Skip to content

Para ler e se indignar

julho 8, 2009

Dando nome aos bois

Semana passada, às vésperas da decisão contra o Cruzeiro, houve a importante reunião do Conselho Deliberativo para a votação da redução da Cláusula de Barreira tanto para eleição de conselheiros quanto para de presidentes do Clube. O projeto previa a redução de 30% para 20%, dando mais poder ao associado.Para os que não estão muito por dentro, hoje um candidato à presidência precisa ser previamente aprovado por 30% do Conselho Deliberativo para concorrer. Assim como as chapas inscritas precisam ter no mínimo 30% dos votos válidos para ter algum representante no CD. Se fizer 29,9% não entra ninguém. Resumindo, no modelo atual NUNCA teremos mais que 3 grupos no CD nem mais de 3 candidatos à presidência. Isso sendo muito otimista.

Pois bem, na terça-feira (dia 30/6) dos 313 conselheiros, somente 170 se fizeram presentes! Um quórum digno do Congresso Nacional.

Para a aprovação do projeto de redução da Cláusula de Barreira eram necessários 154 votos, independente do quórum. Pra espanto de alguns dos presentes, 13 conselheiros assinaram a lista de presença e SAIRAM ANTES DA VOTAÇÃO.

Ou seja, sobraram 157 votantes sendo que eram necessários 154 votos a favor. O resultado todos sabem: o número de votos favoráveis ao projeto foi insuficiente.

Acessando alguns blogs de diversos movimentos políticos do Grêmio, dá pra ver que um grupo joga a culpa em outro e por isso vou esperar a publicação da cópia da ata da reunião. Como não pertenço a nenhum desses grupos, pretendia listar os nomes de todos os conselheiros e sua posição sobre o assunto, mas o máximo que consegui foram os 13 fujões.

O grande ponto da minha indignação é com os 143 conselheiros que se OMITIRAM de votar, possivelmente por ser contra tal projeto e não querer se queimar com os associados. Já os 13 conselheiros que assinaram a lista de presença e saíram na maior cara-dura devem ser PUNIDOS IMEDIATAMENTE pelo conselho de ética do CD.

Conselheiros que assinaram a lista de presença e não votaram:

  1. JOAO CESAR PEDROTTI

  2. JOSE SILVAS

  3. MIGHEL PERGHER

  4. OTOMAR OLEQUES VIVIAN

  5. PAULO ZANCHI ANDRE DOS SANTOS

  6. REGINALDO PUJOL

  7. RICARDO SCAVUZZO MACHADO

  8. SERGIO MATTOS

  9. FERNANDO FLORES CABRAL JR.

  10. LEANDRO ZIMERMAN

  11. LUIZ ANTONIO M. MOREIRA

  12. LUIZ ROBERTO STIGLER MARCZYK

  13. SÉRGIO VASQUES SOUZA

Meus parabéns aos 12 homens que, mesmo contra a maioria dos associados, foram à reunião e votaram contra o projeto e não se esconderam.

Artigo publicado por Minwer, no blog Grêmio Libertador.

2 Comentários leave one →
  1. Leandro Ioschpe Zimerman permalink
    outubro 13, 2009 5:06 pm

    Caro Sr. Bruno
    Acabo de descobrir esta mensagem, e escrevo para lhe afirmar que indignado fiquei eu ao ler meu nome citado deste modo pelo senhor, sem ao menos antes tentar se informar do que acontece no mundo real e na vida das pessoas. Sou médico e saí de um atendimento de urgência no Hospital simplesmente para comparecer a reunião, dar quórum à mesma e colocar minha opinião, como sempre faço. Infelizmente a situação exigiu meu retorno ao Hospital antes de iniciados inclusive os trabalhos. Perguntei se poderia votar naquele momento, sendo-me informado não ser possível, razão pela qual eu me retirei. O senhor pode ficar incomodado com esta ausência minha na hora de votar, mas posso lhe afirmar que eu fiquei muito mais incomodado ainda, mas tenho certeza de que fiz o certo. Agora, daí a imaginar posições políticas inexistentes e expor pessoas que se esforçam de um modo absurdo para que o Grêmio seja mais ainda do que é, parece-me injusto. O senhor tem obviamente todo o direito de se manifestar publicamente, mas queria deixar clara a minha profunda decepção com estes comentários. Nunca fugi de nada, e não será a primeira vez.

  2. outubro 13, 2009 7:23 pm

    Caro Sr. Leandro Ioschpe Zimerman , o seu direito de resposta foi publicado no blog Grêmio 1903.

Deixe uma resposta

