Skip to content

Diferença de tratamento

março 19, 2010

Está não é a primeira vez que o assunto “imprensa e a diferença de tratamento entre os times da dupla GREnal” é abordado aqui neste ano. Em janeiro e fevereiro, o tema já foi discutido neste espaço devido à desconfiança da imparcialidade de alguns jornalistas que compõem a crônica esportiva do Rio Grande. Nesta semana, mais uma vez tivemos motivos para colocar em xeque essa imparcialidade ao nos depararmos com os artigos feitos por Luiz Zini Pires.

Após a vitória do Grêmio sobre o Votoraty por 1×0, dois jornalistas do grupo RBS, Mário Marcos de Souza e Zini, postaram em seus respectivos blogs as suas visões sobre a partida. A primeira análise feita pelo Mário Marcos foi a mais fiel a respeito do jogo. Ele constatou em seu artigo que o time, apesar de não apresentar uma brilhante atuação, teve que superar as péssimas condições do gramado e mesmo assim teve total domínio da partida, fazendo com que Victor tivesse feito apenas uma defesa difícil.

No entanto, ao ler logo depois a análise de Zini, sob o título Até o Votoraty faz o Grêmio de Silas sofrer, a impressão é que se trata de outra partida. Pior do que isso, é não dar o devido destaque às péssimas condições do gramado e o horário da partida, realizada às 15h30, como fatores influentes para o desenrolar do jogo. Ele apenas se preocupou em questionar o trabalho de Silas.

Estranhamente, a análise sobre o empate de 0x0 do co-irmão contra o Cerro (um time desconhecido do Uruguai) pela Libertadores, o tom foi muito mais ameno. Apesar de criticar a falta de bom futebol do time do aterro, não houve um “Até o Cerro faz o Inter de Fossati sofrer”. Tampouco foi registrado críticas severas ao treinador, muito questionado por meus colegas colorados.

Não obstante, Zini ainda escreveu: “O Inter jogou mal, mas nunca deixou de lutar. Encarou os uruguaios como se estivesse em casa. Chegou junto como manda a regra da copa continental”. Na verdade, o Inter praticamente jogou em casa, contando maioria colorada presente no estádio localizado em Rivera, na divisa entre Uruguai e Rio Grande do Sul. Apesar disso, fica uma pergunta: essa constatação não poderia ser a mesma em relação ao Grêmio na Copa do Brasil?

Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. março 19, 2010 12:48 pm

    Não poderia acontecer negociação de mando de campo em competição séria. De novo, esperteza, força política, econômica, em detrimento à parte técnica.

    • março 19, 2010 12:52 pm

      Aí o problema, Alfredo, está na CONMEBOL, que nunca foi séria.

  2. claudio permalink
    março 19, 2010 2:33 pm

    Esse Zini é um safado…ainda encontro com ele na rua…

  3. Rossano Ayres permalink
    março 19, 2010 5:28 pm

    Luiz Zini Pires é um pseudo-jornalista, sem mais.

  4. Claudio COLORADÇO permalink
    março 20, 2010 12:28 am

    É verdade , a RBS devia de tratar a dupla grenal da mesma forma igualitariamente , só pq o time do Silas empatou com o COLOSSAL VOTORATY , a imprensa deveria de ter tratamento igual para todos , desde o Avenida ou o Porto Alegre , todos tem que ser iguais , abraços ai 😉

  5. giovani montagner madruga permalink
    março 20, 2010 1:11 am

    não acreditava nessa conversa de imprensa colorada, até o completo desmascaramento dela. na história de que os reservas dos vermelhos é time b e o Grêmio não recebe a mesma distinção. meu pai escuta rádio bem alto,e a deles, durante um jogo dos vermelhos perguntaram porque tal diferença de tratamento, o narrador só respondeu que não havia sido ele quem inventou a denominação e seguiu adiante. desde então tenho certeza da imprensa colorada.

  6. daniel permalink
    abril 30, 2010 6:39 pm

    nao vejo como um comentarista colorado escrever um livro do gremio como 71 segundos por exemplo. Sr Bruno Coelho acredito vc estar equivocado, ele é gremista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: