Skip to content

Versão sobre a reserva de Túlio no Corinthians

maio 1, 2009
tags:

 

Foto: Fernando Gomes

Foto: Fernando Gomes

Mesmo não sendo um  hábito frequente  em reproduzir integralmente textos de outros autores que não sejam solicitados pelo próprio blog, vale a pena repercutir a coluna No Ataque, de Diogo Oliver, que explica muito bem o porquê de Túlio, novo volante gremista, não ter dado certo no Corinthians.

 

Túlio, 34 anos, novo reforço do Grêmio, chegou ao Parque São Jorge no começo do ano prometendo encerrar a carreira no Corinthians. Assinou contrato até dezembro de 2010 certo da titularidade absoluta. Ficou na reserva o tempo todo. Mas como, se no Botafogo era considerado um dos melhores volantes do país? Vou explicar.

A primeira razão é a ótima fase de Cristian. O ex-jogador do Flamengo é considerado um dos mais regulares do técnico Mano Menezes. Regularidade em alto nível, com direito ao golaço de fora da área que decretou a virada de 2 a 1 sobre o São Paulo, colocando o Corinthians na final do Campeonato Paulista.

O outro obstáculo teve interesses empresariais no meio. Elias, segundo volante no 4-4-2 do Corinthians, tem 80% de seus direitos federativos ligados a empresa Traffic, a mesma que gerencia o futebol do Palmeiras. Houve pressão para que ele engrenasse, na esperança de ser negociado na janela de transferências internacionais, em agosto.

Verdade que Elias não foi mal ao ponto de ter sua escalação garantida apenas por isso. Mas a ligação com a Traffic ajudou — no mínimo como um projeto estratégico do clube, digamos. Hoje, Elias soma ótimas atuações. Pode-se dizer que a dupla de volantes Cristian/Elias virou o esteio do Corinthians. Também causou estranheza a forma passiva como Túlio aceitou a reserva.

Assim, aos poucos, o novo reforço do Grêmio foi perdendo espaço. O certo é que o Túlio contratado pelo Grêmio é o do Botafogo, e não o do Corinthians.

Diogo Oliver

Túlio se apresentou nesta sexta-feira no estádio Olímpico e será inscrito para segunda fase da Copa Libertadores. O mesmo não se pode dizer de Joilson, que rescindiu o contrato com o São Paulo e deverá ser anunciado pelo Grêmio nas próximas horas. O lateral-direito já estava inscrito nesta edição da Libertadores pelo Tricolor Paulista e a Conmebol não permitiu uma nova inscrição pelo Imortal. Mesmo assim, a sua contratação é acertada, visto que temos apenas Ruy para a posição e também é preciso pensar no Brasileirão.

3 Comentários leave one →
  1. Andre permalink
    maio 1, 2009 5:28 pm

    Olá,

    Sou corinthiano e acompanhei de perto a curta trajetória do Túlio no Corinthians.
    Na verdade ele foi contratado para ser titular em uma formação elaborada pelo Mano para jogar em uma linha de três volantes sendo o Cristian mais fixo e ele e o Elias com maior liberdade.

    O Mano achava no começo do ano que não daria para jogar a Série A com a formação da Série B com dois volantes e dois meia ofensivos (Douglas e Morais). Pensou o time com a linha de três volantes dando total liberdade para o Douglas.

    O Túlio começou como titular a temporada mais foi perdendo espaço devido a sequência de más apresentações culminando em uma expulsão estúpida contra o São Paulo.

    E o Mano mudou a formação no meio do caminho passando a utilizar uma formação de falso 4-3-3 com o Jorge Henrique voltando para marcar. Assim ele
    saiu e não voltou mais pois Cristian e Elias estavam (e estão) jogando muito, não dando qualquer chance de recuperação para o Túlio.

    Infelizmente, sendo sincero, ele não fez uma única boa partida pelo Corinthians sendo muito justa a sua colocação entre os reservas.

    Agora, vamos ser sinceros, dizer que o Elias ficou entre os titulares por causa da Traffic é uma piada…ele é disparado o melhor jogador do Corinthians desde a metade do ano passado…Só faltava falar que o André Santos é titular pelo mesmo motivo…

    Desejo boa sorte ao Túlio que cumpriu rigorosamente seus compromissos profissionais mas infelizmente não conseguiu brilhar no Timão. Sinceramente acho difícil ele ser titular no Gremio…mas sei lá, o Gremio tem fama de recuperar jogadores…

  2. maio 1, 2009 8:25 pm

    André, eu agradeço muito pelo seu comentário e também é esclarecedor. Eu acompanhei alguns jogos do Corinthians no Campeonato Paulista e concordo que o Eliás tem mostrado futebol de sobra para ser titular. O que não pode afastar a hipótese de empresários nesse assunto, mas se ocorreu no Corinthians, não seria algo exclusivo no Parque São Jorge, uma vez que os empresários têm uma influência grande demais no futebol brasileiro. Mas as atuações de Elias são mais convincentes do que outras hipóteses. Abraço.

  3. JuandeRamos permalink
    maio 1, 2009 9:27 pm

    Admito que sou corneteiro dos brabos. Mas essa contratação, é realmente muito boa, eu gosto muito do futebol dele.

    Mas agora… Joilson e Lúcio Flávio? É papo pra boi dormir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: