Skip to content

E lá vai Douglas Costa…

janeiro 6, 2010

Foto: Mauro Vieira

No dia da abertura oficial da temporada 2010, o torcedor gremista tem a sua primeira grande baixa. O meia Douglas Costa foi vendido ao Shaktar Donetsk por € 7 milhões (cerca de R$ 17 milhões) e o Grêmio terá direito a 20% do valor de uma futura venda do atleta. O caso já era antigo, mas os ucranianos estavam decididos a levar o atleta e assim o fizeram.

Com a saída de Douglas Costa, o Grêmio perde muito em qualidade. Agora, somente Hugo e Souza serão os alicerces gremistas na criação ofensiva. Por mais que sejam bons jogadores, considero pouco para o meio-campo gremista. Por outro lado, o Grêmio tem dívidas a pagar. Mais uma vez, a herança maldita deixada por dirigentes incompetentes nos prejudica dentro de campo.

Douglas Costa começou a aparecer na mídia em 2008. Já se especulou interesses de grandes clubes europeus, forçando o Grêmio a esconder o meia a sete chaves. Com contrato renovado, o guri mostrou seu talento, mas também a imaturidade para obter a regularidade em campo. Em 2009, Douglas parecia sem rumo, logo as comparações com Bruno surgiram. Mas foi preciso de uma ida ao Mundial Sub-20 no Egito com a seleção brasileira, para mostrar a todos que o meia tem potencial para ser craque.

Portanto, 2010 seria o ano da afirmação de Douglas Costa no Grêmio. Quem sabe se diretoria tivesse mais paciência, poderia vendê-lo por um preço maior. Porém, o clube já estava em atraso com o condomínio de credores desde o final da gestão de Paulo Odone. Mesmo que a coerência mandasse segurar o guri mais um pouco, os compromissos com os pagamentos das dívidas falaram mais alto.

Com a saída de Douglas Costa, sinto que além de um lateral-direito, agora o Grêmio deve correr atrás de outro meia.  Hugo é um bom jogador, mas não confiaria nele para segurar as pontas por toda uma temporada. Souza também é bom um meia, mas é irregular e nem sempre poderemos contar com a sua qualidade.

Da base, já tiramos Mithyuê e dela poderemos contar com o promissor Jonas Henrique Pessalli, outra grande revelação oriunda das categorias de base. Porém, apostar em jovens jogadores tem seu preço. Até atingirem a maturidade, será necessária muita paciência com o desenvolvimento desses jogadores em campo. E, assim, nem todos conseguem superar esse desafio.

Off-Topic: Herrera acertou a sua ida ao Botafogo. O Grêmio cedeu o atleta por empréstimo de um ano. Melhor assim, depois da decepcionante temporada do atacante em 2009


Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Francisco permalink
    janeiro 6, 2010 10:03 pm

    Olhar as notícias do Grêmio é como olhar a minha vó pelada no banheiro : o cara brocha na hora.

  2. Alfredo Carlet permalink
    janeiro 6, 2010 10:03 pm

    Acertamos nas duas vendas, Léo e Douglas. Estamos mais lúcidos para 2010.

  3. Gustavo permalink
    janeiro 6, 2010 11:09 pm

    O Roger poderia voltar para suprir a perda do Douglas,mas acho dificil. O certo eh que a diretoria tera que trazer outro meia( de qualidade espero). Desejo ao Douglas muito sucesso e boa sorte guri!!!!!!!!!!!!

  4. Daniel Alves permalink
    janeiro 8, 2010 5:32 pm

    Será que não dava pra segurar até o meio do ano?? Depois da Copa do Brasil e do Gaúcho, o Grêmio venderia ele por 12 milhões de euros fácil fácil. É lamentável!!!!!!!!!!!!

  5. Tiago permalink
    janeiro 12, 2010 8:07 pm

    As vendas de Douglas e Léo foi mais uma bola fora dessa diretoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: