Skip to content

Falta qualidade para o Grêmio ser regular

agosto 10, 2009

Foto: Tom Dib - Lancepress

Mais uma vez, caímos fora de casa / Foto: Tom Dib - Lancepress

Não há uma palavra melhor do que vergonha para definir a campanha do Grêmio fora do estádio Olímpico. Não importa em qual situação, o nosso atual aproveitamento fora do nosso estádio é inadmissível pela camisa do Tricolor, ainda mais quando temos um discurso de brigar pelo título.

Diante disso, há duas considerações a fazer. Primeiro é a qualidade técnica e isso é indiscutível. Não dá mais para colocarmos um zagueiro na função de lateral-direito, mesmo reconhecendo o esforço de Thiego em subir ao ataque e suprir suas limitações. Neste caso, a volta de Felipe Mattioni seria uma boa notícia, mesmo ressalvando que ele esteve abaixo do esperado no Campeonato Brasileiro 2008.

Também falta ao Grêmio um atacante que faça bem a segunda função. O 4-5-1 de Autuori ao colocar Douglas Costa, muitas vezes deixa o Maxi López completamente isolado. Se confirmada a contratação de Leandro, poderemos suprir essa deficiência.

No meio-campo, precisamos de um reforço de qualidade. Souza nunca foi protagonista no São Paulo (protagonista lá, somente Rogério Ceni), mesmo que tenha sido muito importante para as conquistas do Bicampeonato Brasileiro pelo Tricolor Paulista. Mas a sua irregularidade não me surpreende e já esperava por isso, visto que o mesmo ocorria no São Paulo.

Tcheco ainda tem meu total apoio na permanência no grupo, pois ainda o considero um jogador importante ao grupo e também não estamos cheios de meias como alternativas para substituí-lo (nem no Grêmio, nem no mercado de jogadores). Mas é um jogador que está num estágio final de sua carreira e consequentemente tem um preparo físico já deficiente. Tcheco não tem condições de jogar uma partida atrás da outra e manter o seu nível técnico. Então, há problemas no nosso meio-campo. Além disso, ainda acho que Douglas Costa tem muito que provar diante da expectativa que temos nele.

Segundo, quanto a Paulo Autuori, acredito que afirmar que ele se preocupa mais em discutir conceitos é exagerado. Mas acho que a postura do Grêmio fora de casa deve ser aquela adotada por Celso Roth, em que nos garantiu uma boa campanha fora dos nossos domínios no Campeonatoo Brasileiro 2008. Ou seja, fechar-se na defesa e se garantir nos contra-ataques.

Jogar de igual para igual contra um anfitrião pode ser interessante e talvez seja até o ideal, desde que o técnico tenha plantel de excelente qualidade e equilibrado em seus setores, o que não ocorre com o Grêmio neste ano.

Off-Topic

Parece que Luiz Onofre Meira está confiante na contratação de Leandro. Trata-se de um bom jogador, que também às vezes é irregular e não é artilheiro-nato, mas cumpre muito bem a função de segundo atacante, pois tem velocidade e qualidade para isso. Ao lado de Souza, Leandro também foi extremante importante no São Paulo nas conquistas do Campeonato Brasileiro 2006 e 2007.

Se concretizada a contratação, resta saber qual vai ser a relação entre Leandro e Túlio. Para quem não se lembra, ambos já tiveram um desentendimento feio no Campeonato Brasileiro 2007, quando o atacante estava no São Paulo e o volante no Botafogo. Em partida no Maracanã, Túlio chegou a chutar a cara de Leandro, o que resultou em sua expulsão e troca de farpas depois do jogo.


Nesta segunda-feira, Felipe Mattioni deve anunciar em qual clube jogará. É pouco provável que ele volte para o Milan e o atleta já garantiu que se for para voltar ao Brasil, o seu clube seria o Grêmio.

One Comment leave one →
  1. agosto 10, 2009 1:56 pm

    Falta mais que regularidade ao time, fora de casa falta vontade de vencer, parece que os caras estao satisfeitos com o empate e ai o bicho pega e levam gols que ocasionam derrotas atras de derrotas. abraço.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: