Skip to content

Grêmio 1×1 Veranópolis – Campeonato Gaúcho 2010

janeiro 25, 2010

Foto: Daniel Marenco/ClicRBS

Entrando em campo cá estou, nessa minha passagem à convite do Bruno Coelho, para me juntar à equipe do Grêmio 1903. Sou Rodrigo Rodrigues, do Blog Imortal Sonho, e quem já me conhecia de lá agora poderá me ver aqui. Quem não me conhecia de lá, vai me conhecer de cá (mas poderá me acompanhar de lá também). Bem que gostaria de chegar aqui e falar de vitória. Ficamos no empate. Por um instante no 2º tempo, olhei para as horas, para o placar de 1×0 e “não acredito que vou escrever meu primeiro post no Grêmio 1903 falando de derrota após 40 jogos invictos no Olímpico”. Obrigado, Deus! À análise.

Após o jogo, pensei, “faltou Leandro jogar?”. Não, não quer dizer que deposito toda minha esperança em um jogador e muito menos que se o atacante estivesse em campo ganharíamos – não que isso seja uma mentira. Mas não, meu raciocínio parte do princípio de que contra o Caxias vencemos naquelas dificuldades com um só volante, hoje empatamos com dois. Quem sabe mais um lá na frente daria certo.

O técnico Silas analisou bem, em entrevista pós-jogo, um dos problemas (que vem desde a estreia) no meio-campo. Existe um buraco na nossa meia-cancha, não antecipamos a marcação por ali e com isso não recuperamos um rebote, uma bola sequer. E para piorar somos surpreendidos com o erro de Réver e o gol de João Paulo para o Veranópolis. Conclusão: meio-campo inóspito e zaga em dias difíceis, não é sempre que ‘São’ Victor salva.

Qualquer análise do jogo contra o Veranópolis tem que constar que ninguém jogou bem. A exceção à regra foi Victor. Nada que surpreendesse, nos salvou a pele.

A confirmação (ainda não-oficial) da vinda do meia Douglas das Arábias veio em boa hora. O Grêmio necessita ainda de qualidade, necessita de banco de reservas para mudar a perspectiva de uma partida. Souza e Hugo estiveram mal, e não tinha nada nem ninguém que os substituíssem. Se não tem qualidade para repor, melhor ficar com ambos até o fim do jogo. Certa hora Souza tem um lampejo e passa a bola para Jonas, e ele faz o gol como de costume. O empate salvou a invencibilidade de agora 41 jogos, que mais um pouco ia para as ‘cucuias’.

Foto: Daniel Marenco/ClicRBS

As substituições também ‘saltam aos olhos’ os problemas que o Silas enfrenta com seu banco de reservas. Somando as ausências em razão do Departamento Médico, Silas se viu obrigado a colocar um volante no lugar de Túlio – mal no jogo e substituído para não ser expulso, mas que deveria ter sido antes da substituição -, uma troca seis por meia dúzia – Fábio Santos quando cruzar uma bola na área, será feriado no outro dia -, e improvisar um lateral-direito no lugar de outro improvisado na lateral-direita – Ferdinando não esteve bem, deve voltar ao meio-campo. Nada de novidade no ataque, ninguém mais enfiado lá na área.

Mesmo assim quem dera se Silas tivesse feito as tais substituições mais cedo, poderíamos ter saído com um 2×1 do Olímpico de somente 12 mil torcedores presentes. O ‘guri’ Fernando foi uma surpresa, agradou o técnico e a torcida. Lúcio tem mais futebol, velocidade e atitude do que Fábio Santos. Não concordo com Silas quando diz que Fábio Santos faz bem a função de fechar pela esquerda, não faz tão bem assim. Fora que em um dos lados é preciso ter lateral de presença no ataque – nem na esquerda nem na direita temos isso atualmente -, e isso o Lúcio faz bem. Enfim, Maylson entrou tarde e o pouco que fez acrescentou à equipe.

Foi apenas o terceiro jogo da temporada, não há razão para catástrofes ou crises existenciais. O Grêmio mostra problemas, mas ainda bem que mostra contra Veranópolis, Caxias e afins. Estamos há uma semana do GRE-nal, e erros agora são perdoados. No dia 31 de janeiro em Erechim, não serão. Então Silas, acerta tudo na quarta-feira contra o Santa Cruz nos Plátanos.

> ATAQUE > Jonas faz o seu terceiro gol no Gauchão, cai nas graças da torcida a cada jogo e sua renovação já virou obrigação da direção. Mas em tudo existe um porém, e Jonas tem que seguir sendo humilde. Quando sobe à sua cabeça a ideia que é craque, ele põe tudo a perder. Humildade Jonas!

E quanto ao Borges uma crítica, tem que se movimentar mais. Quando procura o jogo, consegue se livrar da marcação e faz suas jogadas. Agora tentar fazer a parede todo jogo para tentar virar sobre a marcação, isso não tende a dar certo sempre.

> CORNETA > Sou um torcedor que entro mudo e saio calado do estádio. É o meu estilo de torcer, ou de não torcer – como queiram. Por isso mesmo, admiro quem vai para pular e cantar os 90 minutos, e odeio quem vai para cornetear e vaiar quem quer que seja. E fico mais irritado quando muitos torcedores (não vamos generalizar) escolhem um ‘bode espiatório’. [Só para constar, ontem tinham vários para escolher.]

Ferdinando foi o ‘bode’ escolhido da noite. Quem já me conhece do outro blog, sabe que nos dois primeiros jogos do ano (contra Pelotas e Caxias), gostei do volante (e lateral-direito) que veio do Avaí. Mas não irei defendê-lo da sua atuação ruim, mas não irei acusá-lo e condená-lo de culpa pelo resultado e pela atuação da equipe. Ferdinando foi mais um a jogar mal, porém um dos poucos (Fábio Santos e Túlio o fizeram companhia) a ser vaiados.

> BANCO DE RESERVAS > Se alguém aí sabe qual foi o banco de reservas do Grêmio contra o Veranópolis, comenta aí por favor. Logicamente que Fernando, Lúcio e Maylson são três deles, mas e os outros quatro? Gostaria de saber quais eras as opções a mais de Silas para mexer na equipe. Aguardo, valeu!

Ficha do Jogo – 3ª Rodada – Taça Fernando Carvalho – Gauchão 2010

Grêmio – 1 : Victor, Ferdinando (Maylson), Réver, Rafael Marques e Fábio Santos (Lúcio), Adílson, Túlio (Fernando), Souza e Hugo, Jonas e Borges. Técnico: Silas.

Veranópolis – 1 : Vanderlei, Raulen (Mateus), Ademir, Marcelo e Romano, Marquinhos, Fernando Miguel, Eduardinho e Marcos Paraná, João Paulo (Dudu) e Kito (André Luís). Técnico: Gilmar dal Pozzo.

Estádio Olímpico Monumental (Porto Alegre – RS)

Público Pagante: 9.630 – Público Total: 12.170 torcedores – Renda: R$ 157.371,00

Gols: João Paulo, aos 9 minutos do 1º tempo (Veranópolis), Jonas, aos 19 minutos do 2º tempo (Grêmio).

Cartões Amarelos: Ademir, Marcos Paraná (Veranópolis), Túlio, Adílson, Rafael Marques, Réver (Grêmio).

Cartão Vermelho: Marcos Paraná (Veranópolis).

Árbitro: Márcio Coruja (RS).
Auxiliares: Paulo Conceição (RS) e Júlio Espinosa (RS).

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. Lucas Dornelles permalink
    janeiro 25, 2010 2:50 pm

    O banco do Grêmio contra o VEC :

    12 – Marcelo Ghroe (goleiro)
    13 – Saimon (zagueiro)
    14 – Lúcio (lateral esquerdo)
    15 – Fernando (volante)
    16 – Maylson (volante/meia)
    17 – Mithyuê (meia)
    18 -Bérgson (atacante)

    • Rodrigo Rodrigues permalink*
      janeiro 25, 2010 3:45 pm

      Valeu Lucas pela informação.

      Abraço.

  2. heraldo permalink
    janeiro 25, 2010 3:09 pm

    Queria saber,quanto o souza paga pros blogueiros do GREMIO.

    • Rodrigo Rodrigues permalink*
      janeiro 25, 2010 5:27 pm

      Heraldo,

      Entendo sua indignação quanto ao Souza. Vi o mesmo jogo que você, e sei que Souza cobrou todas as faltas na barreira, escanteio não me lembro de um decente cobrado e ele continua tendo a marra de levar a bola para casa, cair pedindo falta e reclamar da arbitragem. Porém, Souza é um bom jogador, de qualidade. O único problema, vale para o Jonas também, tem jogador que não pode ganhar elogios que vira craque, dono do time.

      E atualmente eu vejo assim o Souza, um jogador que pode contribuir e muito para equipe, mas que esbarra na vaidade. Por isso é bom a vinda do Douglas, vai colocar na pressão o Souza e o Hugo.

      Ah, o Souza não me paga nada ainda. Infelizmente.

      Abraço.

  3. janeiro 25, 2010 3:35 pm

    que pena, o Grêmio não ter se aproveitado da fragilidade do vera´´opolis! ainda assim acredito que será campeão gaucho de 2010! abs, leandro

  4. Claudio COLORADÇO permalink
    janeiro 25, 2010 3:59 pm

    10 dias em Mariluz …srsrrs e na sexta viajo pra Rivera , vou pro Alegrete (E NEM FUI VER O GRENAL DO eFIPAN ) e na volta ontem a noite vejo isso do Imorível em casa ainda ?? DEUSÔLIVRE RSSRRSSR 🙂

  5. João Luiz permalink
    janeiro 25, 2010 5:41 pm

    vocês já notaram a quantidade de colorados que posta em sites de gremistas? coitados, querem a atenção do papai… vão chupar bico, macacada!

  6. Claudio COLORADÇO permalink
    janeiro 26, 2010 5:01 pm

    …”Sou um torcedor que entro mudo e saio calado do estádio”…. Ué… !!, mas quem não canta não é amargo? srsrsrrs abraços 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: