregado no meio-campo e naturalmente não dá conta do recado. Por isso, não acho ruim a escalação do ex-volante do Avaí, pelo contrário. Lembrando, para os críticos incessáveis, que o último clássico no Beira-Rio, Ferdinando jogou e vencemos por 2×0.

13 Comentários leave one →
  1. Mauro Dutra permalink
    julho 28, 2010 5:46 pm

    só lembrando q no mesmo gre-nal, o 2° gol saiu de um cruzamento (muito) preciso do Rochemback, que foi quem nos classificou diante do Avaí na Copa do Brasil…

    sem ressentimentos…

    • julho 28, 2010 8:10 pm

      É verdade, Mauro, tinha esquecido.

  2. Daniel permalink
    julho 28, 2010 5:52 pm

    Disse tudo, o Rochemback é mais técnico, mas o Ferdinando marca mais. Ele deu umas vaciladas no início, errando passes bobos, mas depois foi se acertando e acabou premiado com aquele gol.

  3. Rennan Oldra permalink
    julho 28, 2010 7:15 pm

    Acho que não tem como comparar os 2 até porque a função do Ferdinando é a mesma do Adilson: a marcação, já o Rockemback sai mais para o ataque e consegue dar algumas assistências.

    melhor notícia do ano, no finalzinho da reportagem. Dale Souza 😀

    http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2010/07/rafael-marques-estamos-loucos-para-jogar-este-gre-nal.html

  4. Rennan Oldra permalink
    julho 28, 2010 7:20 pm

    melhor dizendo, nessa parte:

    Surpresas não estão descartadas, como a presença do meia Souza, que já treina normalmente e participaria do coletivo nesta quarta.

    – Ele está treinando bem, a cada dia ele vem evoluindo. Tenho certeza que quando ele voltar vai ajudar bastante – comentou o zagueiro.

    • julho 28, 2010 8:09 pm

      Rennan, não acho que o Souza comece jogando, devido ao tempo fora de uma partida oficial. Se entrar em campo, será no segundo tempo, caso contrário, Silas pregará uma surpresa fora do normal, pois iria contrariar o que 99% dos técnicos fazem nessa situação.

      Quanto ao Rochemback, de fato ele possui diferenças com Ferdinando, mas é preciso comparar as funcionalidades dos dois e decidir qual é a melhor opção do Grêmio. Como bem disse, Rochemback sai, até cria jogadas, mas a marcação do meio-campo com a sua presença é muito fraca. Diante disso, prefiro Ferdinando.

      Abraço.

      • Rennan Oldra permalink
        julho 28, 2010 9:06 pm

        Fortalecer a marcação é bom, o problema é que o PIRÚ do Douglas não faz a parte dele, por isso torço tanto pro Souza voltar!

  5. julho 28, 2010 11:14 pm

    Douglas nunca foi de marcar, em clube nenhum. Acho que ele deve agir com liberdade para criar mesmo, é o que ele sabe fazer e nada mais. Por isso que meio campo com Rochemback fica comprometido. Deixa Adilson e Ferdinando fazendo a marcação e os meias cuidando da criação.

    • Rennan Oldra permalink
      julho 29, 2010 1:13 am

      É o que eu quis dizer, o papel dele, no caso, seria a armação, mas nem isso ele consegue.
      E o Souza já treinou, provavelmente entre no 2° tempo, não perco esse jogo por nada!

      abraço

      • julho 29, 2010 1:16 am

        Rennan, a volta do Souza é uma excelente notícia, mas não o trate como o salvador da pátria, pois ele nunca foi. Se o time continuar do jeito que está, desorganizado e fraco na marcação, não será ele que mudará algo.

        abraço.

  6. Rennan Oldra permalink
    julho 29, 2010 2:16 am

    Amigo, a minha esperança é que ele venha pra organizar o meio, tenho certeza que não vai ser o “Salvador da pátria”. ashduahsduhasudhasd

    Mas lembro do ano passado em que Grêmio sem Souza não armava jogadas, ele no meio do Grêmio com certeza vai ser diferente!

  7. giovani montagner permalink
    julho 29, 2010 2:42 am

    antes da discussão entre rocheback e ferdinando, acredito vir a formação tática da equipe: 3-5-2 ou 4-4-2.
    no 4-4-2 deve jogar o ferdinando, protegendo a frente da zaga, resultando na maior liberdade ao douglas e sem a obrigação de marcar, o que não sabe fazer.
    no 3-5-2 perde sentido um jogador mais marcador a frente da zaga, com o zagueiro da sobra ora adiantado e tornando-se centro-médio ora cobrindo os outros zagueiros, ocasionando no recuo e necessidade do douglas ser mais participativo na marcação.

  8. José Carlos permalink
    julho 29, 2010 2:57 pm

    A torcida do Grêmio sempre apoiou jogadores não tão requintados tecnicamente, mas brigadores. Sempre foi assim no Grêmio. De uns tempos pra cá mudou este perfil. O time atual tem jogadores supostamente técnicos que não marcam ninguém. O Diogo hj é titular absoluto com o Muricy no Fluminense e para o Grêmio não serviu (primeiro volante, o que não temos atualmente). Nosso elenco tá infestado de jogadores perto do 30, que não desperam a cobiça da Europa e tem grandes salários, além de não tem muito objetivo (ao menos é o que demonstram em campo, vide Douglas). Tem que fazer um limpa no elenco. Mas Meira e Silas não são as pessoas que farão isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: