Skip to content

Jonas: o eterno patinho feio

janeiro 13, 2010

Foto: Valdir Friolin/ClicRBS

Apesar de Jonas ser o artilheiro do Grêmio em 2009, parece que ainda não foi desta vez que ele recebeu o devido reconhecimento pelos mandatários no Olímpico. Depois de quase ser emprestado a outro clube no começo do ano passado e em seguida mostrar o porquê de merecer a permanência no Tricolor com 24 gols na temporada, o atacante segue como o patinho feio.

Na temporada passada, a grande estrela do ataque gremista foi Maxi López, mas o mais efetivo foi, sem dúvida, Jonas. Poderia ser artilheiro do Campeonato Brasileiro, lutou por isso até uma lesão o impedir de brigar com Adriano e Diego Tardelli pelo o título de goleador do campeonato. Mesmo assim, a sua permanência não foi tratada, em nenhum momento, como prioridade no Departamento de Futebol.

Exatamente no dia que Jonas marca duas vezes no jogo treino contra o São Paulo de Bento Gonçalves, na goleada de 8×0, surge a notícia dada pelo presidente Duda Kroeff de que ele poderia ser envolvido numa troca lateral-direito Vitor.  Mesmo sem ser brilhante, Jonas é um jogador esforçado e aplicado e merecia mais consideração por parte de nossos mandatários.

Naturalmente, considero Vitor um bom lateral-direito. O jogador obteve grandes atuações pelo Goiás, principalmente em 2008, coroando o ano ao receber Prêmio Bola de Prata. Se atualmente não se encontra num clube de maior expressão, isso se deve à resistência do próprio Goiás em negociá-lo com um clube brasileiro. Mas tenho minhas dúvidas se a vinda dele vale a saída de Jonas.

O Departamento de Futebol acertará caso confirme a vinda de Douglas. Se Vitor vier, melhor ainda. No entanto, não vi um terço do esforço dado pelo presidente Kroeff ou pelo diretor Luiz Onofre Meira para garantir permanência de Jonas, em relação ao que deram a Maxi López. Isso é um grande equívoco.


Off-Topic: Se um deve ficar, outro pode partir. Oferecer Perea por Douglas é uma brilhante idéia. Ao mesmo tempo em que o clube traz um jogador de característica única no elenco gremista, se livra também de outro que mais tira dinheiro dos cofres do Grêmio do que entrar em campo.


6 Comentários leave one →
  1. Ranieri permalink
    janeiro 13, 2010 8:14 am

    Sobre o jonas, tenho a mesma impressão. Sempre que ele teve uma sequência de jogos, ele manteve uma regularidade, fez gols, excetuando-se claro, os momentos em que ele desperdiçou algumas oportunidades “imperdíveis”, entretanto, nos mesmo jogos, fez o dele. Foi o avante mais efetivo, e a meu ver está ainda em evolução. Por outro lado, urge a contratação de um 2, e Vitor é um dos raros bons que está no mercado. Melhor como ala que como lateral, mas aí cabe ao Silas planejar a cobertura dele, ficando no 4-4-2.
    E tu achas que vem o Marcelo Moreno? Não boto muita fé em virtude dos valores que moveram as negociações da carreira dele.
    Saudações

  2. Jotaele permalink
    janeiro 13, 2010 12:09 pm

    Tens toda a razão, Bruno. Penso que colocar o Jonas no negócio com o Vitor é brincadeira. Só se for na base do “vai o Jonas, vem o Vitor e mais uns trocados”.
    Abrç.

  3. Roberto S. permalink
    janeiro 13, 2010 1:25 pm

    Tem uma questão importante, o contrato do Jonas termina em seguida e ele pode ir embora, já foi falado que ele tem que renovar, neste ponto concordo com a diretoria, de nada adianta ele fazer um bom ano e depois de valorizado ir embora de graça.

    • Yuri Soares Ferreira permalink
      janeiro 14, 2010 9:31 am

      é o amigo tem razão embora acho que valha a pena a direção investir no jonas até pela possivel e provavel valorização do mesmo ja que para o mesmo vir para o olimpico não foi gasto um centavo de nossos cofres a não ser os salarios do mesmo

  4. Juan permalink
    janeiro 14, 2010 9:57 am

    Análise perfeita.
    Se for para improvisar coberturas de ala que não marca ninguem, melhor manter um atacante que ja demonstrou efetividade, esforço e respeito pelo clube. No mais, o excelente Mario Fernandes torna o setor defensivo mais sólido.
    Andou mal o presidente Duda ao exteriorizar a possibilidade da troca, só desvalorizou os nossos jogadores.

  5. André permalink
    janeiro 19, 2010 9:41 am

    Se for para fazer campanha, eu começo: Fica, Jonas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: