Skip to content

Internacional 1×0 Grêmio – Campeonato Gaúcho 2010

fevereiro 1, 2010

Foto: Fernando Gomes

Perder um Grenal é ruim. Quando há um longo tabu no estadual, tudo fica pior. Entretanto, a derrota em Erechim não é um fim de mundo e tampouco um anuncio de caça às bruxas no Olímpico. A vitória do tradicional adversário era uma tendência, por ter mais tempo de treinamento, manter a mesma base do time do ano passado e um sistema de jogo mais consolidado. Já o Grêmio sofreu mudanças significativas em seu elenco e Silas segue construindo esse time.

O jogo em si foi de muita marcação e poucas chances ofensivas. Silas e Fossati prepararam seus times muito mais para não sofrerem o gol do que para partirem ao ataque. Postura que está virando rotina nos Grenais.

Com isso, Hugo e Andrezinho, solicitados por gremistas e colorados respectivamente, começaram o jogo no banco. Joilson ganhou a oportunidade e não foi ruim (contrariando as expectativas deste blogueiro), Lúcio, mesmo sem uma apresentação fora de série, mostra que Fábio Santos é reserva.

Na parte defensiva, o Grêmio foi bem, apenas pecando em algumas jogadas aéreas. Ferdinando é um jogador comum, mas não cometeu grandes erros no Grenal e foi bem na marcação, apenas  pecando em alguns erros de passes. Mauricio também teve boa atuação e pode se firmar no time titular. Já Mário Fernandes é um jogador espetacular e fora de  série, mais uma vez se destacando no time gremista, seja zagueiro ou lateral.

No entanto, faltava criação. Jonas e Borges desapareceram na marcação colorada e tiveram poucas chances. Souza não foi bem e seu desempenho ainda está abaixo de um camisa 10 digno. Por isso, não pode ser o nosso único meia de criação. É bom jogador, mas prende a bola em excesso e possui instabilidade técnica em campo, podendo fazer boas e péssimas jogadas num curto espaço de tempo. Além disso, desperdiçou muitas chances de bolas paradas em cobranças mal feitas.

Muitos podem ter questionado Hugo no banco de reservas, mas quanto entrou no lugar de Jonas, ele não fez tanta diferença. O que comprova a tese que em breve teremos Douglas neste time titular e Hugo tende a ir para o banco, embora não descarte essa chance cair sobre Souza. Também é preciso salientar que Leandro fez muita falta, por se tratar de um jogador raçudo e, nesse jogo, ele poderia fazer a diferença.

Assim, esse foi o Grenal em que as substituições fizeram a diferença. Silas colocou Hugo, Fernando e Maylson. Somente o último fez alguma diferença, com uma bola na trave no último segundo de jogo. Já Fossati colocou Bruno Silva, Edu e Andrezinho. E os dois últimos colorados mudaram os rumos da partida. Em jogada iniciada por Andrezinho, Edu passa de pescoção a bola para Alecsandro balançar as redes aos 34 minutos da etapa final.

Fossati foi mais feliz do que Silas. Alecsandro nada fez na partida inteira, mas era artilheiro e num lance poderia virar herói e isso ocorreu. Talvez por essa razão do técnico colorado manter o jogador em campo. Jonas estava apagado no jogo, por outro lado, era o homem-gol do Grêmio e poderia fazer o mesmo que o atacante colorado.

Por essa razão, acredito que faltou ousadia a Silas. Poderia tirar Joilson para entrada de Hugo e deslocar Mário Fernandes para lateral-direita, mantendo o time com dois atacantes. Se daria certo, isso não há como saber, porém, acredito que essa mudança combina mais com um time que tem a vitória como meta.

Apesar da derrota, sigo confirmando que esse atual plantel do Grêmio é o melhor de 2002 até 2009. Haverá outros Grenais neste ano e o Grêmio tende a estar mais preparado para esse confronto. Então, a hora é  de seguir paciente com a  construção desse time e apoiarmos para levarmos essa taça. Nada está perdido.

Rápidas

  • A falha de comunicação entre o médico Felipe do Canto e o técnico Silas na saída de Souza dos gramados é um caso atípico, porém, inadmissível. Em decorrência da falha de comunicação dos dois, o Grêmio ficou com 10 jogadores em campo em tempo o suficiente para possibilitar ao adversário marcar um gol.
  • Após o jogo, o presidente Duda Kroeff praticamente deixou a entender que o Grêmio desistiu de buscar um lateral-direito e pretende fechar o grupo com dois zagueiros. Então, segue o problema no setor.
  • Renato Silva e Jadson são meras apostas. Podem dar certo, assim como deu Réver, ou podem vir apenas para fazerem número. Contratação boa mesmo seria Lugano, mas são escassas as chances desse negócio se concretizar.
  • Lesão de Souza preocupa e há risco dele ficar fora de alguns jogos. Neste caso, não é hora de encaixar Douglas imediatamente ou dar mais espaços para os guris oriundos da base?

Anúncios
6 Comentários leave one →
  1. Lucca PF permalink
    fevereiro 1, 2010 9:13 am

    Souza já era. Douglas e Hugo na armação. Mityuê tbm pede passagem.
    Mário tem que ser zagueiro, baita jogador.

  2. alves rodrigues permalink
    fevereiro 1, 2010 10:11 am

    Bah, já tô cansado de Souza!
    Chega de Souza!
    Duda Kroeff devia aderir ao ‘Liquida Porto Alegre’ e nos livrar desse enganador.

  3. heraldo permalink
    fevereiro 1, 2010 12:13 pm

    fora souza,voce não merece pisar no rio grande

  4. Raisa permalink
    fevereiro 1, 2010 2:59 pm

    detesto ficar argumentando corneta mas…
    eu também acho que o Souza prende a bola de mais em alguns momentos, mas se nao fosse ele, ano passado a libertadores seria muito mais curta do que a parada no cruzeiro, e o brasileiro muito mais trágico
    aliás, acho que isso serve também pra o Jonas, ou vão dizer que não?

    eu não sei oq vcs esperam de jogador, sinceramente….

  5. giovani montagner madruga permalink
    fevereiro 1, 2010 5:53 pm

    gostei da equipe ontem, muito melhor organizada, marcando melhor.
    também quebrei a cara com o joilson, jogou bem. deu até olá no guiñazu!
    ficou evidente que tanto souza quanto hugo não são armadores. suspeito que ambos serão reservas. espero que o douglas seja, realmentre não tenha lembrança dele jogando, formando o meio junto com o mailson, adilson e william magrão. bom, é mais torcida do que suspeita.
    borges joga muito. mesmo com marcador nas costas dele, ele consegue dominar e passar a bola. só precisamos de um reserva para ele.
    fiquei com espectativas positivas agora.

  6. Daniel Alves permalink
    fevereiro 3, 2010 8:36 am

    O maldito 3-5-2 !!!!!!! Será quando que os técnicos brasileiros vão entender que esse esquema é invenção de europeu e agora brasileiro fica tentando imitar???
    Silas, 4-4-2 meu filho, me ajuda!!!!!!!!!!!!!
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: