Skip to content

Adeus e obrigado capitão

novembro 19, 2009
tags:

Foto: Fernando Gomes/ClicRBS

Chegou ao fim o ciclo de Tcheco no Grêmio, após três anos no clube. O anuncio ocorreu em entrevista coletiva nesta tarde de quinta-feira, 19 de novembro. O meia de 34 anos deixa o estádio Olímpico com 182 jogos e 43 gols marcados,  dois títulos do Campeonato Gaúcho de 2006 e 2007 e mais os vices da Copa Libertadores 2007 e do Campeonato Brasileiro 2008.

Nesses três anos no clube, Tcheco conseguiu dividir opiniões como poucos o fizeram entre os torcedores gremistas. O meia já teve sites pedindo a sua saída e outro proclamando o desejo em sua permanência. Trata-se de um jogador que desperta amor e ódio.

Mas uma coisa injusta foi associar a falta de títulos expressivos à permanência dele. Além de o futebol ser um esporte coletivo, também se deve ressaltar que no Campeonato Brasileiro 2008, o maior problema do Grêmio jamais foi Tcheco. Perdemos o Tri nacional por carências decisivas na lateral-esquerda e no ataque principalmente. Quanto à Libertadores, enfrentamos um time tecnicamente superior e com folha salarial bem maior na decisão. Então onde estaria a culpa de Tcheco na falta de títulos de expressão?

Como já foi escrito neste blog, o problema não está exatamente no jogador e sim na dependência do Grêmio quanto ao meia.  Atualmente, o  time gremista criou uma necessidade em contar com Tcheco em campo que  é  preocupante. Sem ele no time titular, o Grêmio passa a ser uma equipe com perda significativa no seu poder de criação. Além disso, Tcheco não é mais nenhum garoto e deveria alternar entre a titularidade e o banco.

Mesmo que o ano de 2010 possa ser a ascensão de Douglas Costa,  Mithyuê e Maylson, Tcheco ainda seria importante ao time pela sua experiência em campo. Porém, o mais importante é o seu gremismo, jamais escondido na alegria da vitória ou nas lágrimas da derrota. Há anos não tivemos um jogador tão identificado com o Grêmio como o Tcheco.

Sem dúvidas, Tcheco saí do Grêmio e deixa parte da torcida entristecida. É uma grande pena que o nosso grande capitão e camisa 10 se despeça do Olímpico sem um grande título de expressão. Mas sabemos que não foi por falta de esforço.

Agora que Tcheco faça uma despedida digna no Grêmio. Será inaceitável se o meia não for utilizado para a partida contra o Barueri, no próximo dia 29 de novembro. Este será o último jogo do Grêmio ao lado da torcida em 2009 e que seja também o palco da despedida de Tcheco ao lado daqueles que o admiram.

E em 2010, desejo boa sorte ao nosso capitão, qualquer seja o clube onde jogará. E claro, deixo aqui registrado: Obrigado Tcheco, por todo o seu serviço prestado ao Grêmio!

6 Comentários leave one →
  1. Filipe Almeida Hackford permalink
    novembro 20, 2009 2:12 am

    Não posso negar que houve um desgaste entre Grêmio e Tcheco, e apesar das alfinetadas que eu mandava ao falar dele muitas vezes, eu nunca o odiei. Achava que a titularidade dele era algo de se contestar, do mesmo modo que achava(e acho) que uma temporadinha no banco ajudaría ele a voltar jogar bem. Confesso que não fiquei felíz com a saída dele, não, eu não era uma “Tchequete de bigodes” tbm, mas acho que experiência dele podería ajudar no próximo ano. Com o fim da era Tcheco e da decada é obvio que novos ventos estão soprando e espero que sejam ventos de taças.

    Tcheco foi, mas ficaram jogadores que são técnicamente inferiores,
    assim como ficaram Duda e Meira.

  2. novembro 20, 2009 7:37 am

    O que faltou mesmo para a passagem do Tcheco ser perfeita foi o grande titulo, mas sem duvidas os prós foram maiores que os contras e ele sai como um idolo do clube, tambem desejo sorte a ele e espero que ele jogue e ate consiga marcar um gol no jogo contra o Barueri, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

  3. Alfredo Carlet permalink
    novembro 20, 2009 8:40 pm

    Para 2010, precisamos jogador que chegue nos dois atacantes, necessariamente tem que, além de municiar o ataque, ser parecido com Zico: entar na área, fazer gol. Além disso, dois atacantes goleadores. Souza pode ser o meio campo avançado, faz muito gol, chuta forte, joga vertical. Não podemos nessas três posições ter jogadores não goleadores, jogando longe da área, pouco objetivos. Seria erro fatal. Os três mais recuados do meio campo têm que marcar bastante.

  4. heraldo permalink
    novembro 21, 2009 10:10 am

    alfredo, com souza 2010 tamo na merda, futebol tico-tico,escanteio no chão, jogando a torcida contra o VITOR ou REVER, ou EL TANQUE. O que eu não entendo, que este bosta não jogou, nenhuma vez bem os 90 mim.Foram somente lampejos, e lampejos é para craque,que tem lampejos em todos os jogos, não em 3 de 50 jogos.
    Querem, Mano Meneses, Roger chinelinho, Gilberto, todos estes saidos do IMORTAL, por causa dos pilas, aí tem sempre os babacas(que só escaceia,nunca acaba),que não querem o RONALDINHO GAUCHO de volta,vai entender?Que daqui trocentos anos, quando der uma entrevista,nestes programas de esporte, o mundo inteiro o reconhecera como do GREMIO, e não do Paris St.G.,Barcelona ou Milan.Igualmente o TCHECO, que não será preciso nada,para todos os ouvintes de futebol, associarem ele ao GREMIO, pelo resto da vida dele,ganhando ou não algum titulo.

  5. Fredy permalink
    novembro 22, 2009 10:27 am

    Nao tem nem como comparar nosso capitao Tcheco com os mercenarios Assis. Por mim que este fique para sempre enganando na Europa. Nao quero esse tipo de sujeito no meu Gremio, e se ver ele pela rua ou em algum restaurante boto ele pra fora como cachorro (como ele fez com nosso clube). Isso de trazer jogador “diferencado” mas sem nenhum identificacao com o clube e coisa das gazelas do aterro.

  6. Társis Salvatore permalink
    novembro 23, 2009 2:15 pm

    Assino embaixo do teu texto.

    Agora eu queria saber QUEM será o meia de ligação que bota a bola na cabeça dos nossos atacantes. dispensar o cara sem ter substituto? E o Renato, vai ter uma chance? Foi contratado para que?

    Abs!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: