Skip to content

Se era ruim com Souza, pior ficará sem ele

fevereiro 1, 2010

Foto: Tadeu Vilani

Considero muito ruim a notícia a respeito de Souza. Primeiro porque não desejo a nenhum jogador ficar seis meses sem poder jogar futebol. Segundo que o Grêmio perde muito com a ausência do meia.  Embora seja contestado por muitos, a verdade é que Souza é um jogador importante para o Grêmio.

Não se trata apenas de uma afirmação sem sentido. Os números do último Campeonato Brasileiro mostram bem isso. Souza foi o terceiro jogador que mais desarmou pelo Grêmio na competição, com 54 bolas recuperadas, ficando apenas atrás de Adilson (84 desarmes) e Réver (59). Ele foi o segundo goleador gremista com 13 gols e, junto com Tcheco, foi peça importante para organização das jogadas ofensivas.

Na Libertadores, tenho convicção que sem o Souza, o Grêmio teria muito mais dificuldades em chegar nas semifinais. Ainda lembrando do fato que se o Grêmio entrou em campo no Olímpico contra o Cruzeiro ainda com esperanças de  chegar à final, isso se deve ao gol salvador de Souza no Mineirão, diminuindo a vantagem dos mineiros.

Por tudo isso, Souza se torna craque? Claro que não! A verdade é que Souza é um bom jogador, nada além disso. No Grêmio, pela falta de opções de qualidade ou de jogadores mais experientes no setor faz com que ele seja mais acionado. Logo, o torcedor gremista é obrigado a testemunhar a sua irregularidade com maior frequencia.

O Souza Bicampeão Brasileiro de 2006 e 2007 pelo São Paulo é exatamente o mesmo que atua no Grêmio. Era o mesmo meia (também ala) que alternava bons e maus momentos com o Tricolor Paulista. Então onde está a diferença? No clube paulista, Souza não era “O” jogador do meio-campo. Quando tentaram transformá-lo em um, ao dar a ele a camisa 10, logo não correspondeu.

Entretanto, quando Souza se tornou apenas mais um jogador comum dentro de um time consolidado, então ele fez a diferença. Por isso, o meia se tornou uma das peças mais importantes de Muricy Ramalho, atuando em 29 jogos no Brasileirão 2006 e 28 na edição seguinte pelo São Paulo.

Portanto, os problemas não se resumem a Souza. Isso é tapar o Sol com a peneira e esconder o fato de que temos certas carências no time, forçando o jogador a preencher um espaço que está além de sua capacidade. Agora com a ausência de Souza, o nosso meio-campo perde mais uma opção de qualidade.

Os corneteiros podem fazer a festa, pois o papel deles é apenas criticar, mas jamais apontar uma solução. Depois, não reclamem da carência no meio-campo. Porque se para muitos era ruim com Souza, com toda certeza, poderá ficar pior sem ele.


Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. Juan Barbieri permalink
    fevereiro 1, 2010 10:59 pm

    Avaliacao perfeita.

  2. Alfredo Carlet permalink
    fevereiro 2, 2010 12:08 am

    Gauchão é isto: campos horríveis, lesões anunciadas, arbitragens permissivas. Perdemos W. Magrão, Souza, em campeonato irrelevante,deficitário, de uma FGF presidida por torcedor colorado. Pouco inteligente jogar essa competição ultrapassada, sem valor,amadora.

  3. Alfredo Carlet permalink
    fevereiro 2, 2010 12:20 am

    Aliás, perdemos a Libertadores por valorizar demais o Gauchão. Time B no seguimento, priorizar Copa do Brasil. E as arbitragens que deixem os jogos deles serem pegados também. Não é hora de um gremista na presidência da FGF? Sugiro o Cacalo.

  4. Lucca PF permalink
    fevereiro 2, 2010 9:09 am

    Apesar de o Souza não estar jogando nada e a maioria de nós torcedores querer a saída dele do time é lamentável o que aconteceu.
    Força e bola pra frente, tu vai ve o Tricolor ser campeão duas vezes esse ano.

  5. Lucas Dornelles permalink
    fevereiro 2, 2010 9:59 am

    Com o Souza em campo o que ganhamos? Grenais? 1 só e olhe lá. Títulos? Nenhum, muito pelo contrário, entregamos o nosso tri do brasileiro. Sem esse Souza individualista, que fala mais do que tem jogado, que some do jogo na hora que precisa, tenho certeza que o coletivo do Grêmio vai melhorar e muito e teremos mais chances de ganhar alguma coisa esse ano.

  6. heraldo permalink
    fevereiro 2, 2010 6:16 pm

    E não é que o BALTAZAR,estava certo.

  7. alves rodrigues permalink
    fevereiro 2, 2010 11:27 pm

    Não é culpa de Souza que ele seja um dos mais importantes jogadores do Grêmio, ao contrário, isso é mérito seu.
    Mas vai ver que é por isso, por um jogador tão comum ser tão destacado no grupo, que o Grêmio não ganhou de ninguém fora da Azenha no último Campeonato Brasileiro.

    • fevereiro 2, 2010 11:38 pm

      Pode ser, pois Souza e Tcheco sumiam em jogos fora de casa neste último Brasileirão. Mas coloco a maior culpa em Autuori mesmo, tanto é que o Grêmio com Rospide na casamata teve desempenhos mais convincentes fora de casa contra o Cruzeiro e Flamengo, pois era visível que o time errava menos passes e marcava mais.

      O problema é a expectativa e a responsabilidade dada a Souza e não o próprio jogador. Ele veio como uma “mega contratação”, chegaram a chamá-lo de “cereja do bolo” e a situação não é bem essa. É um bom jogador, mas comum. Ele não tem talento o suficiente para mudar todo o panôrama. Mas é inquestionável que se trata de um bom jogador.

  8. Jotaele permalink
    fevereiro 2, 2010 11:32 pm

    Não gosto do Souza, sempre manifestei isso. Mas se estava ruim com ele, pior sem ele. O Hugo é devagar, não vai desenvolver. O Douglas também é devagar, é lento, encrenqueiro. Bate bem na bola é verdade. Mas não devemos jogar nossas fichas nele. O Mano, que conhece, preferiu o Tcheco a ele. E não temos mais o Douglas Costa que poderia fazer a do Souza Resta a esperança na juventudo: Maylson e Mithiuê. Deus ajude!

  9. Cristian permalink
    fevereiro 20, 2010 4:22 pm

    Olha sinceramente o Souza mesmo machucado é um dos mais importantes jogadores do elenco tricolor, naum concordo com o q disseram sobre ele ser individualista e que a maioria da torcida quer ele fora do time……eu sou a favor do souza no elenco gremista especialmente como titular….. torço muito pela recuperação dele…..e sobre nós naum conseguirmos ganhar titulos e grenais com ele em campo, primeiro devemos pensar q o futebol eh coletivo e naum podemos responsabilizar um só jogador por isso, sendo q a responsabilidade foi colocada toda em cima do Souza esperando com q ele carrega-se o time nas costas esquecendo até então q tinhamos Tcheco q naum estava rendendo mais no olimpico, Maxí Lopes q até então era a melhor contrataçao chegando até mesmo se tornar um novo idolo gremista q no final nos apunhalou pelas costas, sem contar q naum tinhamos opçoes na armaçao e no ataque como temos este ano….portanto naum devemos crucificar um ótimo jogador por naum ter ganho um titulo com seu clube se naum tinha companheiros qualificados para jogar com ele…..

    Força e bola pra frente, eu e a nação tricolor torcemos por ti !!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: