Skip to content

É preciso punir cartões bobos

novembro 16, 2009
Maxi López - Diego Vara  - 11-11-09

Foto: Diego Vara/ClicRBS

Se a arbitragem brasileira é muito ruim, isso todo mundo sabe. Assim como não se questiona que o Grêmio é o alvo favorito dessa ruindade toda dos homens de apito. Mas já não se sabe o que mais prejudicou o Grêmio nesta temporada: os próprios árbitros ou destempero dos jogadores gremistas.

No último jogo, Túlio conseguiu estragar uma boa atuação com uma atitude irresponsável. Não questiono a falta existente sofrida pelo volante e nem a inversão a favor do Cruzeiro cometida pelo senhor Marcelo de Lima Henrique. Nada, porém, pode justificar a tamanha falta de controle emocional do jogador gremista em reclamar de maneira tão acintosa com o juiz, sabendo que já tinha cartão amarelo.

Episódios de tamanha irresponsabilidade são decorrentes no Grêmio. Tcheco conseguiu levar o terceiro cartão amarelo uma partida antes do Grenal por reclamação e naturalmente fez falta no clássico. Souza e Maxi López são outros jogadores que costumam peitar os árbitros e já receberam com isso cartões gratuitamente.

Não cabe aqui dizer que o jogador precisa ter sangue frio sempre, pois num esporte que mexe tanto com o emocional, isso é impossível. O problema é a incidência de cartões bobos que o Grêmio vem recebendo. E pior, algo que não tem cabimento, pois todos sabemos que o árbitro não voltará atrás na decisão.

O que cabe é a diretoria exercer a pressão por meio de uma reclamação formal à Comissão de Arbitragem da CBF e até usar a mídia para demonstrar a total insatisfação. Mas o jogador deve se controlar para não prejudicar o time. Por isso, está na hora da diretoria parar de ser condizente a esse tipo de atitude e começar a tomar uma medida quanto a isso, como multas para cada cartão amarelo recebido por reclamação.

2 Comentários leave one →
  1. novembro 17, 2009 7:30 am

    Eu acho que isso já deveria ser norma do clube, ano passado já sofremos muito tambem com isso principalmente com Tcheco que quando era o capitão tinha que dar exemplo, e mostrar calma, alias eu nunca vi perfil no Tcheco pra ser capitão, porque uma das virtudes de um bom capitão é a tranquilidade pra servir ao time. E eu acho perfeitamente possivel o jogador se controlar em casos como o de Tulio que não foi um erro tão grave assim. Punição ao cartoes bobos já. abraço

  2. Fredy permalink
    novembro 17, 2009 7:41 am

    Não estou de acordo com teu ponto de vista, mas respeito. Considero qu se o Grêmio começa a aplicar essa politica de punir os jogadores por cartão, isso somente provocaría que os jogadores “tirassem o pé” em lances decisivos. Não vejo nada de mais nas reclamações que os jogadores estão fazendo. E com respeito ao voltar o lance, é claro que a arbitragem não faria isso, porém considero que no caso de uma reclamação mais vigorosa por parte do jogador, o arbitro pensará 2 vezes antes de invertir uma falta ou marcar uma inexistente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: