Skip to content

BRA’10: Cruzeiro 2×2 Grêmio – Postura nova, resultado antigo

julho 25, 2010

É, de novo ficamos no “quase”. Diferente das últimas atuações, o Grêmio entrou decidido a buscar um bom resultado diante do Cruzeiro, hoje, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com Silas pressionado e contra um Cruzeiro sem seu principal homem de criação, Gilberto, o Grêmio tentou durante toda a primeira etapa criar oportunidades e surpreender o time mineiro.

Silas sabia dos riscos que o jogo lhe trazia. Mais do que perder os 3 pontos, a derrota poderia lhe custar a perda do cargo. Sem solução imediata para as laterais, já que pela direita, Edílson foi vetado pelo DM e, pela esquerda,  Neuton estava suspenso, o técnico optou por Maylson e Hugo, respectivamente. O esquema tático, alterado para o 3-5-2, deu mais liberdade e segurança ao setor defensivo do Grêmio, que por diversas vezes desarmou o adversário em lances de desatenção do ataque cruzeirense.

Durante todo o primeiro tempo, o Grêmio criou oportunidades interessantes, com participação, inclusive, dos alas. Uma posição mais madura e ofensiva, diferente do time “morto” que enfrentou Vitória e Prudente. O único ponto negativo a ser observado no primeiro tempo, fora os contínuos e elevados erros de passe, foi a saída antecipada de Rochemback, sentindo a coxa.

Quando tudo já se encaminhava para o final do primeiro tempo, eis que surge um fato novo. Jonas avança pela lateral e cruza para Borges, de cabeça, se antecipar ao goleiro Fábio e mandar para o gol. O Grêmio entrava no vestiário com uma vantagem que lhe dava tranqüilidade momentânea, mas não definitiva.

Se o gol de Borges demorou a sair, o do Cruzeiro não. Antes de fechar o primeiro minuto da segunda etapa, Henrique aproveitou-se da falha na marcação e, também de cabeça, empurrou pro fundo das redes tricolores. Todavia, o Grêmio reagiu bem. As oportunidades que continuaram aparecendo tinham sempre o destino de Borges e Jonas. E foi dos pés do “renegado” que saiu o segundo gol gremista. Numa cobrança de falta, Jonas colocou a bola no cantinho de Fábio e deu a vantagem no placar ao tricolor. Douglas, que mais uma vez destoou do restante do grupo, teve a chance de ampliar o placar. Arrancou em direção ao gol e, ao invés de servir Borges que abria livre pela esquerda, preferiu seguir. Chegou ao fim do gramado e não encontrou alternativa: chutou em cima do zagueiro e cavou escanteio, o que se tornou pouquíssimo diante da clara oportunidade de gol que fora criada.

Depois de tanto discutir com o árbitro Marcelo de Lima Henrique, alegando inversão de faltas e punição rigorosa aos jogadores gremistas, Silas acabou expulso. Por celular, comunicou que Jonas deveria sair para o ingresso de Fernando, fechando o meio campo e isolando Borges no ataque. O Grêmio perdeu em força ofensiva e, ao contrário do que se imaginava, também em força defensiva. Henrique, novamente de cabeça, aproveitou bom cruzamento e empurrou para as redes de Victor, aos 40 minutos.

O Grêmio, mais uma vez, deixou escapar uma vitória. Mais uma vez por desatenção da defesa, especialmente de Rodrigo, de péssimas atuações nos últimos jogos (e, como se não bastasse, protagonista de brigas no vestiário). Especula-se que o atleta esteja passando por um momento na vida particular muito difícil. Ora, se isso procede, que afaste-se o jogador. O Grêmio não pode botar em campo um jogador debilitado emocionalmente. Já experimentamos o gosto disso quando Victor ficou fora da lista de Dunga, vamos ter que experimentar de novo? E, se já não bastasse isso, tivemos que ouvir o discurso apático e conformista de Silas, Duda e Meira, como se a briga no vestiário que, segundo a imprensa, chegou às vias de fato, fosse algo comum e aceitável.

Agora tudo gira em torno do Gre-nal do próximo domingo. Se a permanência de Silas no comando da equipe já estava complicada, o Gre-nal pode torná-la insustentável. Mesmo com equipe mista, o Inter de Roth venceu o Flamengo com certa facilidade.

A semana deverá ser de muita concentração e treinamento no Olímpico e vencer o Gre-nal se torna obrigação. Do contrário, cabeças deverão rolar pelas bandas da Azenha…

6 Comentários leave one →
  1. Rafael permalink
    julho 25, 2010 10:22 pm

    O Vitor vem falhando faz tempo. Bola na pequena área é do goleiro, mas o nosso goleiro não sai do gol, não se impoe. Me lembro do Danrlei saindo do gol e soqueando tudo o que tinha pela frente,mas hoje, o Vitor fica parado olhando a bola ou o adversário lhe empurrar com bola e tudo para dentro do gol.

  2. giovani montagner permalink
    julho 26, 2010 2:37 am

    dize que a equipe teve atitude é mais do que ridículo, por menos de 100 mil faço o mesmo. não garanto qualidade, mas atitude e vontade não faltarão.
    não acredito em mudanças mesmo após um resultado negativo contra o time do aterro. espero que ganhe, porém anda difícil…

  3. Claudio COLORADAÇO permalink
    julho 26, 2010 5:20 pm

    Será que mano vai dar uma ajudinha ao gremio convocando o Víctor e consequentemente arrumando seu psicológico desde a bordoada que levou na sua não convocação por Dunga pra ir a África do Sul? Não acredito , mas…
    Torço pro Mano Menezes ficar na seleção pra toda vida, desde que não convoque nenhum jogador colorado pra mim tá ótimo, mas comentando o post , não sei se voces viram na bandeirantes o Jonas indagado sobre briga no vestiário ,o mesmo perguntou ao repórter: _quem viu isso? , o repórter afirmou que foi o Meira , ai o Jonas virou um gatinho e disse : pergunte pra ele então… husauhasuhsauhasuha 🙂

  4. Claudio COLORADAÇO permalink
    julho 26, 2010 6:00 pm

    Convocados goleiros Jefferson, do Botafogo, e Renan, do Avaí . Agora o Víctor entra em parafuso de vez rssrsr 🙂

    • Claudio COLORADAÇO permalink
      julho 26, 2010 6:01 pm

      Apaga ai que não vi o resto rssrsr |:-) resto é resto não vi , apaga ai !

      • julho 26, 2010 7:18 pm

        Eita, Claudio, como você consegue fazer isso? Hahahahahaha! Quando me lembrar, irei apagar, mas já vou avisando que alzheimer está chegando com tudo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: