Skip to content

Também Soy Celeste

junho 16, 2010

Como é gratificante ver a Celeste voltar a vencer um jogo de Mundial, ainda mais por 3×0 contra os anfitriões. Por mais que não esteja em seus tempos áureos, é absurdo imaginar que uma seleção bicampeã mundial e bicampeã olímpica (quando este era tido como uma Copa do Mundo) passar por longos 20 anos sem vencer uma partida no evento. Enfim, tabu quebrado.

Assim como o caro colega Charles Hansen, do blog Grêmio Copero, também tenho enorme carinho pelo futebol uruguaio. Seu futebol aguerrido, coletivo, sem deixar de lado o aspecto técnico foram marca registrada da seleção celeste e se tornaram as principais característica do Grêmio. Para mim, Grêmio e Uruguai têm as mais belas camisas do mundo e estilo de jogo e torcidas parecidas. Portanto, esse elo se torna inevitável.

Não deixo de ser brasileiro, tampouco patriota. Ainda torço pela seleção brasileira, mas é impossível, para este que lhes escreve, desassociá-la a uma entidade como a CBF, presidida há anos por Ricardo Teixeira. Além disso, os jogadores que estão na África do Sul pouco têm ligação com o nosso futebol nacional, tornando mais uma seleção da CBF do que propriamente brasileira. Também é preciso paciência com a antipatia de Dunga, embora reconheça que a imprensa também não seja fácil. E acho o patriotismo de chuteira uma grande hipocrisia.

Apenas lamento pela África do Sul, principalmente no aniversário do Levante de Soweto. Mesmo que ainda existam chances pequenas de classificação para a fase seguinte, os Bafana Bafana são limitados com um ataque inócuo, assim ficando difícil crer numa superação contra a França. Todavia, torcerei pelos sul-africanos contra os Bleus, por todo o significado desta Copa para o seu povo. Para entender o porquê desse sentimento, recomendo o filme Invictus, mais uma obra-prima de Clint Eastwood.

Apesar disso, como é bom ver a Celeste com força. Por Ancheta e o maior capitão que já passou em solo gaúcho, Hugo De León, quero ver o Uruguai seguindo em frente nesta Copa, até onde for digno de sua bela história no futebol. É difícil, pois, como Lugano já admitiu, esta seleção está longe de ser a representação das melhores seleções do futebol uruguaio. Mas ficarei na torcida, porque nesta Copa, também Soy Celeste.

6 Comentários leave one →
  1. jasson permalink
    junho 16, 2010 7:20 pm

    muito bom post! só não concordo em torcer para seleçao brasileira, que para mim es digna de nojo!!!!!!!!!!
    soy celeste
    vamo vamo argentina
    chi chi le le viva chile
    vamo albiroja
    sudamerica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    um dia quero gritar para repúblia riograndense numa copa, queremos a coooooooooopa!!!
    GRÊMIO SIEMPRE

  2. Alfredo Carlet permalink
    junho 16, 2010 10:05 pm

    Celestes, as camisas mais belas do planeta.

  3. Luis permalink
    junho 17, 2010 12:19 am

    Respeito Hugo De Leon e Anchieta por serem gremistas, mas bah torcer pro Uruguai, embora tenha jogado muito bem hj, pra mim nao vai,cara.
    A minha Seleção tem 5 títulos e a do Uruguai????
    Embora nao goste de futebol-bailarino e muitas vezes sem objetivo algum da Seleçao, quando penso no Uruguai só penso no 4×0 que levou do Brasil em Montevideo…
    Fui e abraço gremista e brasileiro

  4. junho 17, 2010 12:38 am

    Também sou brasileiro e gremista, Luis.

    E como deixei claro no post, torço pela seleção brasileira e vibrarei se esta a vir conquistar o hexa. Mas tenho um sentimento de enorme carinho pelo Uruguai e torço sim para ir o mais longe possível nesta Copa do Mundo. E assim como há várias pessoas neste planeta, que contrariam a sua nacionalidade para torcer pelo Brasil, não vejo nada demais um brasileiro torcer por outra seleção.

    E acho a seleção do Uruguai e da África do Sul são muito mais carismáticas do que o Brasil. Como disse, não consigo ver essa seleção sem a figura incômoda de Ricardo Teixeira e da CBF. A seleção virou uma vitrine para a CBF continuar ganhando os seus milhões por meio de vários patrocinadores, enquanto que o futebol brasileiro vive uma realidade bem mais modesta. Isso sem falar o quanto que a CBF prejudicou o Grêmio por causa da seleção.

    Além disso, a maior parte dos jogadores atua na Europa, encurtando o vínculo com o torcedor brasileiro. Se Victor estivesse na África do Sul, o torcedor gremista teria lá um representante e haveria um motivo a mais para torcer.

    E, o que mais me irrita é patriotismo de chuteira. Nesta terça, tudo lindo, todo mundo de verde e amarelo, com bandeiras e etc. Por que isso não ocorre todos os dias? Por que esse orgulho não é escancarado num período fora da Copa? E o que boa parte desses patriotas fazem para melhorar de fato o nosso país no aspecto social?

    Por isso, apenas torço pela seleção brasileira, mas não é nem de perto como torço pelo Grêmio, isso nunca. E se há uma ligação entre Grêmio e Uruguai em alguns aspectos, é natural que a seleção celeste receba o meu enorme respeito. Por essa razão, torço pelo sucesso do Uruguai, o que não implica em dizer que torço contra o Brasil.

    Desculpe o longo comentário, mas foi um desabafo também. 🙂

  5. giovani montagner permalink
    junho 17, 2010 2:33 am

    não quero parecer inconveniente ou qualquer coisa do tipo, mas só consigo torcer para o Grêmio. Não sei explicar o porque, já tentei e não rolou.
    espero que o brasil seja campeão, por ser nosso país e para calar a boca da imprensa, que ta muito chata. aos nossos “hermanos” argentinos, chilenos e uruguaios espero boas campanhas, dignas de mostrar nossa américa do sul. sempre que vieram inter cambistas desses países, a convivência com eles sempre foi muito boa, excelentes pessoas, não tenho queixas, e como gratidão suas nações possuem migra simpatia.

  6. Daniel permalink
    junho 18, 2010 6:14 pm

    Torço muito pelo hexa, mas tem algumas coisas nesse a seleção que são difíceis de aturar mesmo. Ainda assim, não são páreo para o que temos que aguentar no Grêmio… aham… Duda… Meira.

    E tem toda razão quando fala da ausência de ídolos atuantes no Brasil. Saudades do Felipão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: