Skip to content

Coluna do Ramão Gremista

maio 1, 2009

bannner-coluna-do-romao

Parte XIII 

EM 1907, UM NOVO WANDERPREIS 

As diretorias do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense e do FussBall Club Porto Alegre decidiram, a partir da conquista definitiva da Wanderpreis pelo Grêmio em 1906, criar uma nova disputa que ficou conhecida como “Nova Wanderpreis”. A nova competição, diferindo da anterior que tinha a disputa semestral com dois jogos anuais, previa a disputa em apenas um jogo anual. Ficaria com o troféu, em definitivo, o clube que vencesse a disputa por três anos consecutivos.

Acertados todos os detalhes, os times foram a campo em 1º de dezembro de 1907 e o Grêmio arrancou na frente, batendo o FussBall por 4 a 1. A equipe gremista de 1907 apresentava algumas mudanças em relação à equipe do ano anterior. O goalkeeper Depperman, que havia fechado o goal gremista no ano anterior, passara a atuar como back ao lado de Geyer. O novo goalkeeper gremista era Bachman. Assim, ainda no esquema 2-3-5, o time base de 1907 formava com: Bachman, Depperman e Geyer; Martau, Black e Bier; Kallfelz, Schröeder, Grünewald, Brochado e Bucks.

AS MEDALHAS DE 1906 

As medalhas alusivas à conquista da Wanderpreis em definitivo, no ano de 1906, foram entregues aos atletas gremistas em 10 de novembro de 1907. Receberam as medalhas todos os jogadores que participaram do último match com o troféu em disputa, ocorrido em 05 de maio de 1906.

1908 

O ano de 1908, o quinto da vida do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, encerraria o período inicial, onde o clube buscava a organização como entidade esportiva e jogava de forma esporádica. Foram apenas dois confrontos ao longo do ano e ambos contra o co-irmão FussBall.

UM MATCH BENEFICENTE 

 

Santa Casa

Santa Casa

 

 

O primeiro match do ano de 1908 aconteceu em 09 de agosto. Foi um jogo beneficente em prol da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. A sua promoção e realização foi iniciativa do jornalista Archymedes Fortini que, a essa altura, já era um dos benfeitores da Santa Casa. O evento esportivo, com receita destinada à entidade hospitalar, aconteceu na Baixada. Foi mais uma vitória gremista sobre o FussBall por 4 a 1 e com grande participação popular, o que resultou em boa arrecadação de recursos para aquela entidade filantrópica

NO SEGUNDO EMBATE DE 1908,  A DISPUTA PELA NOVA WANDERPREIS 

O match válido pela disputa da nova Taça Wanderpreis só ocorreu no final de 1908, em 27 de dezembro, no ground da Baixada. Naquela época o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense já tinha um numeroso quadro social e conquistara a simpatia de grande parte da população, embora alguns autores o coloquem equivocadamente como sendo um clube elitista. O resultado insatisfatório de 1 a 0 para o FussBall Club Porto Alegre desagradou alguns sócios e, pela primeira vez, torcedores gremistas mostraram-se indignados com o desempenho da equipe. Com a vitória do FussBall, a disputa estava empatada, uma vez que o Grêmio havia vencido em 1907.

Com Augusto Koch na presidência e na meia-cancha gremista, o tricolor continuava trajando o lendário Black & Blue. A equipe de 1908 formava com: Bachman, Depperman e Geyer; Ludwig, Bier e Koch; Brochado, Martau, Miguelito, Kaastrup e Grünewald (ainda jogaram Graeff, Helm, Rech II, Müssnich, Carls, Hanke, Lemos e Foernges).

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: