Skip to content

Por De León

junho 26, 2010

Grêmio e Nacional são clubes irmãos, que se reencontrarão neste domingo (27). Dizem que na fronteira, quem torce para um, também torce para outro, enquanto quem torce pelo Peñarol, torce pelo Inter. Neste caso, ótimas lembranças. O Nacional foi campeão da América em 1980, sobre o nosso co-irmão, enquanto que nós fizemos a alegria de metade do Uruguai, ao vencermos o Peñarol em 1983. E o momento para esse duelo não poderia ser  melhor, pois depois de muitos anos, a Seleção Celeste voltou a fazer alegria de seu povo e está nas quartas-de-final da Copa do Mundo.

Infelizmente, não se sabe o que de fato será o jogo de amanhã, pois alguns noticiam o duelo como uma mera partida, ao mesmo tempo em que outros afirmam que é um torneio amistoso. Particularmente, prefiro Torneio Hugo De Léon, com a presença do homenageado, para entregar uma taça simbólica ao vencedor num jogo sem perdedor. Vencer é importante, mas não é o principal. Prestar uma festa em homenagem ao maior capitão que pisou em solo gaúcho e comandou a equipe pioneira que levou o nome do Rio Grande aos quatro cantos do planeta é o principal.

O brasileiro não idolatra o seu ídolo como fazem muito bem os uruguaios e os argentinos. Para alguns, no ápice de sua insipiência, aprender com nossos hermanos é mostrar falta de identidade. Lamento quem pense assim. É por essa razão que no quesito torcida e idolatria, nós estejamos muito atrás dos nossos vizinhos, que dão de goleada no torcedor brasileiro. Mas num país em há gente que repudia o Grêmio pelo simples fato de torcer como nossos amigos da fronteira, não se pode esperar muito. Espero que um dia, isso mude.

O que peço aos jogadores do Grêmio é tenham consciência da importância do jogo para o torcedor gremista. O Nacional é um irmão do Uruguai e ambas as torcidas têm como ídolo Hugo De León, que se tornou três vezes Campeão da América e do Mundo vestindo as duas camisas. E que a diretoria dos dois clubes não cometam a heresia de permitir que o nosso eterno capitão e ídolo fique de fora dessa festa. Esse ato seria um anticlímax.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: