Skip to content

Convocação de Douglas Costa

setembro 12, 2009
douglas-costa-07-02-09-agencia-reuters

Foto: Agência Reuters

A convocação de Douglas Costa ao Mundial Sub-20 pode ser vista em dois aspectos antagônicos. Um deles passa pela escassez de opções no meio-campo do Grêmio. Mesmo que o meia ainda  não esteja atingindo as expectativas depositadas nele, a sua ausência combinada com a de Maylson para compor o grupo da seleção brasileira, deixa o Grêmio praticamente sem opções. Agora, Renato se torna a  única alternativa imediata para Souza e Tcheco.

Em contrapartida, para fazer caixa, pode ser interessante ao Grêmio liberar o jogador para que ele possa despertar o interesse dos clubes europeus. A Seleção Brasileira virou uma grande vitrine e todo jogador que veste a camisa verde e amarela se valoriza e muitos deles são vendidos logo depois.

Assim a diretoria gremista tende a não realizar pressão nos bastidores na Federação Gaúcha de Futebol, como fez o Internacional no caso do Sandro. E mesmo se o fizesse, não acredito que Francisco Noveletto teria o mesmo ímpeto pelo Grêmio, algo que ficou tão escancarado no último Campeonato Gaúcho.

O fato também de não haver, ainda, muito barulho no Olímpico pode significar que há intenção de vender o jogador na primeira grande proposta que vier da Europa. Foi na Seleção Brasileira que Douglas Costa ganhou o Sul-Americano Sub-20 como um dos principais destaques e é provável que a diretoria gremista acredite que o mesmo ocorra com o Mundial da categoria. Mas o elenco gremista perde em opções no meio-campo no decorrer do Campeonato Brasileiro.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Sancho permalink
    setembro 13, 2009 9:03 pm

    Há uma terceira possibilidade: dar um respiro para o guri; que vai treinar e jogar contra jogadores da sua idade; e estará longe da pressão de torcida e imprensa.

    Novos ares, por um tempo, podem fazer bem para ele. Além disso, ele chega na Seleção como refugo. Vai ser um bom teste para saber o quanto ele é ambicioso. Lutará por um lugar no time? Conseguirá?

    Além disso, se ele tivesse sido destaque no Sul-Americano, teria sido convocado na Primeira Chamada, não?

    Um abraço.

  2. setembro 13, 2009 9:18 pm

    Um dos destaques, o Douglas Costa foi, como Maylson, Giuliano e Walter. Mas acredito que o rendimento dele nos últimos jogos do Grêmio, abaixo do esperado, possa ser atribuído para a não convocação direta. Ao contrário do Giuliano que vem mantendo uma boa regularidade no Inter e foi convocado diretamente.
    Concordo com a terceira hipótese, de dar novos ares a ele, mas não duvido nem um pouco que para a diretoria seja interessante que Douglas Costa vá à seleção para se valorizar, pois pelo futebol que estava demonstrando no Grêmio, a sua venda seria muito abaixo do pretendido.
    O problema que eu prefiro frisar é que com a ida dele para o Mundial Sub-20, o Grêmio praticamente passa a ter apenas o Renato como opção de banco ao meio-campo, visto que Maylson e Douglas Costa poderão estar com a seleção até o dia 16 de outubro, passando assim cinco rodadas.

    Abraço.

  3. setembro 15, 2009 8:36 am

    Aqui voce já disse tudo Bruno, é isso mesmo, e quer saber o Douglas Costa ainda não fez nada pelo Grêmio que possa fazer com que sinta falta dele, abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: