Skip to content

Autuori seguiu a lógica

novembro 10, 2009
Paulo Autuori - Mauro Vieira - 10-11-09

Foto: Mauro Vieira /ClicRBS

A saída ainda não oficializada de Paulo Autuori apenas confirmou o que se desenhava, encerrando o seu curto ciclo no Olímpico iniciado em maio deste ano. A entrevista coletiva do técnico dada nesta terça-feira e as mudanças dos discursos do presidente Duda Kroeff e do diretor Luiz Onofre Meira, alterando do otimismo para a cautela e passando por último para o conformismo, já são sinais suficientes para o torcedor concluir que o Grêmio precisará procurar um novo treinador para 2010.

Não se pode julgar a decisão de Paulo Autuori, tal ato seria uma hipocrisia. Ninguém, em sã consciência, recusaria uma proposta de R$ 700 mil mensais, com educação e qualidade de vida para a sua família. Em dois anos do novo contrato, o técnico ganhará quase R$ 18 milhões.

A ida de Autuori ao Al-Rayyan é um golpe para Duda Kroeff e Luiz Onofre Meira. Não que sejam culpados pela saída do técnico, afinal, a proposta dos árabes era algo insuperável. Mas ficará registrado que depois de quase dois meses de espera por Autuori, o mesmo permaneceu apenas por um pouco mais de seis meses no clube, prato cheio para os críticos.

Além da proposta tentadora dos árabes, o fato de Paulo Autuori não ter obtido êxito na Libertadores e encerrar o Campeonato Brasileiro deste ano sem ambição alguma também são elementos que justificam a sua saída. O treinador, de currículo invejável, jamais obteve a unanimidade entre os gremistas.

O Grêmio terá que buscar outro treinador e outro preparador físico o quanto antes para começar 2010 sem grandes impactos quanto a perda de Autuori. Os nomes cogitados são de Adilson Batista, Dorival Junior e Silas. Todos os três empregados, mas Adilson é aquele que mais agrada o torcedor e dá sinais de que pode sair do Cruzeiro. Assim é a minha preferência.

Anúncios
9 Comentários leave one →
  1. Rafael Targanski permalink
    novembro 10, 2009 8:03 pm

    Que venha Adilson ou Silas, qualquer um é bom!
    E que os arabes nos deixem uma graninha pelo Autuori…

  2. novembro 10, 2009 9:47 pm

    Eu gostaria MUITO de ver o Silas.

    O Adilson teve uma passagem apagada pelo Imortal logo no início de sua carreira de técnico e evoluiu muito depois disso.

    Enfim, como disse o Rafael, que os árabes paguem bem pelo Autuori. Será o único ganho de fato que ele deixa para o Grêmio.

    PS.: Bruno dá uma olhada nisso: http://tinyurl.com/yh56sut

    • novembro 11, 2009 3:10 am

      Társis, a camisa é sensacional. Quando passar esse Tsunami envolvendo a saída de Autuori, darei espaço para publicá-la no blog.

      Mas sei não se um dia terei o prazer de vê-la em campo. É bonita e simples demais para ser da Puma. 😀

  3. Sanchotene permalink
    novembro 10, 2009 11:51 pm

    Pode recusar, sim! Ele não veio para cá pelo dinheiro. Ele já recebia mais, lá mesmo, antes. A decisão do Autuori representa uma facada pelas costas de uma direção que o apoiou incondicionalmente, mesmo com os resultados medíocres apresentados, e que apostou nele para a construção do trabalho em 2010.

    Isso é imperdoável!

  4. novembro 11, 2009 3:07 am

    Sancho, entendo o que quis dizer, mas aí temos o ideal e o real, que nem sempre andam juntos.

    Concordo plenamente, o ideal era Autuori permanecer e compensar todo o esforço da direção e do presidente Duda Kroeff depositaram nele, depois da longa novela que foi a sua contratação e a sua manutenção após os resultados pífios neste Brasileiro.

    Nesse ponto, também fico com a sensação de facada pelas costas, pois a atual gestão se queimou e colocou tudo a perder para trazê-lo e protegê-lo.

    O problema é que os dirigentes do Al-Rayyan pegaram pesado na proposta. Nenhum técnico no Brasil não ficaria balançado com isso.

    Não sei se há trabalho em longo prazo que resista a isso e caso haja, deve ser visto como exceção.

    Não só no futebol, também no mundo cotidiano em geral, não há esse tipo de relação de gratidão entre empregado e empregador. Se houver maior compensação financeira para o primeiro, ele pula o galho, enquanto se houver melhor profissional e maior rentabilidade, o segundo trocará o funcionário sem pensar duas vezes.

    Mas confesso que estou decepcionado com tudo isso. No final, Paulo Autuori foi uma aposta, em que eu também apoiei, cara demais por tão pouco.

  5. Sanchotene permalink
    novembro 11, 2009 6:45 am

    Na boa, chega um ponto em que a diferença monetária torna-se irrelevante. Como diria Marx, o Groucho: “um homem com 10 milhões de dólares não é necessariamente mais feliz que outro com SÓ nove milhões…”

  6. novembro 11, 2009 8:51 am

    Cara, eu particularmente não estou nem ai pra saida do Autuori, eu nunca gostei desse sujeito, entao só espero que essa direção contrate logo alguem e que não fiquem de lenga lenga como fizeram antes, tragam alguem do interior como Felipão, Mano Menezes, é melhor do que pagar fortunas para Celso Roths e Autuoris da vida, abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

  7. novembro 11, 2009 11:30 am

    Poisé, essa saída do Autuiroi, como vascaíno, me preocupa. Explico; o grêmio quer o dorival JR para oseu lugar1! que o rospide assuma o grêmio o u o Adílson batista, como muito se fala e que o grêmio siga sua trilha de sucesso!

  8. novembro 11, 2009 1:52 pm

    Bruno, eu concordo com o Sanchotene. Entendo que o dinheiro balança, distorce e corrompe, mas acho que o Autuóri entrou como saiu, sem título, sem glória pessoal, deixando muito pouco.

    Espero e acho que essa semente que ele plantou de integrar os times da base ao principal dê frutos, duvido que um novo técnico acabe com isso.

    Mas quando se criticar um jogador como o Roger que fez isso não tem como não criticar o técnico. Porque carreira de jogador é muito curta e o técnico?

    Isso é imperdoável, mesmo.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: