Skip to content

Silas deve buscar o equilíbrio

janeiro 23, 2010

Foto: Jefferson Botega

Todo time vencedor precisa ser equilibrado. Uma equipe pode ter mais vocação ofensiva, porém, nada disso adiantará se possuir um sistema defensivo frágil.  Assim como não resolve  problema algum ter à disposição uma muralha defensiva, se os jogadores de frente não receberem a bola ou não terem categoria o bastante para balançar as redes.

O caso do Grêmio é diferente. Acredito que depois de tantos anos, a torcida pode ver um time de bom nível tanto ofensivamente quanto defensivamente O plantel tricolor tem um ataque promissor com Jonas, Borges e Leandro; um meio-campo com categoria por meio de Douglas (ainda a se apresentar), Souza e Hugo.

Na defesa, o Tricolor possui bons volantes como Adilson, Túlio, William Magrão e Rochemback (espero que os dois últimos se encontrem em condições físicas brevemente) e podemos contar com o bom zagueiro Rafael Marques, grandes defensores como Mário Fernandes e Réver e o promissor Saimon. Isso sem falar no melhor goleiro do Brasil: Victor.

Entretanto, como todo time, o Grêmio precisa ser equilibrado. Nos dois primeiros jogos do Gauchão contra o Pelotas e o Caxias, podemos sim atribuir os quatro gols sofridos, em parte, à falta de um condicionamento físico ideal. Apesar disso, a defesa também se encontra desprotegida. No último jogo, Adilson ficou sobrecarregado no meio-campo, pois Souza e Hugo têm muito mais vocação ofensiva e, por mais que se esforcem na marcação, não têm esse costume. Logo, o Grêmio venceu as duas partidas com requintes de drama.

Portanto, Silas precisa chegar a um time equilibrado. Para isso, alguém naturalmente terá que ser sacrificado. Uma das escolhas mais difíceis poderá ser o ataque. Mesmo assim, ficaria com Borges e Jonas, visto que Leandro é um jogador multifuncional e pode ser usado no meio e até como ala. No meio, mantenho Hugo e, dependendo da condição física, Douglas entra, por ser meia-armador. Souza seria opção, uma vez que possivelmente o técnico o enxerga como concorrente direto do novo contratado.

Para fazer a retenção no meio-campo, Adilson precisa de um companheiro. Mesmo que não sejam unanimidades, Túlio ou Rochemback (ainda tenho esperança nele) podem fazer muito bem esse serviço. Com meio-campo mais preparado defensivamente, os zagueiros serão menos expostos.

Acredito que Silas tenha enxergado a necessidade de mudar o sistema tático do time. Não que sejam condenáveis as suas formações nestas duas primeiras rodadas do Gauchão, muito pelo contrário. Afinal, na falta de uma pré-temporada digna de respeito, com um mês de preparação, resta aos técnicos brasileiros construírem suas equipes nos torneios estaduais. E Silas terá que buscar um time equilibrado no decorrer do Campeonato Gaúcho.


Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. heraldo permalink
    janeiro 24, 2010 1:07 pm

    4 gols pelo lado esquerdo, segura o lateral e pronto.

Trackbacks

  1. Portal do Grêmio » Silas deve buscar o equilíbrio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: