Skip to content

Silas com a corda no pescoço. É justo?

março 9, 2010

Foto: Diego Vara

Parece inacreditável a pressão que se tem sobre Silas no Olímpico. Ao menos, essa é a visão da imprensa de São Paulo e talvez até do Rio de Janeiro. O atual comandante de nossa casamata venceu a Taça Fernando Carvalho, ainda não perdeu na Taça Fábio Koff, de quebra chegou à incrível marca de 47 jogos sem perder no Olímpico e eliminou o jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, enquanto vários outros grandes tiveram ou terão que realizar a segunda partida. Nem a sensação do momento, o Santos, escapou do jogo de volta contra o Naviraiense.

Provavelmente o que os nossos colegas de São Paulo e Rio de Janeiro não saibam é que futebol do Grêmio ainda não é convincente e chegamos a março com mais dúvidas do que respostas. No entanto, a torcida gremista também precisa compreender o outro lado da moeda. Afinal, Silas perdeu titulares importantes. Souza, quer quem goste ou não, era o nosso meia de habilidade e velocidade, enquanto que Leandro é um jogador multifuncional. Já Lúcio vivia excelente fase na lateral-esquerda e Borges era até a lesão o maior goleador do Brasil. Não há time que passe por tais perdas sem sofrer consequências. E apesar do Silas ser bom técnico, ele não é milagreiro.

Por isso, não vejo com nenhuma satisfação toda essa pressão que se faz a ele na mídia, torcida e dentro do próprio Olímpico. Todo torcedor pode ter opinião contrária ao treinador, particularmente tenho em relação ao meio-campo, pois enxergo William Magrão e Adilson (talvez até Fernando) como titulares na posição. Portanto, concordo com o presidente Duda Kroeff e o diretor Luiz Onofre Meira. O que não estou de acordo é divulgar essas opiniões na imprensa. Se há alguma divergência a ser revolvida com técnico, que seja entre quatro paredes, pois não ajuda em nada jogá-lo aos leões.

E caso Silas seja demitido, quem viria? Essa é a pergunta que devemos fazer antes de exigir a  saída do técnico.  Alguns podem citar Rospide, mas ainda acredito que ele seja muito verde para segurar a onda na efetivação do cargo e considero uma aposta, mesmo com duas boas passagens como treinador-interino. Muricy? Não é um técnico ruim, pelo contrário. No entanto, não vamos esquecer que ele tem um padrão salarial acima de R$ 300 mil mensais e no Palmeiras, ele ganhava algo em torno de R$ 500 mil.

Tite?  Ele tem história no Olímpico com o último título da Copa do Brasil, mas sua imagem está desgastada na maior parte dos grandes clubes, inclusive no próprio Grêmio. Roth? Seria execrado se cogitasse essa hipótese. Então acho melhor torcer para que Silas dê certo.  O momento é de apoiar, mesmo que haja divergências, porque não vejo melhor saída neste momento.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Matias Schuler Guenter permalink
    março 9, 2010 9:55 am

    Acho exageradas as críticas!!
    Muitos desfalques, jogadores que não estão correspondendo…
    Se Rochemback não está correspondendo, acho válida a tentativa de recuperá-lo, dar alguns jogos, alguma sequencia… mas que isso não perpetue!!!
    Do time da estreia, Silas perdeu nada mais nada menos do que 6 jogadores, sendo 4 (Souza, Lendro, Borges e Lucio) deles os mais habilidosos, na minha opinião. Além das 6 perdas da estreia, ainda chegaram mais 4 jogadores depois do inicio (Edilson, Rodrigo, Magrao e Douglas). Some-se ainda as lesões de reservas (Willian e Henrique) e convocação para sub-19 do Saimon, a necessidade de recuperar Joilson, e esta na mesa o quebra-cabeça gigante do Silas!!
    Tem jogador no Olimpico que nem sabe o nome de todos os companheiros.

  2. março 12, 2010 5:05 pm

    Concordo que pedir a cabeça do Silas agora é um absurdo, mas gostaria que ele fosse mais tarimbado, pois saberia lidar com a corneta.

    Ao mesmo tempo, está na hora do Silas montar de fato um esquema principal, assim poderia pelo menos tentar manter um padrão para o time. Mas com os principais nomes do Grêmio lesionados, sem um padrão de jogo, sem esquema tático fechado ou jogadas ensaiadas… fica muito difícil.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: