Skip to content

Copa 2014

junho 6, 2009

arenas-gauchas

A FIFA decidiu as 12 cidades sedes para a realização da Copa do Mundo de 2014. E são Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Manaus, Natal, Fortaleza, Recife e Salvador.

No Rio Grande do Sul, praticamente todos consideram o Beira-Rio como sede oficial de Porto Alegre, mesmo que a FIFA não tenha dado nenhum parecer sobre o estádio escolhido para a Copa. O vice-prefeito da capital gaúcha, José Fortunati, afirmou que o estádio colorado é o local escolhido.

Sem tirar os méritos do Internacional, que possui um grande projeto para a reformulação do Beira-Rio. Mas acredito que essa pressa de escolher logo a sede é precipitada. Não faz sentido o Beira-Rio já ser considerado sede oficial porque já está pronto.

Na história das Copas do Mundo, tivemos vários exemplos de estádios construídos para o mundial. Buenos Aires em 78 (Nuñez e Almafitani); Barcelona, Madrid e Sevilla em 82, Cidade do México em 86 e Paris em 98. Na Copa da Alemanha, o Allianz Arena foi concluído em 2005 e o mundial ocorreu em 2006 (todos esses detalhes foram bem lembrados pelo blog Grêmio 1983). Portando, não é coerente a Arena do Grêmio ser descartada porque ainda não está pronta.

O que leva a crer que as sedes para a Copa do Mundo foram escolhidas por questão política. Porque também não faz nenhum sentido, Goiânia, que possui o Serra Dourada e um tradicional clube como o Goiás, perder a disputa para Brasília; assim como não faz sentido algum Belém, que já possui o Mangueirão e dois clubes mais tradicionais do norte como Remo e Paysandu, ser deixado para trás por causa de Manaus.

Em São Paulo, ocorre um fato semelhante. A Arena Palestra, do Palmeiras, terá brevemente as suas obras iniciadas e promete, assim como a Arena Gremista, ser um belo estádio. Mesmo assim, o Morumbi já foi escolhido.

Quem conhece São Paulo, sabe muito bem que não há como comparar a acessibilidade da Barra-Funda (bairro onde fica o Palestra Itália) ao Morumbi. O bairro palmeirense já possui uma estação ferroviária, metroviária e rodoviária, com muitas linhas de ônibus passando na região. O Morumbi é isolado e mesmo que tenha uma nova linha de metrô até 2012, não é mais acessível que o Palestra Itália.

O mesmo ocorre com Porto Alegre. O local da Arena Gremista será mais próximo do aeroporto, da Freeway, da Trensurb, além de poder se tornar um belíssimo estádio. Mas para Ricardo Teixeira, o Beira-Rio já foi escolhido como sede de Porto Alegre.

Então, que assim seja, por mais estranha essa escolha tão apressada pareça. Como o nosso presidente Duda Kroeff disse muito bem, a Arena será construída principalmente para os gremistas. E afirmou também, com toda razão, que cabe aos jornalistas, ao invés de buscarem intrigas entre Grêmio e Internacional (como se a nossa rivalidade precisasse disso), irem em busca dos fatos. Por que o Beira-Rio já foi escolhido? Por que já está pronto ou por força nos bastidores? Quais foram os critérios técnicos para as escolas de Manaus e Brasília? Por que o Morumbi, sem a concorrência de outro estádio na capital paulista, já foi escolhido? São essas perguntas que devem ser respondidas para a sociedade brasileira.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. Régis permalink
    junho 6, 2009 10:49 pm

    Amigo Bruno, torço imensamente para que a Arena seja logo construída e sirva de palco para a Copa do Mundo de 2014, pois o que você escreveu na sua coluna, realmente é o que está ocorrendo, o fator político sendo levado em consideração, pois já vi reportagens, em diversos veículos de comunicação,que o Morumbi é o pior estádio dentre os doze escolhidos pela Fifa. O Morumbi só foi escolhido pelo fato de estar alocado no Estado mais rico da federação.

  2. macaco permalink
    maio 20, 2010 4:29 pm

    shauhsau q inveja, imagino ja na copa,o mundo inteiro vendo o estádio e comentando q n se trata de um estádio qlqr e sim do bi campeão mundial (2010 incluido e nsei se só sera bi ,tri até lá tem tempo e o inter pode ) o grêmio nem será lembrado,,o BRASILLLL acerto nas escolhas das sedes, mostrar ao mundo o q tem de melhor por isso escolheu o BEIRAAA…
    AH NÃO PODIA ESQUECER , O PEIXE DE ONTEM REVOLTO O ESTÔMAGO DE VCS ….
    (((40 DIAS DE CAGANERA)))))

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: