Skip to content

Campeonatoo Brasileiro 2009 – Palmeiras 1×1 Grêmio

agosto 7, 2009
Foto: Ari Ferreira, Lancepress

Foto: Ari Ferreira, Lancepress

Primeiro tempo

Como sempre, Grêmio e Palmeiras fizeram um grande jogo neste clássico nacional. Jogo de lá e cá, resultando num empate. A vitória em casa não saiu, embora estivesse muito próxima de nossas mãos, principalmente pela atuação do Grêmio após sofrer o primeiro gol. Mas a boa notícia fica pela personalidade que a equipe mostrou em campo.

É bem verdade que os primeiros 30 minutos foram uma repetição de um filme de terror quando o Grêmio atua fora do Olímpico. A liberdade que Cleiton Xavier jogava no nosso setor esquerdo era de causar calafrio e até irritação pela passividade que os nossos jogadores assistiam a isso. Enquanto o Palmeiras só atacava, o Grêmio nem sequer chegava próximo a Marcos. E aos 28 minutos, foi o próprio camisa 10 palmeirense fez o gol no meio dos zagueiros gremistas, após cruzamento de Wendell, também pela nossa esquerda.

Mas o gol palmeirense despertou um gigante. Essa foi a sensação. O Grêmio simplesmente mudou. E chegou ao gol de empate aos 31 minutos. Túlio cobra falta rápido, Souza recebe pela direita e passa para Maxi López empatar o jogo. Com empate, o jogo passou a ser lá e cá, mas foi o Grêmio que passou a mostrar mais eficiência no ataque. Tanto é que aos 40 minutos, Jadilson (que entrou no lugar de Fábio Santos, sentindo dores) passou a bola para Maxi López e forçou Marcos a fazer uma grande defesa.

Segundo Tempo

No segundo tempo, o Grêmio entrou em campo com Rafael Marques no lugar de William Thiego, estabelecendo o esquema 3-5-2. Mas Réver não se fixava na defesa, passou a ter liberdade para atuar mais em frente. Com esquema símbolo da Era Roth, o Grêmio jogou melhor do que o Palmeiras no segundo tempo.

A marcação enfim se acertou e o time atacava com frequência, nem parecendo que estava fora de casa. O time de Paulo Autuori quase chegou ao segundo gol aos seis minutos, em lance de Maxi López, que resultou num quase gol contra de Marcão. Mas Wendell tira a bola em cima da linha.

O Palmeiras teve chances de gols. A principal foi a de Cleiton Xavier, que recebeu um lançamento de lateral de Marcão. O meia palmeirense chutou a bola praticamente em cima de Victor, mas o goleiro gremista fez grande defesa. Porém, no conjunto da obra, o Grêmio pressionava mais o Palmeiras no segundo tempo. E aos 33 minutos, Douglas Costa (boa atuação) deu lugar a Jonas. O meia gremista também saiu por dores musculares.

Porém, tudo mudou a partir dos 37 minutos, quando Diego Souza e Réver disputam uma bola pelo alto. O zagueiro gremista caiu de cabeça no gramado e chegou a ficar desacordado. O jogador desmaiado saiu do Palestra Itália para a Santa Casa de São Paulo, preocupando a todos os gremistas.

Com a bola rolando novamente, o contexto anteriormente mais favorável ao Grêmio mudou. Autuori já tinha feito as três substituições, então o time teria que jogar os 10 minutos restantes com um jogador a menos. Assim, o Palmeiras foi para cima, mas não obteve êxito. O Grêmio soube segurar os anfitriões e ainda criou oportunidades para se aproximar da meta de Marcos. Mas o resultado mesmo ficou no 1×1 no Palestra Itália.

Pós-jogo

Grêmio passa a ter 25 pontos e fica 10 pontos atrás do líder Palmeiras.

A meta agora é vencer o Barueri e o Flamengo, para encerrarmos esse primeiro turno com 31 pontos.

Réver passa bem, para alívio geral. Mas não se sabe se joga contra o Barueri.

Não achei Diego Souza desleal. Mas ele foi sim com força desproporcional na jogada.

Temos que ter calma antes de sair disparando contra o Palmeiras e o Palestra Itália. Não havia mesmo como ter ambulância dentro de campo, isso é um fato, pois o campo é suspenso, mas o veículo pode ser colocado num local de fácil acesso.

Fábio Santos sofreu uma fratura em seu pé.

Jadilson pode não saber marcar, mas está fazendo mais diferença ao Grêmio do que Fábio Santos. Hoje A exemplo do que ocorreu contra o Cruzeiro, o reserva atuou melhor do que o titular da posição.

Outro que pede passagem é Rafael Marques, que há dias vem atuando com mais segurança do que Léo.

Boa atuação de Douglas Costa. Até que fim o guri está mostrando seu potencial. Não foi um “atacante” propriamente dito, e sim um meia-atacante, caindo pelos lados e responsável pela criação das jogadas. Se estiver em condições, deve enfrentar o Barueri.

Mesmo sem vencer fora, acredito que a atuação de hoje dará mais segurança aos jogadores na partida contra o outro Grêmio, o Barueri, em sua casa.

Se fosse para ter um vencedor no Palestra Itália, esse seria o Grêmio.

Ficha Técnica

Palmeiras 1×1 Grêmio – 17ª Rodada do Campeonato Brasileiro 2009

Data: quinta-feira, 06/08/2009
Local: estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Auxiliares: Erich Bandeira (FIFA-PE) e Ubirajara Ferraz Jota (PE)
Público: 25.440 torcedores
Cartões amarelos: Edmílson, Marcão (PAL); Rafael Marques (GRE)
Gols: Cleiton Xavier, aos 28min, Maxi López, aos 31min do primeiro tempo

PALMEIRAS
Marcos; Wendel, Danilo, Maurício Ramos e Marcão (Marquinhos); Edmílson, Pierre, Cleiton Xavier e Diego Souza; Ortigoza (Willians) e Obina (Jefferson)
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO
Victor; William Thiego (Rafael Marques), Léo, Réver e Fábio Santos (Jadílson); Túlio, Adílson, Tcheco, Souza e Douglas Costa (Jonas); Maxi López
Técnico: Paulo Autuori

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. Daniel Alves permalink
    agosto 7, 2009 5:02 pm

    Algumas considerações q eu gostaria de fazer: ontem o Imortal não fez aquela marcação no meio campo como vinha fazendo principalmente nos jogos da Libertadores. O Grêmio tem q marcar a saída de bola dos adversários, não deixando eles ultrapassarem a linha do meio campo em direção à meta do Victor, como nós gremistas estamos acostumados e gostamos de ver. Achei q o Grêmio deu muito espaço ao Palmeiras e esperou muito o Palmeiras se aproximar da nossa área.
    Adílson é um gigante, pra mim um dos melhores do time juntamente com o Souza q também vem jogando muito bem.
    Maxi López não pode jogar isolado lá na frente, ele vem mostrando q se tiver alguém pra jogar junto com ele, ele fará gols, como fez ontem e quase marcou o segundo logo em seguida (apesar dele ter chutado em cima do goleiro palmeirense).
    Bruno e demais gremistas, será q o Joílson não merece uma chance na lateral direita?
    Gostei da atuação do Grêmio ontem, e até acho q se tivéssemos jogado com 2 homens na frente e adiantado um pouco a marcação, principalmente após o nosso gol, teríamos saído com os três pontos do Palestra.
    Força Tricolor.
    Abraço.

  2. agosto 7, 2009 9:58 pm

    O crescimento do GRÊMIO, no segundo tempo, deveu-se à maior segurança defensiva, com a entrada do eficiente R. Marques, somado ao desempenho do Adilson, corre por dois, permitindo liberdade maior ao Tcheco, Souza e laterais. Penso no Léo como bom reserva. Se tivessemos dois Adilson , seríamos sólidos, compactos no meio campo. Lógico, falta ao Adilson evoluir parte técnica. Zagueiro rápido e de bom cabeceio mais atacante com velocidade seriam acréscimos.

  3. agosto 8, 2009 1:57 pm

    Daniel, toda vez que o Joilson entrou, não me convenceu. Não o vi marcar bem quando esteve em campo (por isso a preferência de Autuori por M. Fernandes, Thiego e Makelelê) e nem conseguiu criar jogadas pela direita, como Jadilson vem fazendo na esquerda.
    Pode ser cedo para avaliar ou talvez ele nem houve tempo para ele se regularizar no Grêmio, mas o fato é que toda vez que entrou em campo, Joilson decepcionou. Abraço.

  4. agosto 8, 2009 5:42 pm

    Pelo menos não perdemos dessa vez, aos poucos a vitoria fora de casa começa a amdurecer, acho que dessa vez contra o Barueri ela sai, abraço.

  5. Juliano permalink
    agosto 10, 2009 12:32 am

    Resultado injusto, o tricolor mereceu a vitória. Infelizmente ainda foi dessa vez a vitória fora. Eu vinha criticando muito o Tcheco nesses últimos meses, porém tenho de admitir que ele melhorou muito o seu rendimento, o time todo na verdade. Mas ainda assim acredito que precisamos de mais um meia, um atacante e um lateral direito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: