Skip to content

Uma partida anticlímax, porém, importante

maio 15, 2010

Depois da emocionante partida realizada no estádio Olímpico nesta última quarta-feira (12), percebe-se o consenso de que Grêmio e Santos realizaram o duelo mais emocionante de toda esta temporada. Houve erros dos dois técnicos, é bem verdade, mas os dois times souberam aproveitar, como poucos, as brechas e balançaram as redes. E não há dúvidas de que na Vila Belmiro será mais uma partida emocionante. Por essa razão, em meio a tudo isso, o jogo do Corinthians seja um tanto anticlímax.

Luiz Onofre Meira ensaiou o discurso do time titular neste domingo (16), mas prevaleceu o bom senso de Silas em poupar alguns jogadores. Depois do que ocorreu com Neuton, esta passa a ser a medida mais sábia. O Campeonato Brasileiro continua a ser a competição mais importante, mas o título da Copa do Brasil está logo ali e tal fato não pode ser ignorado.

Embora seja um time misto, o Grêmio tem totais condições de vencer o Corinthians, mesmo que na casamata deles esteja Mano Menezes, além de ter um bom time, embora não seja aquele mesmo que há um ano conquistou a Copa do Brasil no aterro. O time misto do Grêmio ainda não me parece com entrosamento ideal, mas tem talentos individuais e uma torcida apaixonada para conquistar a primeira vitória na competição.

Pelo lado corintiano, Ronaldo não entrará em campo. O camisa 9, que admitiu sentir muita falta de Douglas como o parceiro do meio-campo (deixando a entender uma cutucada a Danilo e Tcheco), faz uma temporada ruim, mas é inegável que com Souza o Corinthians perde poder ofensivo.

Além disso, mesmo que haja respaldo da diretoria, Mano Menezes joga toda suas cartas no Brasileirão. É o que resta no ano do centenário corintiano e quem mora em São Paulo sabe que quando se não alcança um objetivo projetado pela torcida corintiana (neste ano, a Libertadores), o técnico e quem estiver ao lado dele apanhará das arquibancadas e da imprensa local. Por essa razão, a segunda vitória na competição é essencial.

No entanto, mesmo que o Grêmio e o gremista estejam com a cabeça na Vila Belmiro, este é um jogo interessante por muitos aspectos. Primeiro deles é simplesmente por ser o Brasileirão e, ao conquistar a vitória no Olímpico, o time gremista começa a largar bem diante de um começo de competição com jogos difíceis. Semana que vem, por exemplo, é Palmeiras no Palestra Itália, partida complicada, mesmo que o adversário esteja numa draga.

Segundo é esta partida ser uma oportunidade para alguns jogadores. É o caso de Bruno Collaço, que busca seu espaço no time de Silas e foi pouco acionado pelo técnico. Caso não consiga aproveitar mais essa chance, corre sério risco de perder a confiança do comandante gremista. Já Maylson e Leandro precisam recuperar o ritmo de jogo, já pensando no duelo contra o Santos na próxima quarta (19).

No gol, Victor joga, enquanto que na zaga, particularmente, escalaria Rodrigo (suspenso do jogo na Vila) e Rafael Marques, com Collaço na lateral-esquerda e Joilson no lado direito. Para preservar Adilson, vamos com Rochemback, que deve atuar ao lado de William Magrão. Gostaria, ainda, de ver Maylson e Mithuyê juntos no meio e Leandro atuando no ataque ao lado de Roberson, mas Silas deve contar com o experiente jogador no meio-campo e pode escalar Jonas no ataque para atuar com Bérgson.

Mesmo sem a força total, o time é bastante capacitado para vencer o Corinthians, que é grande freguês nosso no Olímpico (estádio o qual os corintianos guardam péssimas recordações). E, ironicamente, este será o retorno de Tcheco ao estádio tricolor. Ele deve começar no banco, mas vale a saudação, mesmo que jamais seja um jogador unanime na torcida gremista.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: