Skip to content

Corinthians será o maior desafio do Grêmio até aqui

julho 9, 2009

Foto: GloboEsporte.com

 

 

Foto: GloboEsporte.com

Observando o time do Corinthians, comandado por Mano Menezes, percebe-se que neste momento é a equipe mais embalada no futebol brasileiro. Se isso foi constatado com o título da Copa do Brasil sobre o Internacional, novamente foi comprovado pela vitória de 4×2 sobre o Fluminense, no Pacaembu. 

Nos primeiros 45 minutos, o Corinthains chegou a abrir uma vantagem de 3×0 sobre o adversário. Uma vantagem que não correspondia à porcentagem de posse de bola, que na primeira etapa, era mais de 60%  do Fluminense, mas que em termos de resultado, nada resultou. 

Então se constata que  de nada adianta ter mais domínio da bola diante do Corinthians, se não souber o que fazer com ela e errar passes em demasiado. O resultado é que em poucos toques, o time de Mano Menezes pode ser fatal, porque é bem treinado ofensivamente e defensivamente. Ronaldo é municiado por um time que se adaptou a jogar a seu redor, mas nem por isso, ficou dependente de seu futebol. O Corinthians é forte pelo conjunto, não apenas por Ronaldo. 

Atualmente pode parecer ousadia jogar com três atacantes, mas Mano Menezes adaptou muito bem esse esquema. Jorge Henrique e Dentinho não apenas atacam, mas marcam a saída de bola do adversário. André Santos é um lateral versátil, ataca e defende com qualidade, enquanto Alessandro já estamos ciente o quanto é importante para o Mano. Elias e Cristian são volantes em ótima fase, sendo que o primeiro sabe sair com muita qualidade ao setor ofensivo. E a zaga, provavelmente sem William, terá Chicão, a base da defesa corintiana, que também conta com o goleiro Felipe em boa fase. 

E para conquistar a vitória, a defesa gremista terá que estar atenta, os laterais igualmente para deter as subidas de Dentinho e Jorge Henrique. E não errar passes em demasiado é fundamental para evitar ser surpreendido num contra-ataque.  E se houver uma boa marcação em Douglas, com toda certeza será anulado por causa de sua lentidão.

Quanto ao Ronaldo, não basta marcá-lo, é preciso evitar com que a bola chegue aos seus pés. Porque mesmo acima do peso, ele ainda consegue ser fenomenal em sua arrancada, em seus dribles e também na sua frieza na hora de concluir. Porém, Ronaldo já não é um jogador em condições físicas para atuar duas vezes por semana. Resta saber se ele conseguirá repetir a excelente atuação que obteve diante do Fluminense, no estádio Olímpico neste domingo. Mas independente disso, Ronaldo é o tipo de atacante que mesmo apagado numa partida, pode mudar tudo num único lance, por isso, será preciso atenção total em todo jogo.

Por todas essas razões, que uma vitória do Grêmio sobre o Corinthians não significará mais três pontos na classificação, mas também um triunfo sobre um concorrente direto ao título brasileiro, uma recuperação no Campeonato Brasileiro, após a eliminação na Copa Libertadores, diante do time que vive o melhor momento no Brasil, talvez ao lado do Cruzeiro.

Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Juliano permalink
    julho 9, 2009 11:18 pm

    Concordo que será o jogo contra adversário mais qualificado na temporada, porém discordo quando diz que será o maior desafio. Ao meu ver o maior desafio do Grêmio foi o embate contra o Cruzeiro, onde o Grêmio fracassou como em todos os outros jogos decisivos desse ano. Fora Duda “Obino” e leva e Tcheco e Fábio Santos juntos.

  2. julho 10, 2009 9:13 pm

    Saudades do uniforme da Libertadores…Regredimos em relação ao visual do time. E tentam nos impor um azul turquesa, violentando o Estatuto e o bom gosto. Só gostando muito do GRÊMIO para não nausear.

  3. julho 10, 2009 9:28 pm

    O Mano espertamente se organiza, como nos tempos de GRÊMIO, no 4-5-1 com o Ronaldo na frente segurando dois zagueiros. Temos que povoar o meio campo onde o Corinthians vem ganhando os jogos. E a arbitragem da CBF não pode nos prejudicar sistematicamente. Alias, sem árbitro da CBF eles levaram 4 x o da LDU…

  4. julho 12, 2009 12:56 am

    River, Flamengo, Fluminense, Barcelona usam no uniforme principal as cores dos seus estatutos sempre. Fixar, manter a camisa da Libertadores é maduro, é ser grande manter o azul celeste do nosso Estatuto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: