Skip to content

Três jogos e um possível mês de dúvidas pela frente.

maio 28, 2010

Enquanto me punia pensando que poderia ter ido no show do Aerosmith (veja o vídeo) em vez de ter ficado em casa, passei a escrever esta coluna. Sem dúvida uma ‘bela‘ compensação.

Pois então me deparei com o calendário do Campeonato Brasileiro. Restam apenas três jogos antes da competição ser paralisada para a disputa da Copa do Mundo. Só no Brasil mesmo para se organizar um calendário assim. Joga-se até a 7ª rodada, fica-se mais de um mês com tudo parado e aí recomeça na 8ª rodada a competição.

Equipes perdem jogadores, ganham jogadores e o campeonato perde em equilíbrio ou ganha em equilíbrio. Ou seja, nesta primeira parte disputa-se um campeonato e aí depois da Copa da África retomamos outro. Lógico que isso ocorre todos os anos, mas em agosto na janela de transferências. Mas aí quem esta embalado pode seguir assim. E quem está mal pode continuar assim também.

Mas quando tudo é esfriado, como neste ano de 2010, tanto o bom como o ruim  podem mudar o seu perfil, inverter os papéis. Enfim, um outro campeonato. Mas isso é uma discussão tola, que escrevo enquanto ainda me puno por aquele motivo lá de cima. Tudo o que você leu foi uma perda de tempo. Ou não. Depende de você. Para mim foi. Poderia ter ido ao show.

Mas o que escrevo a partir de agora (manhã de sexta-feira e já menos contrariado) se refere ao Grêmio. O motivo desse blog existir e desta coluna ser escrita. E eu, é claro, estar aqui. Assim como você.

Como eu disse em algum momento no texto sem noção acima, restam três jogos. Para a equipe gremista são dois compromissos longe de casa e apenas um em Porto Alegre. Amanhã tem o Flamengo, no Maracanã. Depois tem o Atlético Mineiro (03/06) no Olímpico e o São Paulo (06/06) no Morumbi.

Temos 4 pontos ganhos em 4 jogos disputados. Como eu sei, racionalmente, que é complicado vencer o Flamengo lá e o São Paulo idem, a certeza a que chego é somaremos mais 3 pontos no confronto com o Galo. Assim, fecharíamos a primeira parte da competição com 7 pontos em 7 jogos. Um aproveitamento de 33,33%.

Agindo pela emoção, com o coração, ainda assim sou pessimista. Temos desfalques, dependemos de Jonas e não é todo dia que ‘cai dinheiro do céu’. Temo pelo pior. Temo por um mês de incertezas e perseguição da imprensa. Oremos.

Em 2006, quando o Brasileirão parou na 10ª rodada pela mesma razão deste ano, o Grêmio fazia uma campanha média, bem média. Foram quatro vitórias, três derrotas e três empates. Um início ruim (4 jogos, 1 vitória e 3 derrotas) a uma recuperação antes da Copa (6 jogos, 3 vitórias e 3 empates). Um aproveitamento de 50%. Após a Copa do Mundo retornamos bem e acabamos o nacional na 3ª colocação e vaga à Libertadores.

O que eu quero dizer com tudo isso? São apenas três jogos para se recuperar antes da paralisação. Ficando com aquele aproveitamento (33,3%) teremos um mês de dúvidas. Somando pontos agora e se recuperando na tabela, teremos um mês de tranquilidade.

É escolher e torcer para que dê certo lá em dezembro. Qualquer um dos dois caminhos.

______________________________

Réver. Alguns vão e ficam, outros vão e querem voltar com a mesma pressa que foram. O zagueiro Réver é mais um descontente com a reserva e o frio na Alemanha. Quer voltar ao Brasil. O Internacional se interessou, mas agora a notícia é que o Grêmio pela boa relação com o Wolfsburg quer trazê-lo. Vamos esperar.

______________________________

Durante a Copa. Enquanto ela rolar na África do Sul, o Grêmio estará treinando e disputando amistosos.

De 7 a 13 de junho os jogadores estarão de férias. Dia 14 retornam aos treinamentos, que durarão até o dia 25.

O primeiro amistoso será no dia 26 ou 27 de junho, contra quem eu não sei, mas o local é em Rivera. Informação de Zero Hora.

Depois o Grêmio viaja para Florianópolis, onde disputará um torneio quadrangular, entre os dias 30 de junho e 5 de julho, na Ressacada. Os jogos serão contra o Santos, Vasco e Avaí.

Um amistoso contra o Juventude está marcado para o dia 10 de julho, no Alfredo Jaconi. A partida marcará  a despedida dos gramados do volante Lauro. Jogador, aliás, que passou pelo Olímpico nas temporadas 2002 e 2003. Informação de Pioneiro

______________________________

Uendel. Não é a cura, mas pode ser ao menos um remédio. Não gosto de opiniões precipitadas. Não gosto de queimar a língua. Então deixa o lateral-esquerdo trabalhar. Aí depois a gente conversa.

______________________________

Taça BH 2010. Está em disputa o tradicional torneio de futebol júnior e o Grêmio em três jogos pela 1ª fase perdeu dois e venceu um. Restam duas rodadas, contra os mineiros Operário e Uberlândia. A equipe gremista precisa vencer os dois para seguir em frente na competição.

Grupo E

Classificação (após três jogos):

1°) Uberlândia – 7 pontos, 2°) São Paulo e Coritiba – 6, 4°) Criciúma – 4, 5°) Grêmio – 3, 6°) Operário – 0.

Jogos (restam dois jogos):

22/05 – São Paulo 4 x 3 Grêmio

24/05 – Grêmio 2 x 0 Criciúma

26/05 – Grêmio 1 x 2 Coritiba

28/05 – 19h – Operário x Grêmio

30/05 – 10h – Uberlândia x Grêmio

______________________________

Vamos Grêmio!

Agora assino toda sexta-feira a coluna ‘Antes do Fim’ aqui no Grêmio 1903. Essa foi a estreia, até a próxima.

Rodrigo Rodrigues – Blog e Twitter

PS: Mazzzzzaaaaah Celso Roth, quem diria.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: