Skip to content

Flamengo 2×1 Grêmio – Campeonato Brasileiro 2009

dezembro 6, 2009

Foto: Maurício Val, Vipcomm

O Grêmio provou o que não precisava provar a ninguém, no jogo desta última rodada do Campeonato Brasileiro 2009. Afinal, dignidade é algo que o Imortal Tricolor tem ao longo de sua história centenária e não se define em uma partida. O jovem time tricolor saiu do Maracanã com a derrota no placar, mas com a vitória moral e deixou orgulhoso o torcedor gremista pela garra e talento demonstrado.

Para aqueles afirmavam que o time gremista entregaria o jogo, acabou se surpreendo.  Ainda haverá um colorado recalcado e persistente nessa tese, mas não espero racionalidade por parte deles. Como gremista, gostei do que vi, torci pelo Grêmio e perdemos de cabeça erguida. Não repetimos o vexame do vizinho que levou 3×0 do São Paulo em 2008 e ainda teve um ex-presidente falando claramente em entregar o jogo. Deixemos essa “honra” para eles.

Falando mais especificamente da partida, o Grêmio jogou com personalidade no primeiro tempo, tocando bem a bola, errando poucos passes e jogando sem pressa. Natural, porque a pressão era toda do Flamengo com seus 80 mil torcedores. E aquilo que já havia escrito no Clássico Grenal, confirmou-se. O time rubro-negro foi contagiado pelo clima de já ganhou da torcida e ficou atordoado diante do bom futebol do Grêmio.

Dois jogadores merecem aplausos: Mário Fernandes e Douglas Costa. Os dois foram soberanos no time gremista diante de um Maracanã lotado. Mesmo assim, todos esses jovens atletas mostraram que se depender da base, estamos bem feitos num futuro próximo. Dessa forma o Grêmio foi compensado pelo gol por meio de um jovem talento chamado Roberson, aos 21 minutos do primeiro tempo, calando a torcida rubro-negra.

Embora fosse visível o nervosismo e consequentemente o baixo rendimento do Flamengo, os anfitriões chegaram ao empate, com David, aos 29 minutos. Detalhe é que Adriano comete falta em Léo, abrindo o braço e tirando o zagueiro tricolor da jogada. Na sobra, o zagueiro flamenguista completou e não deu chances para Marcelo Grohe.

No segundo tempo, o time gremista não teve o mesmo ímpeto, pelo cansaço e principalmente por causa de uma postura melhor do Flamengo em campo. O time de Andrade marcava mais a saída de bola e passou a anular as jogadas do jovem time tricolor, que ainda lutou.

Então aos 24 minutos, Ronaldo Angelim acertou cabeçada após cobrança de escanteio. Era o gol do título. Apesar disso, Maylson quase comete um crime no Maracanã ao perder já desequilibrado uma incrível oportunidade. Nos minutos finais, o Grêmio tentou penetrar na área flamenguista, porém não havia tempo e Heber Roberto Lopes apita o final da partida, consagrando o título de campeão brasileiro de 2009 para o Flamengo.

Já o Grêmio encerrou a sua participação com o modesto oitavo lugar, com 55 pontos.  Os fatores que nos levaram a essa modesta campanha já discutimos e agora se espera um 2010 diferente com Silas como técnico e Paulo Paixão como preparador físico, agora oficializados pelo presidente Duda Kroeff. Ano que vem queremos o Gauchão, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Na casamata começamos bem. Vamos aguardar agora as contratações de jogadores.

Enquanto isso no aterro…

E não é que eles se converteriam? Que imagem mais hilária... 🙂

Fonte

Ficha técnica

Flamengo
Bruno; Leonardo Moura, David, Ronaldo Angelim e Juan; Airton, Toró (Everton), Williams e Petkovic (Fierro); Zé Roberto (Kleberson) e Adriano
Técnico: Andrade

Grêmio
Marcelo Grohe; Mario Fernandes, Léo, Tiego e Fabio Santos; Túlio, Douglas Costa, Lúcio e Adilson (Mithyue); Maylson e Roberson (Bergson)
Técnico: Marcelo Rospide

Data: 06/12/2009
Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (FIFA-PR)
Auxiliares: Alessandro de Matos (FIFA-BA) e Carlos Berkenbrock (FIFA-SC)
Público: 84.848 presentes
Cartões amarelos: David (F), Douglas Costa, Adilson (G)
Gols: Roberson, aos 21 min, David, aos 29min do primeiro tempo; Ronaldo Angelim, aos 24min do segundo tempo

Anúncios
8 Comentários leave one →
  1. André Marins permalink
    dezembro 6, 2009 7:42 pm

    “NESTE DOMINGO O GRÊMIO FEZ UM ESTRAGO, NO PRIMEIRO TEMPO CALOU O MARACA, NO SEGUNDO O BEIRA-LAGO.”

  2. André permalink
    dezembro 6, 2009 8:51 pm

    chuuuupa, macacada!!!!!!!!

  3. Alfredo Carlet permalink
    dezembro 7, 2009 1:16 pm

    Jogo atípico. Carecemos de atacantes goleadores com velocidade. Jobson, o Cruzeiro já levou em transação acessível. Agrada-me interesse no Marquinhos. Adilson: exemplo de investimento correto, sem gastar muito.

  4. Claudio COLORADAÇO permalink
    dezembro 8, 2009 9:02 am

    Imagem melhor pra enlouquecer doido no hospício é o gremio fazendo gol no fla e a torcida fazendo sinal de negativo , se entende isso? 🙂

  5. Claudio COLORADAÇO permalink
    dezembro 8, 2009 9:04 am

    Melhor ainda é a geral do gremio cobrar dos caras no aeroporto que jogaram muito kkkkkkkkkkkkk -)

  6. heraldo permalink
    dezembro 8, 2009 2:33 pm

    claudinha imitãozinha, o melhor é voces cantarem o HINO mais vitorioso do futebol brasileiro, e gritarem ao som da gaucha o gol do ROBERSON.

  7. aragones aires portil permalink
    dezembro 10, 2009 8:47 am

    O flamengo e o time mas temido em todo territorio nacional eu vivo o flamengo.

  8. aragones aires portil permalink
    dezembro 10, 2009 8:54 am

    VI MEU FLAMENGO SER CAMPEAO MAS O MAS IMPRECIONANTE E UMA DAS COISAS MAS EMCIONANTE DA MINHA VIDA,FOI QUANDO A GLOBO MOSTROU O AQUELE PASSARO EM CAMARA LENTA,ALI EU VI QUE SO DEUS EA GLOBO FARIA AQUILO UMA UMA 2LINDA IMAGEM ARREPIO ATE HOJE.QUE BEM TI VI LINDO O FLAMENGO E AS CAMERAS DA G1LOBO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: