Skip to content

O Rei da Copa está de volta

fevereiro 9, 2010

Enfim, é chagada a hora do Grêmio entrar em campo para buscar o quinto título da Copa do Brasil e, mais uma vez, obter a soberania na competição. É a volta do Rei da Copa do Brasil, com quatro títulos em sete finais. E nove anos depois da última conquista, está na hora de voltarmos a levar essa taça para o Olímpico.

Acredito que se comparado às últimas duas Libertadores e outras edições da Copa do Brasil, o Grêmio apresenta melhor preparo para conquistar esse título. As contratações de Borges, Douglas, Leandro e Hugo acrescentam qualidade e experiência ao time, formando uma mescla com os jogadores mais jovens. Trata-se de atletas preparados para grandes decisões. Douglas, por exemplo, é um dos atuais campeões da competição, quando ainda vestia a camisa do Corinthians, com direito à festa no aterro.

O jogo será contra o modesto Araguaia. É o tipo de confronto para matar na primeira oportunidade e evitar o desgaste no Olímpico. Entretanto, mesmo diante de um adversário financeiramente, tecnicamente e tradicionalmente bem inferior, todo respeito deve ser dado ao Araguaia. Não custa lembrar que zebras ocorrem na Copa do Brasil e já fomos vítimas delas. No ano passado, o co-irmão também colocou os pés Rondonópolis, para enfrentar o outro time da cidade, o União, e saiu com uma derrota na bagagem.

O horário da partida é um caso a parte. Um jogo de futebol às 23h30min, no horário de Brasília, é mais um episódio de claro desrespeito dos nossos cartolas ao torcedor. Esquecem que no dia seguinte, a grande maioria trabalha e não tem condições de ficar a mais de 1h da manhã acompanhando um jogo de futebol. Se a partida ocorre às 21h50m em Rondonópolis, então que o jogo fosse mais cedo  no horário local, para prejudicar menos as duas partes.

Para a partida, Silas tem desfalques. Hugo mais uma vez será poupado, deixando o caminho livre para a dupla Douglas e Maylson. Adilson, Leandro e Maurício também não jogam. Por outro lado, o ataque contará com Jonas e Borges, autores de 12 gols dos 15 do Grêmio no Campeonato Gaúcho. Lúcio segue como titular, Rochemback apresenta boa forma e parece se firmar no time titular. Ferdinando, novo alvo da corneta, deve atuar.

A única dúvida de Silas parece ser a utilização de Saimon ou Joilson. Fico com jovem zagueiro, porque se trata de um jogador técnico e tem tudo para se tornar mais um grande defensor formado nas nossas categorias de base. Assim, Mário Fernandes atuaria na lateral-direita, onde joga muito mais bola do que o Joilson. Também acredito que Silas não deve mexer no 4-4-2, mantendo o mesmo padrão tático usado contra o Universidade.

Para chegar ao quinto título, o Grêmio poderá ter pela frente adversários qualificados. Vejo o Santos de Neymar como o time mais embalado neste momento e Robinho, mesmo ele não sendo o craque que pensa, pode fazer diferença no nosso futebol. O Palmeiras é sempre um adversário a ser respeitado, mesmo sendo freguês na hora do mata-mata. Fluminense, Vasco da Gama e Atlético Mineiro também têm condições de brigarem por esse título. No entanto, antes de pensar nesses adversários, o caminho do penta começa contra o Araguaia. E se o time embalar, será difícil alguém nos segurar na Copa do Brasil.

Post Scriptum: A partida voltou a ser marcada para as 19h30. Menos mal, porém, o episódio mostra o quanto ainda é bagunçado o nosso futebol.

 

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. fevereiro 9, 2010 9:33 pm

    O Grêmio e sua torcida depositam todas suas esperanças neste título. O fim do jejum passa por cada viagem, cada cidade, cada estádio, cada partida, cada decisão. Que o Grêmio incorpore todo o espírito guerreiro que o fez referência desta competição e presentear sua torcida com esse título tão necessário!

  2. Gremista com medo permalink
    fevereiro 10, 2010 10:36 am

    Sera que podemos repetir o grande feito do poderoso Atletico Goianense ano passado contra esse Araguaia agora?

  3. heraldo permalink
    fevereiro 10, 2010 5:30 pm

    obrigado Thiago

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: