Skip to content

Sobre as necessitadas contratações

julho 15, 2009

O Grêmio parece estar recuperado definitivamente da eliminação na Copa Libertadores da América. Nos dois jogos seguintes, pelo Campeonato Brasileiro, o time de Paulo Autuori somou sete gols feitos e apenas um sofrido, nos jogos contra Atlético Paranaense e Corinthians. Estamos bem vivos na briga pelo G-4 e quem sabe, pelo título.

Aliás, título que deve ser o principal foco do Grêmio, assim como de qualquer outra equipe. Mas no Brasil, um fenômeno vem ocorrendo: a vaga na Libertadores passou a ser o principal objetivo, como se o título brasileiro fosse algo secundário. O que não é verdade. É obrigação de qualquer clube grande, mesmo sendo atual campeão da Libertadores ou da Copa do Brasil (e assim com a vaga garantida na próxima competição continental), brigar pelo titulo nacional.

E pensando em título nacional, o Grêmio precisa de contratações para reforçar o elenco. Pois não podemos mascarar algumas carências no elenco gremista nas duas excelentes atuações no Olímpico. Precisamos ainda de um meia, ainda mais com uma provável saída de Douglas Costa. Maylson pode vir a ser um grande jogador, mas é jovem e ainda está em fase de amadurecimento para a posição. E mesmo que o jovem meia trilhe esse caminho, vai passar por altos e baixos, uma característica de sua idade. E não temos um meia que cadencie o jogo como o Tcheco e nem um que neste momento se aproxime da qualidade de Souza.

Talvez seja preciso contratar um lateral-esquerdo. Porque para a posição, só temos Fábio Santos. Jadilson dificilmente terá vida longa com Autuori, pois não sabe marcar e deve ser dispensado em breve. Por outro lado, temos Bruno Collaço, mas acho que a sua entrada no time titular deve ocorrer num processo gradual e não em momentos de emergência. Mas tudo depende do comportamento do próprio jogador e da avaliação de Autuori. Se o jovem atleta se mostrar capaz de suprir essa carência, não haverá necessidade de contratação.

Porém a lateral-direita se encontra a maior urgência. Joilson é a única alternativa para a posição, sendo que a escalação de Thiego, um zagueiro, deve ser um sinal de que o ex-jogador do São Paulo e Botafogo está deixando Autuori desconfiado. Na posição, o Grêmio promoveu para o time principal Gabriel Spessato (17 anos) e Sérgio Carvalho (18). E tenho a mesma opinião com eles, como tenho em relação ao Collaço. O time precisa de um jogador mais experiente, para servir também de suporte para esses novos atletas.

Há posições menos carente, é verdade. No setor dos volantes, Túlio e Adilson são os titulares, neste segundo semestre teremos a volta de William Magrão e Júlio César me parece um jogador que tende a crescer. Mas a vinda de Émerson, se pedir um salário compatível com a realidade financeira do Grêmio, me parece uma excelente opção para dar qualidade no setor, por exemplo.

No ataque, dificilmente a diretoria voltará a gastar muito na posição. Falta um artilheiro-nato, mas convenhamos, será difícil um jogador desse tipo disponível no mercado e ainda com preço acessível. Além disso, temos boas opções para o setor, se comparar com outros clubes de elite no Brasil. Por mais que haja críticas, Maxi López, Herrera, Perea, Alex Mineiro e Jonas jogariam como titulares na grande maioria dos clubes da Série A.

Já em relação a um zagueiro, falta um xerifão, mas quem seria este? Se não perdemos nenhum jogador, teremos alternativas com Rafael Marques, Mário Fernandes (este me anima muito) e Saimon. Caso Réver saia para o futebol europeu, então uma contratação passa a ser necessária,

Há portanto uma necessidade maior nas contratações de um meia de qualidade e um lateral-direito. Assim, poderemos suprir essas duas principais carências no nosso time. Mas um volante e um lateral-esquerdo com experiência e técnica ainda são bem vindos no atual plantel do Grêmio. Se esses reforços vierem, teremos um time mais qualificado para brigar pelo Tricampeonato Brasileiro.

No comments yet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: