Skip to content

DIRETO AO PONTO: erro mínimo para ser campeão!

julho 12, 2010

Acabou a Copa! A maior festa do esporte mundial, que consagrou a Espanha como a nova detentora do título de melhor seleção do mundo teve fim neste domingo. Boa para uns, ruins para outros, a Copa 2010 poderá ficar marcada para quem estava do lado de cá do Oceano. Tudo porque foi durante o período de recesso da Copa que o Grêmio iniciou sua preparação para a retomada do Brasileirão 2010, notoriamente o maior objetivo tricolor na temporada no momento, e que ainda está longe da sua metade.

De agora em diante cada jogo será decisivo. Se antes o Grêmio permitia-se errar com a “desculpa” de estar envolvido diretamente na Copa do Brasil. Poderia continuar neste planejamento, não fosse a derrota para o Santos. Mas são águas passadas.

Agora o Grêmio terá pela frente uma sequência interessante e importante de jogos. Não poderá errar, afinal, a margem de erro para quem almeja um título tão expressivo como o Brasileirão deve ser mínima.

O grupo tricolor, sabemos, não empolga a ponto de pensarmos em título. Temos retornos de jogadores importantes como o multi-funções Mário Fernandes, a revelação Neuton e o meia Souza que, após alguns meses afastado dos gramados, retornará para organizar a “área de criação” tricolor ao lado de Douglas.

Não arrisco apostar num rendimento satisfatório do Grêmio, mas confesso que os últimos amistosos (principalmente contra o Coritiba) me deixaram bastante preocupado. A apatia e o desinteresse coletivo podem ter sido ocasionados pelo cenário do jogo, afinal o Grêmio disputava um torneio sem valor algum com times fracos. Fracos mas não invencíveis. Dos três jogos do torneio só vencemos um, contra o candidato (novamente) à degola Vasco da Gama. Sábado, contra o Juventude, outra decepção. Um time de Série C que conseguiu frear qualquer ousadia que o time de Silas pudesse tentar para surpreendê-los. Se foi assim com o Juventude, o que não será contra os times mais fortes da Série A?

Um futuro incerto espera pelo Grêmio. Futuro que começará a se desenhar quando entrarmos em campo nesta quarta-feira (14), às 19h30, contra o Vitória, no Olímpico. A atuação deverá ser digna de um time que entrará com força e foco total em algo mais interessante e lucrativo do que uma simples vaga na Sulamericana. Do contrário, teremos que levantar as mãos para o céu e pedir para que uma boa alma ingresse no vestiário tricolor e faça com que aquilo que seria um bom time na teoria seja também um bom time na prática.

Off-topic1 o Grêmio estaria investindo no empréstimo de um lateral-esquerdo do São Paulo, o que nos deixa uma certeza: Fábio Santos, Lúcio ou Uendel, bruxo de Silas, deverá deixar o Olímpico. Por questão de rendimento, espero que o último dance.

Off-topic2 –Silas tem dado umas “mini-queimadas” em Mário Fernandes. Primeiro disse que o jogador não seria titular na lateral-direita, posição que escolheu para atuar. Os últimos jogos calaram a boca do treinador. Sábado, após o jogo, Silas voltou a destilar o veneno: “Ele precisa melhorar o cabeceio”. Poxa, será que tudo precisa ser levado até a imprensa?

Off-topic3 – O Grêmio deverá lançar hoje uma nova campanha para atrair sócios. Em época de eleições presidenciais para o clube, tudo é válido. Mas não seria exagero observar que o marketing na gestão Duda Kroeff teve um crescimento monstruoso.

A coluna “Direto ao ponto” é publicada todas as segundas-feiras no blog Grêmio 1903, por Talis Ramon, estudante de Marketing e mediador da principal comunidade do Grêmio no Orkut.

Twitter: @talisramon e @cmmgremio

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Alfredo Carlet permalink
    julho 12, 2010 10:06 pm

    Nossa realidade, dificuldade financeira:
    Tentando, acho correto pelas circunstâncias, a terceira opção do São Paulo para a lateral esquerda…
    Realismo: vaga na Libertadores seria além do lógico; temos outros times com poder de compra superior ( eles trazem Tinga, Sobis…).
    Esquema realista, com meio campo marcador, pontuar o suficiente para uma caminhada sem sustos no Brasileiro e tentar a Sulamericana.

Trackbacks

  1. BR’10 – Grêmio 1×1 Vitória: Muita sorte, pouco juízo! « Grêmio 1903

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: