Skip to content

Pelotas 2×3 Grêmio – Campeonato Gaúcho 2010

janeiro 17, 2010

Foto: Nauro Júnior/ClicRBS

O Grêmio começa o ano de 2010 com vitória no Campeonato Gaúcho contra o Pelotas por 3×2. Jogo que poderia ser fácil para a equipe gremista se estivesse em condições normais. Entretanto, a equipe de Paulo Silas teve que o seu próprio desentrosamento diante de uma equipe mais tempo treinada, o forte calor em Pelotas e ainda a torcida adversária, em maior número no estádio Boca do Lobo.

O jogo começou truncado, com o Grêmio com dificuldades em articular suas jogadas ofensivas e o Pelotas ameaçando a meta de Victor desde o começo. Logo aos dois minutos de jogo, depois de bobeada de Adilson, o time da casa chega a balançar as redes, mas Sandro Sotilli estava em posição de impedimento.

O Grêmio deu a resposta em cobrança de falta de Souza e ainda teve outra grande oportunidade com Borges. Mas foi o Pelotas que saiu na frente aos 32 minutos. Em bola levantada para área Sotilli ajeita para Thiago Duarte mandá-la a direita de Victor. A equipe gremista entrou em pane e dois minutos depois sofreu o segundo, em mais um erro pelo lado esquerdo. Desta vez, Thiago Duarte recebe e passa a  bola para Sandro Sotilli ampliar a vantagem  do Pelotas para 2×0  aos 34  minutos da etapa inicial.

A equipe gremista demonstrou sentir o golpe e um certo nervosismo ficou evidente em certo momento. Mesmo assim, o time de Silas decidiu se empenhar mais ao ataque e Borges, aos 38 minutos, perdeu uma clara oportunidade de gol, após bom lançamento de Ferdinando. Hugo também começa a se destacar, assim como Souza. Já Leandro não conseguiu acompanhar o mesmo ritmo de seus companheiros de ataque e esteve mais sumido no jogo. Dessa maneira, o Grêmio encerrou o primeiro tempo perdendo de 2×0 na estréia do Gauchão.

Talvez a vida quisesse assim, para que Silas tivesse o primeiro desafio na casamata tricolor. Era preciso mexer na equipe e fazer com que o meio-campo estivesse mais presente ao ataque. Então o técnico gremista decide tirar Henrique, improvisado na lateral-direita, e coloca Jonas. Leandro se desloca para direita e o Grêmio entra no segundo tempo mais forte ofensivamente.

A alteração de Silas já deu bons sinais logo no começo. No primeiro minuto da etapa final, Jonas já ameaça o goleiro Jônatas em chute fora da área. Aos três minutos, o artilheiro gremista de 2009 recebe passe de Souza dentro da área e toca para o gol.  O arqueiro do Pelotas tira com o pé e Borges cabeceia a bola para fora no rebote.

Aos oito minutos, Leandro justifica a sua fama de guerreiro e realiza excelente jogada individual. O jogador do Pelotas só conseguiu pará-lo com falta dentro da área e o árbitro Ânderson Daronco assinalou penalidade para o Grêmio. Sem saber se ficará no Olímpico, Jonas cobrou no canto direito de Jônatas e diminuiu a vantagem do Pelotas para 2×1.

O Grêmio seguiu jogando melhor no segundo tempo, com Hugo e Souza articulando bem as jogadas gremistas. Para melhorar o desempenho ofensivo, Silas tira Fábio Santos, de atuação discreta, para a entrada de Lúcio. A situação ficaria melhor para o Grêmio aos 22 minutos, com a expulsão de Dick, após falta em Souza. Desde então, o empate passou a ser uma certeza, enquanto a vitória uma esperança crescente.

No entanto, o empate custou a vir. Poderia ocorrer aos 32 minutos, quando Hugo faz passe sensacional para Borges, mas o atacante, em frente ao  goleiro, chutou muito forte e a bola subiu demais. Tudo bem, o próprio Borges se redimiu três minutos depois.  O atacante recebeu a bola dentro da área e deu um girou sobre o defensor do Pelotas e fez uma bela finalização ao gol, empatando o jogo aos 35 minutos do segundo tempo. Para decretar a virada, Maylson, que entrou no lugar de Leandro, balançou as redes após pega a sobra do chute de Hugo, deixando o placar em 3×2 para o Grêmio.

Para uma estréia, o Grêmio deixou o torcedor otimista. As dificuldades encontradas em Pelotas, principalmente no primeiro tempo, são normais. Outros grandes clubes do Brasil (como Flamengo, Vasco, Botafogo, Corinthians e São Paulo) também encontraram dificuldades em suas estréias.

Mesmo assim, o time gremista sai da cidade de Pelotas com saldo  positivo. Leandro melhorou consideravelmente no segundo tempo e demonstrou ser um guerreiro em campo, como já havia provado no São Paulo. Gostei da atuação de Souza e ainda mais a de Hugo, o melhor gremista em campo. Jonas demonstrou o porquê de permanecer no Grêmio (acorda direção) e Borges, mesmo com gols perdidos, demonstrou ser um bom atacante. Silas também saiu vitorioso, pois estava numa situação adversa, mas conseguiu superá-la a partir do vestiário.


Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. heraldo permalink
    janeiro 18, 2010 11:34 am

    Ola Bruno!
    putz, não assisti o jogo,mas gostei do terceiro gol, sempre disse que o MAILSON, tem que ser o lateral direito, e além do gol toda a jogada, foi brilhante,não desistiu e foi merecedor seu gol.
    2010 , agora vai.

  2. janeiro 19, 2010 6:10 pm

    Bruno, dá uma corrigida na ficha do jogo. O Pelotas teve 2 jogadores expulsos – Jonathas foi pra rua um pouco antes do fim do jogo.
    Abs

    • janeiro 20, 2010 5:42 pm

      Minwer, obrigado. Foi um cochilo meu! Farei a correção.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: