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Marketing evoluiu, mas falta algo

julho 14, 2010

O Grêmio lançou nesta segunda-feira (12) uma nova campanha de sócios para o torcedor. Exemplo como esse me faz afirmar que se há um ponto que teve evolução na atual gestão, este é o marketing do Grêmio. No entanto, ainda falta muito, diria inclusive que estamos atrás do nosso co-irmão, cuja propaganda é tão boa, que é capaz de enganar a sua própria torcida (como a lenda do Campeão de Tudo).

Já li que faltou ao vídeo maior agressividade e que o ideal seria mostrar Hugo De Leon, Adilson e outros ídolos gremistas, ressaltando as conquistas do clube. Acredito que tenha faltado exatamente esse recado ao torcedor, conscientizando que o seu papel é fundamental para que essas glórias se repitam. Embora vídeo esteja bom e é importante levar em conta os custos e o baixo tempo de 30 segundos, tenho que concordar com a crítica: faltou pimenta na campanha.

No Exército Gremista, podemos afirmar que foi um belo gol da atual gestão. No entanto, por qual razão o número de cadastrados estagnou na faixa dos 200 mil? Será que o torcedor gremista de todo o Brasil está totalmente esclarecido das vantagens de se cadastrar? O clube ainda está empenhado na campanha? A lentidão para os novos cadastros não dão uma boa perspectiva para essas perguntas.

A votação da terceira camisa foi outra grande bolada, tão boa que não tardou a ser copiada na maior cara dura pelo nosso co-irmão. Mesmo assim, o torcedor gremista foi consultado na elaboração dos modelos? O Grêmio se preocupou em fazer uma pesquisa de satisfação, visando as votações futuras? A sensação que tive foi o fato dos modelos terem deixado a desejar para a maior parte da torcida.

Agora, a campanha de novos sócios é uma boa iniciativa. Também foi inteligente fazer com que os jogadores se associassem. Porém, permitam-me citar mais uma vez o co-irmão. Sem entrar no mérito dos 100 mil sócios (se é verdade ou não, isso é problema deles), o aterro somente chegou a essa marca pelas suas conquistas recentes somado a um marketing que não perdeu a oportunidade.

Esse é o grande ponto fraco da atual gestão. O torcedor gremista não tem o que comemorar dentro de campo. Afinal, um gauchão em dois anos é muito pouco. Se o Grêmio ganhar o Brasileiro ou a Sul-Americana (aproveitando o gancho da vaga na Libertadores), pode até acelerar a campanha. Mas nas atuais condições, fica difícil crer numa grande mobilização de novos associados. Por essa razão, a iniciativa é válida, porém, por si só,  insuficiente.

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  1. luiz andres permalink
    julho 14, 2010 2:33 pm

    sobre a terceira camisa, alem disso o lancamento da campanha se deu em meio a copa do mundo, com os olhos voltados a selecao deixando passar a epoca da copa do brasil onde o time fazia boa campanha. alem disso ate agora nao achei a camisa preta para comprar. assim o marketing do gremio peca nessas premicias basicas de uma boa campanha de marketing. abracos.

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