Skip to content

Sejamos realistas…

setembro 30, 2009

Com todo respeito aos jogadores, técnicos e dirigentes, mas falar em título a esta altura do Campeonato Brasileiro é subestimar a inteligência do torcedor gremista. Infelizmente, não dá mais. O Grêmio tem um dos melhores times do Brasil, capaz de brigar por um título de expressão nacional, mas o desempenho da equipe, principalmente nos jogos fora de casa, foi abaixo do esperado e nos tirou a chance de brigarmos pelo Tri neste Brasileirão.

Também não adianta usar o São Paulo como parâmetro para uma possível virada. A diferença 11 pontos de distância entre o clube paulista e o Grêmio no Brasileirão 2008 ocorreu na 20ª rodada (Grêmio com 44 pontos e São Paulo com 33 pontos). Mas já na 27ª do campeonato anterior, tal diferença foi reduzida a quatro pontos.

Por todos esses motivos, não dá para falar em título, pois seria necessário tirar uma vantagem de 11 pontos em 12 rodadas. Então o foco deve ser apenas a vaga na Libertadores, algo mínimo para um time acostumado a levar troféus para o Olímpico. E ainda assim, o Grêmio deverá mostrar um desempenho melhor do que o atual, caso contrário teremos que nos contentar em conquistar a Copa do Brasil, um título de expressão, mas de importância técnica e financeiramente inferior à Libertadores.

Para chegar a disputar a Libertadores 2010, o Grêmio precisa ter como parâmetro próximo a 63 pontos. É possível constar isso, porque da mesma maneira que o Palmeiras garantiu a vaga em 2008 com 65 pontos, o Cruzeiro e o Flamengo obtiveram a classificação com 60 e 61 pontos respectivamente.

Mesmo assim, a Libertadores é uma meta difícil. Para chegar a uma pontuação segura e que lhe garanta a classificação (neste caso, vamos usar os 65 pontos), o Grêmio teria que ter um aproveitamento aproximadamente de 75%, naturalmente superior ao aproveitamento atual de todo o campeonato, que é de 50%.

Para isso, a melhor definição da atual situação é a de Souza: “A Libertadores está distante, mas temos condições de brigar pelo G-4”. Mas para brigar pelo G-4, é inegável que o Grêmio tenha que continuar a mesma postura em casa (sem direitos a tropeços) e apresentar melhor rendimento fora, não levando tantos gols no segundo tempo, como vem ocorrendo.

Preparação física

A partir do rendimento mais fraco do Grêmio no segundo tempo, principalmente nos jogos fora, englobamos o preparação física dos atletas, que vem dando sinais de que está abaixo do necessário (como constatou o Blog do Torcedor do Globoesporte.com). Naturalmente, não é possível culpar Gilvan Santos, atual preparador físico, pois ele chegou ao Grêmio junto com Autuori.

A desconfiança sobre a preparação física dos atletas já vinha desde Beto Ferreira, então auxiliar de Celso Roth. Tudo isso aumenta ainda mais a dificuldade de conseguir a vaga na Libertadores. Mesmo assim é possível? Claro que sim! Mas seria necessário ter uma preparação que não vem ocorrendo desde o começo desta temporada.

2 Comentários leave one →
  1. setembro 30, 2009 8:38 am

    Otimo texto Bruno, excelente analise, eu a algum tempo já achava dificil o titulo, e com esse tropeço contra o Goias só não jogo a toalha porque sei do poder da nossa camisa, mas prefiro sim que todos pensem e lutem pela vaga na Libertadores, e ano que vem com um planejamento melhor e com uma boa base já montada possamos lutar mais uma vez pelo tri da américa. abraço.

    Saudações do Gremista Fanático

  2. outubro 2, 2009 3:57 am

    PREPARAÇÃO FÍSICA: evidente que o GRÊMIO tem cansado nos segundos tempos dos jogos. São Paulo que mantém mesmo fisicultor faz anos, além de tratar o assunto como prioritário, tem sido vitorioso. Preparação física é fundamental e parece ser pouco valorizada no GRÊMIO. O nome do preparador físico devia constar na súmula dos jogos. Acorda GRÊMIO para o óbvio. Quem trabalha mais corre mais que os adversários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: