Skip to content

Pré-jogo: Grêmio x Veranópolis

fevereiro 16, 2010

Passada a polêmica das datas dos jogos e a manutenção delas no Campeonato Gaúcho (assim como ocorreu com Grêmio enquanto disputava a Libertadores 2009), os focos do voltam para as quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho. O Grêmio enfrenta  a boa equipe do Veranópolis, que recebeu elogios do presidente Duda Kroeff como a mais qualificada equipe do interior a jogar contra o Tricolor.

O VEC não será adversário fácil e já complicou a vida do Grêmio no estádio Olímpico ainda na fase de grupos, no empate de 1×1. Nada que tire a obrigatoriedade da equipe de Silas chegar à final da Taça Fernando Carvalho para disputar o título, provavelmente, contra o tradicional adversário. Mesmo assim, atenção e respeito diante do Veranópolis são elementos necessários para evitar surpresas desagradáveis.

O problema dos gols sofridos

Passados noves jogos nesta temporada 2010, o time do Silas enfrenta grandes dificuldades na parte defensiva. É preocupante o fato do Grêmio ter sofrido gols em todos as partidas, sendo que o único adversário de nível equivalente ao nosso até aqui foi o time do aterro. Para vencer a Copa do Brasil, maior objetivo deste semestre, a defesa não pode ser tão vazada.

Há uma soma de fatores que levam a isso. Os zagueiros passam por esse problema, pois há sim muito erro individual. Porém, o meio-campo também precisa melhorar a sua marcação. Douglas não tem perfil de marcador, nem Hugo e Mityhuê, enquanto Maylson é esforçado, mas tem essa característica. Rochemback, mesmo apresentando melhoras significativas em relação a 2009, ainda deve no aspecto defensivo.

Talvez o melhor mesmo fosse apostar na dupla Fernando, mais uma grata revelação no setor, e William Magrão. Este, junto com Rafael Carioca, foi um dos responsáveis por formar um meio-campo coeso na campanha do Brasileirão 2008. Com os dois, poderemos ter uma repetição desse filme. Resta saber se Magrão ainda se encontra em condições físicas para isso. Entretanto, mesmo que esteja bem, Rochemback segue no time e Ferdinando é um homem de confiança de Silas. Portanto, essa mudança não deve ocorrer de imediato.

Do meio-campo ao ataque

No ataque, Jonas e Borges seguem no time. Nada mais justo com a dupla que fez 14 gols até o presente momento. Fora a polêmica lançada pelo Wianey Carlet sobre a proposta salarial de Jonas, acredito que a sua permanência é muito bem vinda ao grupo. No entanto, a minha única preocupação é se ele achar que joga mais do que realmente pode, com cifras salariais incompatíveis com aquilo que pode dar ao Grêmio.

Já no meio-campo, Hugo e Maylson disputam a vaga para atuarem ao lado de Douglas, embora ache interessante manter Mithyuê pela boa fase e pelo seu futebol promissor. Mesmo assim, acredito que Silas vá de Hugo contra o Veranópolis, pelo fator experiência.

Laterais

Com a lesão de Lúcio, Fábio Santos recupera a titularidade. E, assim como o jogador, também não entendo as vaias sobre ele. Não que o lateral jogue um futebol que o deixe imune a isso, mas tampouco acho que ele mereça ser execrado pelos torcedores.

Apesar das vaias serem o direito de qualquer torcedor, não ajuda em nada protestar contra o jogador durante a partida. Independente de gostar ou não do futebol de Fábio Santos, devemos encarar os fatos: ele é o titular da lateral-esquerda neste momento. Se for para vaiá-lo, que se espere o apito-final, porque não ajuda em nada o próprio Grêmio desestabilizar o atleta dentro de campo com a bola rolando.

Na lateral-direita, prefiro Mário Fernandes, onde ele joga mais. Caso Silas o mantenha na zaga, então gostaria de ver Leandro atuando como ala no setor. Pode dar certo ou errado, mesmo assim, considero uma aposta válida. Implicância com Joilson? Não, sempre desejo que ele cale a minha boca, mas ele não apresenta até aqui um futebol regular.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. Alfredo Carlet permalink
    fevereiro 18, 2010 1:04 am

    Volante marcador , investimento acessível, Souza, Palmeiras. Para grupo, Magrão goleiro Sport ( Victor quase fraturou perna hoje ).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: