Skip to content

Análise sobre uniformes

maio 21, 2009
É possível não ser tradicional e ao mesmo tempo ser bonito

camisa-gremio-2005-21-05-09-a-bmp

camisa-gremio-2005-21-05-09-b-bmp

O grande ponto de discussão sobre os novos modelos não deve ser a tradição, se pensarmos melhor. A necessidade de mudanças nos modelos de uma temporada para outra existe, por questões mercadológicas para o fornecedor de material esportivo e também para o clube.
Se toda temporada houver as mesmas camisas com azul forte, listras finas verticais e horizontais nas mangas, qual será a novidade para o torcedor comprar a nova camisa?
Mesmo assim, nada justifica o mau-gosto e exageros no design da camisa. É possível sim produzir uma camisa que não siga os moldes tradicionais e ao mesmo tempo ser bonita.
Um grande exemplo disso é a camisa de 2005, a primeira feita pela Puma para o Grêmio. Por mais que não seja tradicional, essa camisa é bonita pelo seu design arrojado e ao mesmo tempo simples, sem “V” estapafúrdio e nem numeração em borda de pixels.
Por mim, manteria as camisas da Libertadores

 

camisa-gremio-2009-21-05-09-a-bmp

 

Se a Puma errou feio na criação dos uniformes para a disputa do Brasileirão, por outro lado a fabricante alemã acertou em cheio nas camisas para a disputa da Libertadores. Os uniformes listrados e rugby estão fazendo um enorme sucesso de vendas. São bonitos, arrojados e sem invenção. Pelo sucesso, manteria os dois uniformes para a disputa do Campeonato Brasileiro 2009.
 

Sugestão

 camisa-gremio-sugestão-21-05-09-a-bmp

camisa-gremio-sugestão-21-05-09-b-bmp
Aqui está a sugestão de Társis Salvatore, para o modelo da camisa do Grêmio. Simples, bonita e digna das melhores camisas gremistas.

 

Protestos e possível constrangimento
camisa-1-gremio-hipotese-2009 
O Departamento de Marketing está planejando realizar  blitze por Porto Alegre no lançamento da nova camisa, neste domingo, a partir das 9 horas. Vans personalizadas irão percorrer praças e parques de Porto Alegre, realizando um mini desfile de modelos vestidos com o novo uniforme. A apresentação terminará no Estádio Olímpico por volta das 15h30. em seguida, os atletas gremistas estréiam o uniforme na partida contra o Botafogo, às 16 horas. A idéia é excelente e inovadora para o lançamento da camisa. Neste caso, meus parabéns para o Marketing do Grêmio.
Mas meu medo fica por conta dos protestos e das vaias. Pelo que se vê através de comentários na internet e até na pesquisa realizada neste blog, a nova camisa está longe de agradar. Será no mínimo constrangedor os torcedores vaiarem a apresentação do uniforme de seu clube. Não faria isso, mas o protesto é livre neste país democrático e acredito que será inevitável, caso esse modelo se confirme como a  nova camisa do Grêmio.
Anúncios
7 Comentários leave one →
  1. tarsischwald permalink
    maio 21, 2009 8:06 pm

    Bruno, primeiro queria te agradecer novamente pela deferência e pelo apoio 😉

    Acho que o pessoal não vai vaiar o time por causa da feiura do uniforme. Eu não faria isso, é a estréia do Autuóri na casa mata, além de injusto. Espero que a grande audiência do teu blog leia isso ou pense nisso.

    Mas a nação tricolor vai dara resposta simplesmente deixando esse material feio E caro para trás, ou comprando a camiseta da Libertadores, que não me agrada totalmente, mas perto da nova..

    Acho que é por ia. Foi bom tu mencionar a camiseta de 2005 que realmente era moderna, porém bonita. Por o design Puma acima do “design Grêmio” é um erro que vai cobrar seu preço. E um perço tão caro qnto a camisa é vendida!

    Abs!

  2. marcos permalink
    maio 23, 2009 2:41 pm

    ficou muito estranho o novo niforme do GREMIO nao gostei…ficou muito descaracterizado com as tradiçaes do GREMIO com a indentificaçao tricolor…vlw

  3. Eduardo Tricolor Trilibertadores Tribrasileiro permalink
    maio 24, 2009 11:54 am

    Não sei explicar o motivo, mas eu prefiro a camisa de 2007 que todas essas que foram lançadas depois.

    A galera tricolor fala muito em tradição nos uniformes, mas as camisas nº 2, as quais poucas pessoas comentam, o design destas camisas viraram “farra” nas mãos da puma.

    De um ano para o outro as mudaças foram estapafúrdias. A última foi essa no estilo rugby argentino. Pelo que eu saiba, o Grêmio joga futebol e não rugby. E somos tão brasileiros quanto os outros times. Sim, ficou bonita, mas cadê então a falada tradição? Tem que ter coerência pra falar alguma coisa.

    Por isso, vamos comprar as camisas “alá popeye” sem reclamar. O time precisa de recursos financeiros, todos sabem disso!

  4. Luciano C. Trindade permalink
    maio 24, 2009 1:55 pm

    Para um pijama até que está legal pois pra mim mostrou uma grande evolução dos usados pelo B1 e B2. Afinal das contas evoluir é preciso…..

    DALHE COLORADO !!!!!

  5. Éder permalink
    maio 24, 2009 2:08 pm

    luciano nao te esquece linertadores e na fox sports e sport tv

  6. junho 5, 2009 9:48 am

    O bom senso, a lucidez, a preferência da imensa maioria dos gremistas, conduz à escolha da líder em arrecadação para o clube camisa da Libertadores 2009. Linda e atende ao artigo 113 do Estatuto.

  7. Pedro permalink
    setembro 21, 2009 10:03 pm

    Alguém tem uma foto do 2º uniforme de 1982 do grêmio?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: