Skip to content

Tempo ao tempo

agosto 26, 2009

Foto: Fernando Gomes - Blog do Wianey Carlet

Foto: Fernando Gomes - Blog do Wianey Carlet

Paulo Autuori chegou ao Grêmio para introduzir uma nova forma de jogar, algo que talvez o torcedor não esteja habituado nos últimos anos. Neste momento, o time gremista toca mais a bola e mostra uma aproximação mais pela técnica do que pela garra.

Isso vem gerando certa polêmica, combinado com todo o assunto em torno da pegada, da qual o nosso técnico discorda, o que não agradou muitos gremistas. E combinado com a péssima campanha fora de casa, já há pressão sobre Autuori por supostamente fazer uma “acariocação” do time gremista.

Porém, acredito que haja exagero na polêmica da pegada, que aliás, tem um conceito mal entendido. Pegada é mostrar vontade, jogar em cima do adversário e jamais desistir da jogada e não destruí-la com uma jogada de força excessiva. Talvez esse seja o engano de Autuori.

Mas o maior problema do Grêmio não é o técnico. Aliás, pelo contrário, Autuori faz parte da solução. Então onde está o problema? Em dois pontos. O primeiro é a falta de desarmes feito pelos jogadores gremistas. Nos jogos fora, em que o adversário toma as ações do jogo, essa necessidade se torna fundamental. O Grêmio de Celso Roth fazia isso muito bem.

Por outro lado, falta tempo para entrosar a equipe diante dessa nova forma de jogar. Desde que voltamos para Série B, Mano Menezes e Celso Roth começaram as edições do Campeonato Brasileiro com times praticamente prontos, o que não ocorre com Autuori, que estreou como técnico no decorrer deste campeonato, ao mesmo tempo que implantou novo esquema tático e reformulou o elenco.

O segundo ponto fica na questão técnica. Souza e Tcheco precisam mostrar o mesmo futebol do Olímpico em partidas fora. Eles ditam a maneira do Grêmio jogar e sem o apoio dos dois, o time passa a ser nulo no ataque.

Por essas razões é cedo para avaliar Paulo Autuori. O Grêmio pode sim mesclar a técnica com o futebol de pegada, mas será necessário tempo para isso. Aliás, a proposta de trabalho do novo técnico gremista é em longo prazo. Por isso é necessário dar tempo ao tempo, para que o Grêmio continue numa crescente.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. agosto 27, 2009 8:34 am

    A solução seria jogar da mesma forma no Olimpico e jogar a moda Felipão fora do de casa, assim quem sabe venceriamos uma fora, abraço.
    Saudações do Gremista Fanático

  2. Marco Aurélio permalink
    agosto 27, 2009 4:04 pm

    Olha a matéria que saiu num site da cidade de Fábio Rochemback

    http://www.clicsoledade.com.br/esportes/index.php?pg=ler&id=989

    A especulação rodou no programa de epsortes da emissora de rádio local! Já pensou esse louco no grêmio ? huhuhuh

  3. Eduardo permalink
    agosto 27, 2009 6:42 pm

    Fato! concordo plenamente!
    e a respeito do Fábio Rochemback, eu acho ele uma ótima contrataçao, alias ele só nao fecho com o GRÊMIO a um tempo atrás porque o Boro nao aceitou… era pra ele vim na metade daquele ano quando acabava o contrato dele porém acabou nao indo!
    Abraço!

  4. heraldo permalink
    agosto 27, 2009 7:11 pm

    outro moranguinho?

  5. Régis permalink
    agosto 28, 2009 8:32 pm

    Gostei do termo “cariocação”, Bruno, mas confesso que este termo só seria bem empregado se estivéssemos fazendo um paralelo com o futebol carioca da década de 1980, pois, falar isso nos dias atuais, é uma ofensa a qualquer clube. heheheheheh Mas sem dúvidas, velho, o Grêmio não consegue fazer atuações fora de casa iguais as que faz no Olímpico, e isso é de se estranhar, pois o clube possui um histórico de jogar bem dentro ou fora de casa em quaisquer competições que participe. Gosto muito do futebol do Souza e do Tcheco que, como você bem escreveu, são peças-chave para as boas atuações do clube, porém estão bem aquém das que conhecemos quando jogam em casa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: