Skip to content

Situação financeira apertada

julho 26, 2009

Foto retirada do site Grêmio Sempre

Foto retirada do site Grêmio Sempre

Para quem esperava novas contratações, realmente a entrevista concedida pelo vice-presidente Irany Sant’anna Júnior ao Final Sports foi uma ducha de água fria. Mas ao mesmo tempo, suas colocações foram esclarecedoras e seguras, dando a entender que há uma pessoa capacitada cuidando das finanças do Grêmio. E para o vice-presidente de finanças do clube, não há abrangência de recursos financeiros em caixa para investir pesado no futebol.

Hoje a prioridade do Grêmio é pagar as nossas contas. No curto prazo, nós temos compromisso com os credores e com o condomínio. Já o Futebol está próximo do seu limite do seu orçamento”, diz Irany Sant’anna Junior. No primeiro semestre, o Grêmio atrasou o pagamento ao condomínio de credores. Estimou-se que o atraso estaria em torno de R$ 5,5 milhões (a direção não chegou a confirmar esses valores). Esse atraso se deu muito pelo projeto da Libertadores. Um risco que se mostrou necessário para ter um time competitivo para a busca dessa conquista.

Também houve a compra de Souza, que ao contrário do que muitos achavam, não houve investidor e todo o valor da aquisição do meia saiu dos cofres gremistas, principalmente através das vendas de Thiago Dutra e do Bruno Renan.

Agora a prioridade do Grêmio será pagar os credores, fato que a gestão Kroeff não esconde. “O esforço que nós precisávamos fazer, no curto prazo, para o futebol, nós fizemos e, por isso, não temos condições de pedir mais paciência aos nossos credores”, salienta o vice-presidente de finanças. Então, dificilmente virá um grande jogador, por isso a aposta nas categorias de base, por mais arriscada seja pelo amadurecimento gradual desses atletas. Nestas circunstâncias, a base tende a ser mais uma vez a nossa salvação.

Embora o clube esteja vivendo essas circunstâncias de aperto financeiro, ainda acho acho necessárias as contratações de um lateral-direito e principalmente um meia, para brigarmos pelo título brasileiro. Já as demais carências são suportáveis, caso nenhum grande jogador saia. Porém, fica difícil sonhar alto neste momento. Mas assim como Irany Sant’anna Junior, talvez seja um momento de paciência.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. thiago costa cardoso permalink
    julho 27, 2009 8:45 pm

    tu achas que ele é capacitado!!!!como se o cara é advogado!!!!finanças

    precisa de contador ou economista ou administrador de empresas

    SE GRÊMIO NÃO TIVESSE GASTADO TODA GRANA NO SOUZA TERIAMOS CASH

    AINDA MAIS QUE SE BONITINHO VAI IR EMBORA NO FIM DO ANO!!! PRA ARÁBIA

    • julho 27, 2009 9:41 pm

      Thiago, eu tive a impressão que ele é capacitado pela entrevista esclarecedora dele. Para mim, passou segurança, mas divergências são comuns. Sobre o Souza, achei um gasto necessário. Se estamos reclamando da falta de um meia e alertando que Tcheco não aguenta mais dois jogos por semana seguidamente, imagine se a gente não tivesse o Souza. Agora, se amanhã ele for para o mundo árabe, aí é futurologia ou você leu uma notícia que passei despercebido. Abraço.

  2. julho 27, 2009 9:09 pm

    Percebo soluções realistas e acessíveis no imenso futebol brasileiro. O Ramires estava no Joinvile. Basta mais trabalho, olheiros que ganhariam um percentual numa futura venda, diretores linha de frente. É cômodo contratar jogador caro, via empresário, tomando chá num gabinete climatizado. Até a côr da camisa, azul celeste, não acertam.

  3. julho 27, 2009 9:13 pm

    Aliás, até quando vão maltratar o artigo 113 do nosso Estatuto com esse azulão turquesa?

  4. Eduardo Bernardon permalink
    julho 27, 2009 9:47 pm

    O irany é uma das pessoas mais capacitadas para tratar do assunto finanças. Se a questão e apenas a formação profissional dele, informoaos amigos que ele é técnico de carreira do Banco Central do Brasil. Economista e muito bem capacitado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: