Skip to content

Jogos Imortais: Grêmio 5×0 Palmeiras

janeiro 3, 2010

Na década de 1990, Grêmio e Palmeiras fizeram grandes duelos nas  principais competições que disputavam. Assim a rivalidade entre os dois clubes apenas aumentou, principalmente no ano de 1995. Só pela Copa Libertadores daquele ano, Grêmio e Palmeiras se enfrentaram quatro vezes. Enquanto o Tricolor estava na principal competição sul-americana por causa do título da Copa do Brasil, o Alviverde marcava presença por causa do título do Campeonato Brasileiro. Por essa razão,  eram os dois melhores  times do Brasil e os grandes favoritos para a conquista da América.

O primeiro duelo entre os dois times ocorreu no dia 21 de fevereiro, no Palestra Itália. Era a estréia de ambos pelo Grupo 4 da Libertadores,  também  formado por El Nacional e Emelec. Com a bola rolando, o Palmeiras, comandado pelo técnico Campeão do Mundo pelo Grêmio, Valdir Espinosa, saiu na frente no placar. Em 18 minutos de jogo, Roberto Carlos faz cobrança de falta próxima ao grande circulo central. A bola vai a alta velocidade em rumo ao gol de Danrlei, para colocar o clube paulista em vantagem.

O Grêmio, porém, empatou aos 37 minutos, em cruzamento de Carlos Miguel e cabeceio de Jardel, não dando chance para Veloso. Mas no segundo tempo, o Grêmio perdeu Adilson em campo e Luiz Felipe Scolari na casamata, ambos expulsos pelo árbitro Cláudio Vinícius Cerdeira, um por falta e o outro por reclamação, respectivamente.

Com um a menos, o Palmeiras ganhou força e voltou a ficar na frente no marcador, com Rivaldo, aos 11 minutos do segundo tempo. Mesmo em desvantagem numérica, o Grêmio não desistiu. Em cobrança de falta, Goiano empatou a partida novamente. Mas no final os palmeirenses comemoraram a vitória, com gol de Edmundo. O Palmeiras venceu o primeiro duelo com o Grêmio, pelo placar de 3×2.

No jogo de volta realizado no Olímpico, Grêmio e Palmeiras não passaram de um 0x0. Melhor para os paulistas, que subiram para sete pontos, enquanto Grêmio e Emelec tinham cinco. Para garantir a classificação  para fase seguinte,  o Tricolor venceu o Emelec por 4×1 e obteve a vaga contra o El Nacional com a vitória de 2×0. Na classificação final, o Grêmio ficou em segundo lugar com 11 pontos, enquanto o Palmeiras terminou em primeiro com 13 pontos. Por critério de classificação, o Emelec também passou para a fase seguinte.

No entanto, não tardou para Grêmio e Palmeiras voltarem a ficar frente a frente pela Libertadores.  Isso porque o Grêmio  eliminou o Olímpia nas oitavas-de-final, com vitórias de 3×0 em Assunção e 2×0 em Porto Alegre. Já o Palmeiras se classificou contra Bolívar, perdendo por 1×0 em La Paz, mas revertendo por 3×0 em São Paulo.

Então no dia 26 de julho, Grêmio e Palmeiras fizeram uma partida histórica e marcada por uma grande goleada e uma noite estrelada de Jardel.  Porém, antes disso, muita confusão. Inicialmente, Rivaldo, que já tinha cartão amarelo, deixa o pé Rivarola e após alguns minutos, o árbitro Cláudio Cerdeira expulsou o palmeirense.

A confusão não acabou, isso porque Válber e Dinho se estranharam e partiram para agressões físicas. O bandeirinha avisou Cerdeira, que por sua vez decide expulsar os dois,  após quantro minutos de confusão. Mas ambos voltaram a brigar atrás da goleira e a bola somente voltou a  rolar  após 14 minutos de interrupção. Fora dos gramados, também houve briga entre torcedores gremistas e palmeirenses.

Com a bola rolando novamente, o Grêmio, superior em toda partida, intensificou a pressão contra o rival. Aos 41 minutos do primeiro tempo, Arce pega sobra na entrada da área e enche o pé para o fundo das redes do goleiro Sérgio. E com o tempo em 51 minutos da etapa inicial, Arilson, que recebeu um passe em cobrança de falta, chuta a longa distância e pega Sérgio adiantado. A bola encobre o goleiro, que pula em vão para evitar o segundo gol do Grêmio.

Foto: Coleção Grêmio Gianfranco

No segundo tempo, foi a fez de Jardel brilhar. Aos 4 minutos, o camisa 16 recebe dentro da área um cruzamento pela esquerda feito por Roger e toca de leve para desviar a bola e fazer o terceiro gol do Grêmio. Jardel fez mais dois gols, ambos de cabeça, aos 21 minutos e aos 38 minutos da etapa final. E o Grêmio venceu um jogo digno de uma verdadeira batalha, com uma grande superioridade que justificou o placar de 5×0.

Porém, o Palmeiras não desistiu no jogo de volta, no Palestra Itália. Mesmo com o gol de Jardel aos 8 minutos, o Alviverde foi valente e lutou até o final, deixando apreensiva as duas torcidas. Com gols de Cafu (2), Amaral, Paulo Isidoro e Mancuso, o Palmeiras chegou a fazer 5×1. O clube paulista pressionou, mas o Grêmio soube segurar o ímpeto palmeirense e garantiu a classificação para as semifinais da Copa Libertadores da América.

No final, a torcida palmeirense aplaudiu o seu time. A torcida gremista comemorava uma das classificações mais emocionantes de toda história da Copa Libertadores da América. É provável que aqueles dois jogos tenham se transformado numa final antecipada. Desde então, o Grêmio passaria pelo Emelec nas semifinais e conquistaria o Bicampeonato da América sobre o Atlético Nacional. E o que valorizou essa conquista foram os duelos contra o Palmeiras. Por isso são jogos imortalizados por suas histórias.

Fontes de imagem, reportagens e vídeos: Libertadores 1995


2 Comentários leave one →
  1. janeiro 3, 2010 3:55 pm

    Maravilhoso esse post! Jogo inesquecível para o nosso Grêmio, como o time de 1995… Eu não lembro muito disso pois tinha só 2 aninhos hehehe mas é por posts como este que eu posso reviver as emoções de momentos mágicos como esse!
    Bjs, Ale

Trackbacks

  1. Portal do Grêmio » Jogos Imortais: Grêmio 5×0 Palmeiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: