Skip to content

Grêmio e Cruzeiro farão jogos históricos

junho 19, 2009

Foto: Gaspar Nóbrega, Vipcomm

Foto: Gaspar Nóbrega, Vipcomm

A partida entre Grêmio e Cruzeiro não é uma final antecipada, ainda mais quando há na outra semifinal duas equipes tricampeãs da Libertadores como Nacional e Estudiantes. Mas é, sem dúvida alguma, o jogo que sai o favorito na disputa do título continental.

No Morumbi, o Cruzeiro se classificou de forma incontestável diante do São Paulo. O time de Muricy Ramalho passou os 90 minutos dominado pelo excelente esquema tático formado pelo nosso eterno Capitão América, Adilson Batista. O Cruzeiro fechava todos os espaços quando não tinha a posse de bola. E quando a tinha em seus pés, tocava a bola e esfriava as pretensões são-paulinas.

Impressionou-me a partida atípica do São Paulo. Marlos era o único jogador que tentava, com algum sucesso, fazer a ligação do meio aos atacantes Washington e Borges. Mas não era o bastante, o que fez a equipe paulista apostar na obviedade do chuveirinho.

O jogo ficou decidido na expulsão de Eduardo Costa. Apesar de querido por nós gremistas, temos que concordar que ele não pode deixar Hernanes, mesmo em fase ruim, no banco de reservas. Esse foi o maior erro de Muricy, principalmente quando Eduardo Costa recebera cartão amarelo e os jogadores cruzeirenses o visavam para ser expulso em mais outra falta. E foi dito e feito. Se com 11 contra 11 o jogo estava mais a feição do Cruzeiro, com um a menos e ainda precisando buscar o resultado, o São Paulo dava adeus à Libertadores antes mesmo do segundo tempo.

Foto: Jefferson Botega

Foto: Jefferson Botega

Por outro lado, o Grêmio se complicou contra o Caracas. A equipe não jogou mal ao dominar o adversário, mas ficou devendo ao não aproveitar as suas oportunidades. Porém, vale um desconto. O plano de jogo da equipe venezuelana era óbvio. Jogar fechado em 90% do jogo e buscar o gol no tempo restante, se aproveitando da ansiedade e pressão que se abatia sobre o Grêmio, que tinha a condição de favorito e ainda atuava em casa. E quase deu certo para o Caracas. Apesar disso, o jogo Grêmio x Cruzeiro será entre equipes grandes e tradicionais na competição, então ambos vão buscar o ataque.

O pecado de alguns torcedores e jornalistas foi cravar que o Caracas seria fácil. Mesmo sendo uma equipe venezuelana, o Caracas é sim um time que pode complicar a vida de qualquer outra equipe na Libertadores. Em 2007, o Santos sentiu isso nas oitavas-de-final. Empatou na Venezuela por 2×2 e chegou a estar perdendo por 2×0 na Vila Belmiro, somente virando para 3×2 no segundo tempo. Portanto, mesmo com uma apresentação um pouco abaixo, o Grêmio enfrentou um adversário qualificado, que sabia de suas limitações e por isso jogou com muita inteligência, sem se constranger em passar quase todo o tempo se defendendo.

Por isso que avaliar a partida entre Grêmio e Caracas para colocar o Cruzeiro como favorito é precipitado. Além disso, não duvido que haja jornalista afirmando esse favoritismo da Raposa sem ver jogo algum do Tricolor. O Grêmio está numa crescente e acredito que faça um jogo histórico contra o Cruzeiro. Sem dúvida, são as duas melhores equipes até aqui nesta Libertadores.

Rapidinhas

Um ídolo: Vai ser uma honra ter como adversário o nosso eterno Capitão América, Adilson Batista. E com toda certeza, ele sente o mesmo, conforme declara:“O Grêmio faz parte da minha vida. Eu tenho um carinho e respeito muito grande pelo clube.

A Revanche: Nas quartas-de-final da Libertadores de 1997, o Cruzeiro superou o Grêmio. Autuori era o técnico do clube mineiro. Desta vez no Grêmio, acredito que ele possa fazer a diferença a nosso favor.

Ataque: Começo a perder a esperanças em Alex Mineiro. Talvez o momento seja mesmo de Herrera, que incendeia mais o jogo e pode fazer uma boa dupla argentina com Maxi López. Contra o Caracas, o ataque melhorou com a sua entrada.

9 Comentários leave one →
  1. Régis permalink
    junho 19, 2009 9:43 pm

    Bruno, como você bem escreveu sobre as qualidades do clube mineiro, esta semifinal será de arrepiar, e certamente será uma das melhores de todos os tempos. Depois do Cruzeiro despachar o SPFC em pleno Morumbi, já se faz previsível a intenção daquele clube em recuperar a fama que teve há alguns anos quando fora campeão de quase tudo. Só que seu adversário será um dos maiores clubes “copeiros” que o futebol nacional possui, e não é à toa que o “instinto matador” do Grêmio está fazendo vítimas a cada adversário que pega. Ao meu ver, o Cruzeiro será mais uma, embora possua uma boa equipe. Avante, tricolor!!!

  2. Juliano permalink
    junho 20, 2009 8:19 pm

    Acabou o sonho, o Grêmio vai tomar uma goleada com esse time podre sem vontade que vem jogando, Tcheco, Ruy , Fábio Santos não tem como, vamos tomar um vareio. Essa direção é brabo seguindo os passos firme do Obino. Fora DUDA e leva o Tcheco e Ruy juntos. Se não cair para segunda esse ano já será lucro.

    • junho 20, 2009 9:51 pm

      Juliano, desculpe, mas por mais que haja defeitos no nosso time, acho que a hora é de apoiar. Estamos num momento decisivo e o Grêmio precisa do máximo de apoio possível, mesmo que o time fique devendo. Não podemos ter esse sentimento de derrotado antes de uma grande decisão.

      • antonio fabio permalink
        junho 22, 2009 7:49 pm

        eu sou gremista de coração, ja mais vou deixar de acreditar no imortal é nessas horas q o time cresce, o negocio é não perder o primeiro jogo o de volta a geral d conta um abraço para todos

  3. Juliano permalink
    junho 21, 2009 12:43 pm

    O problema é que o time não mostra nem vontade, está bagunçado ainda. Não fez nenhum jogo bom esse ano. que convenceu. Então sejamos realistas. Tomara Deus que eu esteja muito errado e o time comece a crescer na hora certa, mas do jeito que vai não to levando muita fé. FORA DIREÇÃO de bocós……

  4. junho 21, 2009 4:57 pm

    O Adilson vai atacar nosso lado direito, com Wagner, Kleber. Um lateral marcador nesse jogo, o Rui está fisicamente descontado, o Léo é lento, seria providencial.

  5. ferrnanda permalink
    junho 23, 2009 10:42 am

    O importante é competir
    lutar sempre
    vencer talvez
    desistir jamais.

  6. Rodrigo permalink
    junho 24, 2009 8:41 pm

    Eu estou louco para queimar a lingua e ver jogadores como Adilson,Ruy,Fabio Santos e Alex Mineiro fazerem a diferença hoje….Mas,se o Gremio não obter sucesso diante o Cruzeiro,saberemos que Que poderiamos ter em campo Makelele,Jadilson e Herrera,que jogam muito mais do que esses que citei e não saem da equipe de jeito nenhum…..Autuori,analisa melhor esses jogadores que você não tem escalado nem no banco…Tenho certeza que o Makelele joga mais que Ruy e Adilson!

  7. Juliano permalink
    junho 24, 2009 11:53 pm

    FORA TCHECO, pereba desgraçado, não faz nada em campo. PIOR do time sempre, enquanto esse corno estiver no Grêmio ficaremos nessa mer..Jogamos mais uma Libertadores fora….FORA DUDA “Obino”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: