Skip to content

Douglas Costa no ataque? Já foi testado

agosto 5, 2009
Foto: Diego Vara

Foto: Diego Vara

Há muita especulação sobre a escalação de Douglas Costa no ataque para a partida contra o Palmeiras. Essa possibilidade não é desmentida por Paulo Autuori. Mas confesso que não gosto dessa idéia. O jogador sempre foi um meia-armador nas categorias de base, tem habilidade para criar jogadas e não propriamente em finalizá-las. Então não o vejo atuando mais avançado. E outro fator além da dificuldade de adaptação de um meia-armador no ataque é histórico recente do Grêmio nesse tipo de tentativa.

No Campeonato Brasileiro 2008, Celso Roth já tentou escalar Douglas Costa no ataque. E foi no jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão, em que fomos derrotados por 3×0. Como se não bastasse o resultado, o jovem meia sumiu. Tanto é que foi substituído no intervalo pelo Paulo Sérgio.

Mas há outros exemplos fracassados de meia atuando como segundo atacante. O jogador Roger já foi escalado mais próximo de Perea em dois jogos pelo Campeonato Gaúcho e nunca obteve êxito. O primeiro jogo foi um empate em 0x0 contra o Caxias em pleno Olímpico. Já a segunda partida ocorreu justamente quando o Grêmio perdeu por 3×2 contra o Juventude, também em casa, significando a eliminação do estadual.

Ainda com Roth, Souza igualmente foi escalado mais avançado, fazendo dupla com Marcel na partida contra o Fluminense, também pelo Campeonato Brasileiro 2008. A atuação novamente foi abaixo do esperado e o Tricolor não saiu do 0x0.

É bom frisar que todo esse retrospecto não torna impossível Douglas Costa começar jogando ao lado de Maxi López nesta quinta e sair do Palestra Itália com grande atuação diante do Palmeiras. Mas eu prefiro e acredito que Autuori coloque Jonas e Maxi López no ataque. Além disso, Douglas Costa mostrou melhoras, mas é preciso calma em sua avaliação. Ele ainda precisa mostrar regularidade.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. agosto 5, 2009 8:20 pm

    Acho que ele deve jogar como no jogo contra o Cruzeiro, pela ponta partindo pra cima da marcação em direção a grande area, e espero que ele renda o que é esperado, palpite pra amanha é de finalmente uma vitoria nossa fora de casa: 2×1.
    abraço.
    Saudações do Gremista Fanático

  2. agosto 6, 2009 10:25 am

    Bruno tua análise está perfeita, mas acho que o Douglas não vai ser exatamente um “atacante”, ele vai jogar enfiando caindo pelos lados, provavelmente com liberdade para abrir a defesa suína, entende?

    Acho que é mais por ai.

    Agora, tu vai ao jogo? Não posso ir porque estou trabalhando, mas estou me programando para ver o jogo em Barueri, me mande um e-mail se tu quiser ir, ok?

    Abs!

  3. agosto 6, 2009 8:53 pm

    Opa. Mesmo trabalhando na Barra-Funda (ainda bem que não estava com a camisa do Grêmio, pois estava cheio de palmeirenses), não vou ao jogo. Mas podemos combinar algo sim contra o Barueri. Manda-me um e-mail. Abraço.

  4. agosto 9, 2009 11:24 pm

    Segundo atacante tem que finalizar, fazer gol, coisas que o Douglas não tem feito. Time médio como o GRÊMIO precisa de muito trabalho e pouca conversa. Douglas, pelo mostrado, é bom reserva.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: