Skip to content

“Quem escala o Grêmio é o Grêmio”

novembro 30, 2009

O ano de 2009 acabou para o Grêmio. A vitória sobre o Barueri era a última pretensão que restava ao Tricolor, para manter a invencibilidade no Olímpico e encerrar de maneira digna a despedida do capitão Tcheco. De resto, temos uma partida amistosa contra o Flamengo que nada vale para o torcedor gremista e por isso não se encontra justificativas para jogar com força máxima.

O Grêmio tem uma camisa que impõe respeito e tradição de um Campeão do Mundo, por isso sou contra em jogar para entregar, mas o direito de jogar com titulares ou reservas cabe apenas ao próprio Grêmio e nada mais. E não me venham com papo de que o Grêmio tem obrigação de usar titulares.

Isso é mais uma prática de puro falso moralismo (ou leia-se hipocrisia) feita por grande da imprensa esportiva. Oras, no começo do Campeonato Brasileiro, clubes que disputam a Copa do Brasil ou Copa Libertadores da América usam reservas no torneio nacional, influenciando nos resultados e na classificação final. Assim como é comum clubes que chegam à última rodada, sem pretensão alguma no campeonato, usarem reservas. Por isso não há razão, agora, para tal barulho.

Então por qual motivo os caros colegas de imprensa que reclamam do Grêmio, não fizeram o mesmo quando o Corinthians jogou com reservas contra o Internacional na primeira rodada deste campeonato? Ambos ainda disputavam a Copa do Brasil, mas a equipe de Mano Menezes estava com time de suplentes e o Inter se aproveitou e venceu com gol de Nilmar no Pacaembu. Vão me dizer que isso não influenciou de maneira positiva no Beira-Rio e interferiu na classificação geral? Cadê a reclamação?

Por que não reclamaram quando o Internacional usou time quase cheio de reservas contra o São Paulo em 2008? O time do Morumbi se aproveitou do “empenho” dos suplentes colorados e venceu por 3×0. Tal ação influenciou decisivamente na classificação final. E não me venham com desculpa da Copa Sul-Americana. A partida contra o São Paulo foi num domingo (02/11/2008) e o duelo contra o Boca Junior foi numa quinta-feira (06/11/2008) em Buenos Aires. Havia tempo sim para jogar com titulares no primeiro jogo e recuperá-los para o segundo, sem a necessidade de desgaste por uma longa viagem.

Portanto, por favor, não venham com falso moralismo. Não existe regra que obrigue o Grêmio ou outro clube usar titulares em todas as rodadas e caso alguns jornalistas cobrem isso, então que haja coerência e façam essa exigência por todo o Campeonato Brasileiro e não apenas quando lhe interessam.

A partida contra o Flamengo nada vale para o torcedor gremista, então o Grêmio não é obrigado a usar titulares, o que é bem diferente de entregar jogo. Se o Internacional chegou na última rodada dependendo do Grêmio, é porque não teve competência para assegurar o título com as próprias pernas. E o nosso presidente Duda Kroeff definiu de maneira categórica o caso: “Quem escala o Grêmio é o Grêmio”. Fim de papo!

Em tempo…

Foto: Daniel Marenco/ClicRBS

Registro aqui meus agradecimentos ao capitão Tcheco por tudo que fez pelo Grêmio. Naturalmente, nenhum jogador é insubstituível, mas será muito difícil achar alguém com tamanha identificação com as cores Azul, Preto e Branco.

Foto: Valdir Friolin/ClicRBS

Parabéns ao time juvenil do Grêmio, que conquistou o Campeonato Gaúcho da categoria sobre o co-irmão. Enquanto havia torcedor vizinho cantando vitória pelo resultado positivo obtido no primeiro jogo, o Grêmio apenas esperou para levantar mais um troféu.

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. novembro 30, 2009 6:59 am

    Pessoal, o jogo do dia 6 de novembro de 2008, entre o co-irmao e o Boca foi em Buenos Aires. O que nao muda nada o que penso a respeito. Logo farei a correcao no post.

    O comentario esta sem acentuacao por causa do teclado mesmo. =D

  2. Alfredo Carlet permalink
    novembro 30, 2009 9:17 am

    Decisão com pouco de atraso. Impressionante o pênalte, acompanhado da expulsão do Lauro, omitido contra o colorado no Recife. Quando decidimos com o Nautico, fomos “premiados” com dois pênaltes e quatro expulsões pela arbitragem da madrasta CBF.

  3. Yunes Luiz permalink
    novembro 30, 2009 9:41 am

    Perfeito Bruno, eu acho que todos (imprensa e outros times) que cobram que o Grêmio deviria entrar com titulares, deveriam olhar todos os fatos que aconteceram ano passado quando era o Grêmio que brigava pelo titulo e ficarem bem quietinhos, principalmente o são paulo e inter.

  4. heraldo permalink
    novembro 30, 2009 11:04 am

    Quero que o macaco simão, apite o jogo.ksksksk
    o perea ,não mostrou muito jogo , como atacante,quem sabe não esta aí um baita goleiro, perea no gol.
    e thiego de centro avante.

  5. novembro 30, 2009 2:21 pm

    Perfeito, Bruno!

  6. Claudio COLORADAÇO permalink
    novembro 30, 2009 3:18 pm

    Quem escala o gremio é o gremio , o Duda falando isso na reportagem tava tremendo que nunca vi , que tamanha pressão !!!!

  7. Alfredo Carlet permalink
    novembro 30, 2009 11:39 pm

    Com melhor comprensão das coisas do futebol, tudo isso podia ser evitado…

  8. Filipe Almeida Hackford permalink
    dezembro 1, 2009 3:58 pm

    Essse banana entregou um ano que poderia ser histórico, cravar um tri da “liberta” no orgulho do centenário deles, ate mesmo ganhar um tri nacional, sem falar no mundial… Agora esse mesmo banana corre o risco de dar ordem para acontecer um tetra deles,esse Duda alem de desastrado é azarado pra caramba. E fica o aviso pra “cartolagem” tricolor aí:

    #- Corinthians trouxe um grande atacante(mesmo que longe do auge)= Copa do Brasil.
    #- Flamengo trouxe um grande atacante(mesmo que longe do auge)= Só falta um dedo pra pegar a taça.
    #- Grêmio trouxe Cajá = Risco de entregar um título pra eles.

    E que os zagueiros provoquem vários penaltis pro Adriano cobrar…

  9. André permalink
    dezembro 3, 2009 6:56 pm

    Boa tarde, meu pai é gremista e eu sou Flamengo, tou achando essa história toda muito engraçada principalmente porque acho os colorados os caras mais chatos do planeta e por causa desse chororo todo já sao classificados como o Botafogo-RS hehe
    Grande abraço a todos e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: