Skip to content

DIRETO AO PONTO: o caso (crítico) de Mário Fernandes

maio 17, 2010

Direto ao ponto, por Talis Ramon

Passo a escrever, a partir dessa semana, toda segunda-feira aqui no Blog. Porém, inicio esse novo espaço com um tema que, francamente, eu não gostaria de abordar: Mário Fernandes.

Ontem, na derrota para o Corinthians, muitos foram os erros, alguns de posicionamento, outros de técnica, mas o erro mais grave de todos partiu do técnico Silas, que goza de prestígio com o torcedor gremista (inclusive comigo). Silas esqueceu que Mário não é de ferro, longe disso. É um jogador jovem, com um futuro promissor mas que apresenta problemas oriundos de duas lesões, uma em cada ombro. Zagueiro nenhum consegue jogar com um ombro machucado, quiçá dois.

Mário ontem jogou numa posição que, francamente, não me agrada. Eu o vejo muito mais como uma lateral ou ala do que como zagueiro. As arrancadas dele em direção ao ataque nos mostram que a força ofensiva do piá é de dar inveja aos “lentões” que o Grêmio acumula em seu elenco.

Mário Fernandes, lesionado, sai carregado pelo segurança do Grêmio - Foto: Valdir Friolin (ClicRBS)

Mário Fernandes, lesionado, sai carregado pelo segurança do Grêmio - Foto: Valdir Friolin (ClicRBS)

Ontem, porém, Silas escalou Mário indevidamente. Andam dizendo por aí que “o jogador pediu para jogar”. Ora, Mário não manda absolutamente nada no time. Se manda é dentro de campo, mas quem escala é o treinador. Teria o departamento médico liberado o jogador quando, na verdade, ele deveria ser poupado pro jogo mais importante do ano até aqui, na quarta-feira, contra o Santos?

Silas reclama da falta de opções na posição e eu concordo. O Grêmio tem, efetivamente, quatro zagueiros: Mário, Ozéia, Rafael Marques e Rodrigo. O primeiro é um caso a parte, o segundo estava suspenso, o terceiro atuou e o quarto… bem, Rodrigo, na teoria, foi poupado por desgaste muscular. Então vejamos: optaram por botar Mário, que certamente seria titular quarta, num jogo de pouquíssima importância em detrimento de Rodrigo que sequer poderia ser relacionado contra o Santos (o jogador está suspenso pelo terceiro amarelo no Olímpico)?

Não dá pra compreender. Escalar Mário Fernandes ontem, além de um erro, beirou o ridículo. Tanto que Jonas, Borges e Adilson foram poupados para o jogo de quarta. E Mário, porque não? Deveria ser o primeiro na lista de jogadores em repouso e tratamento intensivo. Silas errou e pagará caro pelo erro. Agora será necessário improvisar alguém, nem que seja no banco.

Jogam Ozeia e Rafael Marques; há chance do jovem Saimon figurar entre os reservas. Mas será que o mesmo Saimon, que entrou bem em alguns jogos e fez uma boa estreia em 2009 diante do Veranópolis não poderia ter sido incluso diretamente no setor ontem, poupando assim o desgastado Mário Fernandes?

Questões que só Silas pode responder. Mas que, independente da resposta, duvido que irei entender.

Anúncios
14 Comentários leave one →
  1. Claudio COLORADAÇO permalink
    maio 17, 2010 7:01 pm

    Lamento o que aconteceu com o Mário Fernandes , já vinha de lesão no ombro e escala-lo foi um erro grande do Silas e sua comissão técnica que não teve sintonia , mas comentando o segundo gol do curintia , maior erro e mais ridículo ainda a caída do Bruno Colaço , foi ao chão e deu um colaço na grama mesmo 🙂

    (editado por Talis: hehehe realmente, apesar de ter feito um primeiro tempo razoável até, seu rendimento decresceu bastante na segunda etapa)

  2. giovani montagner permalink
    maio 17, 2010 8:25 pm

    exato. por que não escalaram o saimon? ele é bom jogador.
    ainda considero o silas muito aquém do que o Grêmio precisa, como motivador até vai. com o atual plantel, até o roth faria mais.
    a atitude correta é finalmente fazer as cirurgias que o jogador necessita, não adianta ficar postergando. além de prejudicar a equipe com um jogador descontado, esta agravando o problema do mario, isso ninguém tem o direito de fazer. ele é um bom jogador, fará falta ao time titular, porém seu bem estar deve ser a primeira preocupação.

    (editado por Talis: concordo, Giovani. É preciso pensar a longo prazo. Não vale a pena ter Mário por um jogo e perdê-lo por 10, porque sabemos que um jogador com os dois ombros comprometidos não conseguirá ter um rendimento satisfatório)

  3. Jotaele Curitiba permalink
    maio 17, 2010 10:39 pm

    Finalmente vejo alguém escrevendo sem medo sobre o Mário: ele é muito melhor lateral do que zagueiro. O grande Mário, que a torcida gosta e elogia, é um baita lateral. Como zagueiro ele é, ainda, apenas mediano. Queria também comentar sobre as últimas atuações do Victor: mesmo antes da convocação, ele já vinha falhando em alguns gols. Falhou contra o Pelotar, Inter, Flu, Santos e agora corinthians. Ele é realmente excelente, fantástico, mas nos últimos jogos tem deixado entrar bolas que não deixava. sou fã dele, mas sou obrigado, lamentavelmente, a deixar o meu registro. Sobre o Saimon, acho que algo vem acontecendo pois ele não aparecido no banco. Penso que ele seria um bom lateral, melhor que o Edilson. Abrç.

    (editado por Talis: verdade! Se reparar bem, no gol do Corinthians o Mário sequer sobe pra disputar a bola ou tentar afastá-la. Porque? Justamente pelos problemas nos ombros. É próprio do ser humano evitar choques mais graves em regiões comprometidas do corpo para evitar dor, e o Mário não é nenhuma máquina para aguentar isso “no osso”)

  4. Alfredo Carlet permalink
    maio 17, 2010 11:46 pm

    Agora, foco no Santos.
    Marcelo Henrique, escalado pela cbf, em 2009, fora do Olímpico, em dois jogos apitados expulsou tres jogadores nossos…

    (editado por Talis: A arbitragem ideal para o confronto na Vila seria semelhante a do jogo de ida, no Olímpico. p.s.: és parente do Wianey? hehe)

  5. maio 18, 2010 12:20 am

    giovani montagner, você já está mais que errado!

    Se o setor Médico do Grêmio liberou ele porque deixa o mlk sem jogar pow, o cara que está lá quer jogar, como todos sabemos, o Mário pediu pra jogar. Se você não sabe como é a vida de um jogador acho melhor você não ficar acusando aquele ali e esse aqui!

    O Celso Roth é um excelente técnico, tanto que quando ele saiu do Grêmio eu fiquei puto, mas você me falar que o Roth faria melhor, só pode estar de brincadeira!
    O Silas é o Técnico ideal para o Grêmio, o Silas recuperou aquele jeito COPEIRO de ser do Jogador Gremista, mas tem um porém, em todos os jogos, ele inventa um monte de frescura no 1° tempo, isso já está me deixando louco, só que ele faz a cagada e consegue contorná-la, isso mostra que ele tem um conhecimento amplo e um raciocínio rápido, deixa o cara mostrar o Trabalho dele…

    Não fique falando besteira, o Silas é um ótimo técnico e você vai ver o que vai acontecer lá na VILA, QUARTA-FEIRA…

    Jotaele Curitiba, tirou as palavras da minha boca! Era exatamente o que eu ia dizer agora…
    O Victor nos últimos jogos não parece mais aquele goleiro de seleção, pra mim ele perdeu de ser convocado nesse jogos!https://gremio1903.wordpress.com/2010/05/12/gremio-x-santos/

    (editado por Talis: Rennan, entendo teu raciocínio, mas discordo. O Mário não pode se escalar. Jogador nenhum pode. A autoridade máxima do time, na teoria, é o técnico. Na prática isso nem sempre funciona. O Departamento Médico, o de futebol, enfim, há uma legião de pessoas que podem bloquear a escalação de um jogador por A ou B motivos. A escalação do Mário foi um erro, não só por perdê-lo para quarta, mas por forçar as lesões dele desnecessariamente.)

    • Sancho permalink
      maio 18, 2010 12:32 pm

      Se o DM liberou, deve ser responsabilizado, oras!

    • giovani montagner permalink
      maio 19, 2010 1:28 am

      as informações dizem que o departamento médico não aconselhou sua escalação, daí a ele ser liberado é um longo caminho.
      silas tem se mostrado bom de motivação, de tática entende pouco. roth entende mais de tática, mas não é bom técnico, ele briga demais com a realidade. no brasil somente o mano menezes consegue os dois.

      • Sancho permalink
        maio 19, 2010 11:46 am

        Eu disse “se”. Eu não sei…

  6. Cristian Lamb-Indonesia permalink
    maio 18, 2010 7:43 am

    E se ele nao tivesse jogado contra o corinthians e aos 5 minutos no jogo contra o Santos sentisse o ombro, e ai o silas tivesse uqe queimar uma substituiçao no segundo jogo de uma semi-final.

    Acho que nao foi tao burrice da direção não, acho que ja foi um caso pensado.

    (editado por Talis: Mas aí tu trabalha com probalidades e suposições, cara. Eu creio que jogar 5 minutos com o cara em campo diante do Santos numa semifinal de Copa do Brasil seja mais vantojoso do que jogar 45 minutos diante do Corinthians num campeonato que recém está começando e, por consequência, perdê-lo para a partida mais importante do ano até aqui.)

  7. Sancho permalink
    maio 18, 2010 12:31 pm

    Doril foi o principal e inexplicável erro da tarde de domingo. Se Rodrigo não jogaria de qualquer jeito na quarta, porque escalar o guri (que falhou no 1º gol, diga-se)?

  8. Gilson permalink
    maio 18, 2010 1:19 pm

    Saimon está com lesão nos ligamentos do tornozelo. Por isso, nem no banco tem ficado. Mário deveria ser preservado pra jogar na lateral direita. Agora, o Silas fez merda e vamos com 2 zagueiros fortes, mas lentos. Bruno Colaço não joga nada. Eu colocaria o Ferdinando de ala direito ( voltou da lesão, sabe marcar e jogava nessa posição no Avaí ) e deslocaria o Edilson pra esquerda, como atuou no segundo tempo da virada…

  9. maio 18, 2010 4:35 pm

    Talis:

    Meu velho, te entendo, mas levar o Mário ao jogo da Semifinal poderia em termos ser um erro…

    E se ele se machucasse aos 15 min do 1 tempo contra o Santos? é uma substituição a menos que o Silas teria para fazer!
    Vamos esperar pra quarta… depois do jogo a gente ve se deu ou não deu certo…

    Gilson:

    Verdade mesmo cara, o Ferdinando jogava de ala no Avaí, ponto a menos pro Silas… :S

    • giovani montagner permalink
      maio 19, 2010 1:38 am

      o mario não deveria ser escalado nem contra o corinthians e nem contra o santos. preservem para o estante do ano ou para o ano que vem. clube nenhum tem o direito de agravar lesão de qualquer jogador.

  10. Claudio COLORADACO permalink
    maio 19, 2010 5:53 pm

    Talis , o Rodrigo Rodrigues podia comentar igual a voce sobre os melhores do gauchao que eu coloquei la atras , que achas? rssrsrsr 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: