Skip to content

Sport 3×1 Grêmio – Campeonato Brasileiro 2009

junho 28, 2009
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

O técnico Paulo Autuori entrou com time reserva na Ilha do Retiro, para enfrentar o Sport. Os titulares permaneceram em Porto Alegre se preparando para o jogo de maior importância, contra o Cruzeiro pela Libertadores.

Até nesse ponto, não há problema algum. Porém, algumas ações são injustificáveis, independente do time ser titular ou reserva. Para começar, com Jonas. A sua sina de perder gols incríveis já está cansando o torcedor gremista. O atacante perdeu duas oportunidades claras de balançar as redes aos quatro e aos 19 minutos da primeira etapa.

Jonas poderia se redimir com o gol aos 18 minutos da etapa final, mas é preciso admitir que o maior mérito foi a linha burra feita pela defesa do Sport. Mas o atacante pôs tudo a perder quando inventou uma expulsão infantil aos 33 minutos, quando o jogo ainda estava 1×1. Com um a menos, o Grêmio perdeu força ofensiva e o Sport encurralou o time tricolor e obteve a vitória por 3×1. Após o jogo, Luiz Onofre Meira sinalizou para uma possível punição a Jonas, o que seria a atitude mais correta.

Outra decepção foi Douglas Costa. O meia esteve apagado no primeiro tempo, levou um cartão amarelo por chutar a bola, quando o árbitro Marcelo de Lima Henrique já tinha apitado a falta. Essa atitude levou Autuori à loucura, assim como todo torcedor gremista. Pela tamanha inoperância, foi substituído por Isael no intervalo.

Na defesa, Mário Fernandes fez a sua estréia com a camisa tricolor. E obteve uma boa estréia ao errar pouco, embora ainda um tanto discreta. O mesmo não pode se referir a Helder, que fez uma partida terrível com erros bisonhos, como aos 21 minutos do segundo tempo, quando entregou um gol feito para Wilson marcar, que por sorte, errou na finalização.

O único destaque gremista foi Maylson. O jogador atuou como volante e avançou ao setor ofensivo como elemento surpresa, criando oportunidades de gols, assim se tornando o mais operante do meio-campo gremista. Talvez Maylson seja um jogador que vale a pena desenvolver e tende a crescer muito mais.

Embora o Grêmio tenha apresentado alguns destaques negativos, o time de Paulo Autuori jogou melhor do que o Sport na maior parte do tempo. Ao contrário dos pernambucanos, os jogadores gremistas tocavam e trabalhavam mais a bola. Porém, os reservas do Grêmio não saíram com os três pontos na Ilha do Retiro pela falta de qualidade técnica no setor ofensivo e pela expulsão infantil de Jonas.

Contra o Cruzeiro, naturalmente será outra história, outro campeonato e outro clima. Mas o setor ofensivo preocupa bastante o torcedor gremista. Maxi López é o melhor atacante que temos, mas não é artilheiro-nato. Admito que queria ver Herrera no lugar de Alex Mineiro, mas não é uma opção que crie grandes expectativas. Mas no jogo de quinta-feira, vamos com que temos. Porém, para seguir no Campeonato Brasileiro, precisaremos de contratações, principalmente de um novo atacante.

Anúncios
5 Comentários leave one →
  1. junho 28, 2009 11:53 pm

    Expulsão do Jonas: erro primário do árbitro da cbf, lance óbvio de cartão amarelo. Está muito fácil expulsar, prejudicar o GRÊMIO. Falta força política ao nosso clube, estamos muito passivos.

  2. Juliano permalink
    junho 29, 2009 12:11 am

    Esse jogo serviu para avaliarmos algumas coisas, surpresa positiva foi Maylson, eu acho ele muito ruim, mas nessa partida foi bem, quem sabe começou a mostrar o que todos os treinadores veem. Orteman pode mandar embora, não joga nada. Douglas Costa se tiver uma proposta de R$ 10 milhões pode vender, porque acho que não joga o que tanto falam. Jonas mais uma vez abobado e perdendo gols, ta certo que o lance não era para expulsão. Helder é fraco pode mandar embora também. Perdemos mais uma vez pelos nossos erros e principalmente pela falta de competencia do ataque. Bota esses atacantes a treinar finalizações. Fora Duda “Obino”.

  3. junho 29, 2009 12:39 am

    O lance do Jonas não era mesmo para expulsão, concordo plenamente, mas o que me irritou é ele ter dado a oportunidade ao árbitro para cometer esse erro. A falta foi infantil e somado a qualidade de nossa arbitragem, não seria nada anormal a expulsão. É essa consciência que o jogador de futebol precisa ter para não prejudicar o seu time.

  4. junho 29, 2009 10:25 am

    Erro ou não do árbritro, tivesse o Jonas marcado os dois gols que perdeu e não tivesse sido expulso, a conversa seria outra. Não é de hoje que eu digo que o Maylson é bom e que merece oportunidade. Tem personalidade, vai se desenvolver muito ainda.

    O Douglas Costa só fez merda, o Autuori vai precisar gastar muita trova com ele ou vender logo e (DE NOVO) trazer um novo atacante. Verdade que temos poucos bons atacantes no Brasil. Prova disso é que o melhor dentre eles é o Ronaldo, que gordo e velho, ainda é o melhor atualmente.

    Mas temos quantos atacantes no elenco? Mineiro não erra um passe, mas tb não marca um gol, perdeu a explosão, não chuta certo, sei lá.
    Maxi é esforçado, Jonas perde 4 para fazer um, quando faz. É o “perigo de gol”. Pelo menos deixem o Herrera jogar, pq ele é ruim como os demais mas corre e não se entrega nunca.

    Outra partida que o Grêmio poderia vencer, o time do Sport está mal esse ano, mas tropeçou nas próprias pernas. Uma pena. Acredito na conquista dessa Libertadores com os titulares, mas esse BR09 parece perdido.

    Abs!

  5. junho 30, 2009 12:00 am

    Caro Bruno, concordo que os árbitros procuram pretextos para nos prejudicar. Essa predisposição em nos punir não vejo em relação aos vermelhos, por exemplo. Jogar com medo da arbitragem, constrange, tira a naturalidade do jogador. O Guinãzu não poderia jogar num GRÊMIO temente ao árbitro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: