Skip to content

Resquícios de 2007

julho 10, 2009
Foto: Tadeu Vilani - Blog do Wianey Carlet

Foto: Tadeu Vilani - Blog do Wianey Carlet

Grêmio e Corinthians voltam a se encontrar no Estádio Olímpico Monumental, depois do histórico jogo de 2007, que marcou o rebaixamento corintiano para Série B do Campeonato Brasileiro. Desde daquela partida, os dois clubes passaram por reformulações em seus em seus elencos, mas ainda há resquícios daquele duelo.

Entre eles, está Jonas, autor do gol gremista naquele empate de 1×1 no dia 02 de dezembro de 2007. O atacante esteve em 2008 na Portuguesa e voltou ao Grêmio para esta temporada. E coincidência ou não, foi confirmado por Paulo Autuori como o companheiro de ataque de Maxi López, já que Perea ainda busca a sua melhor condição física. Além do atacante, o Grêmio tem como remanescentes daquele jogo Tcheco e Léo. No banco, Marcelo Grohe, titular daquela partida.

No Corinthians também há personagens presentes naquele jogo. Entre eles, o goleiro Felipe, que fez um Campeonato Brasileiro espetacular, mas todo o seu esforço foi insuficiente para evitar o rebaixamento. E por ironia, o zagueiro William e o técnico Mano Menezes também fizeram parte do jogo no lado do Grêmio.

E a última partida de Mano Menezes no comando do Grêmio foi exatamente esse empate de 1×1. E como fez falta depois. Passaram no cargo Vagner Mancini em sua curta estadia e Celso Roth, que jamais obteve o apoio de toda a torcida gremista. Hoje, temos Paulo Autuori, um técnico com estilo completamente diferente, mas tão competente quanto o nosso ex-treinador. Mesmo assim, o estilo de Mano ainda faz falta no Olímpico.

Já o Corinthians volta ao estádio que marcou o seu rebaixamento, com o objetivo de quebrar o tabu que persiste desde 1999. A última derrota do Grêmio contra o Corinthians no Olímpico foi por 3×0 no Campeonato Brasileiro daquele ano. Desde então, foram cinco jogos entre as equipes em Porto Alegre, com quatro vitórias do Grêmio e um empate, com 14 gols feitos e apenas um sofrido, justamente naquele empate de 1×1. No geral em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro, foram 19 vitórias gremistas, 15 vitórias corintianas e sete empates.

No dia 02 de dezembro de 2007, o Grêmio já era uma equipe desgastada e com Mano Menezes em tom de despedida. Mesmo assim, o Tricolor entrou em campo ainda com chances para se classificar para a Libertadores. E o Grêmio começou muito superior ao adversário, como era o esperado. Jonas fez o gol gremista no primeiro minuto de jogo.

Porém, para garantir a sua vaga para a competição continental, o Grêmio precisaria que o América de Natal, saco de pancadas daquele campeonato (antes da última rodada, já colecionava 28 derrotas), vencesse o Cruzeiro no Mineirão. E como esperado, a Raposa venceu com tranquilamente por 2×0 e a partir do momento que os jogadores gremistas souberam do primeiro gol em Belo Horizonte, o time de Mano Menezes passou a jogar em ritmo de treino. Assim o Corinthians cresceu na partida, chegou a empatar com Clodoaldo, até criou oportunidades para vencer, mas não teve forças para a virada e selou a sua ida para Série B.

O contexto atual é completamente distinto com o daquele 02 de dezembro de 2007. O Grêmio mudou e o Corinthians também. Mas ainda assim, essa lembrança persiste, pois se trata de um clássico nacional entre duas equipes colecionadoras de títulos e que já decidiram duas vezes a Copa do Brasil. E para ambos, uma vitória neste domingo é importante para crescer no Campeonato Brasileiro. Por isso, se espera um grande jogo entre Grêmio e Corinthians no Olímpico, pelo Campeonato Brasileiro 2009.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. julho 10, 2009 9:52 pm

    Sou Tibério, tenho um blog onde faço um apanhado dos blogs catarinenses sobre futebol.
    Então meus amigos, para conhecer um pouco do que rola na blogosfera catarinense sobre futebol é só nos visitar.
    http://blogsfutebolcatarinense.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: