Skip to content

Coincidências de 1997 e 2005

abril 21, 2009

 

 

Foto: Ag. Estado

Foto: Ag. Estado

Ainda falta um pronunciamento do Departamento de Futebol a respeito da manutenção de Marcelo Rospide até a chegada de Paulo Autuóri. Mas a imprensa esportiva já anuncia em peso, essa decisão da diretoria. O Grêmio deve mesmo seguir com técnico interino, passada as oitavas-de-final da Copa Libertadores da América.

Não será a primeira vez que Paulo Autuóri pegará um time no decorrer da Libertadores. Por mais incrível que pareça, os seus dois títulos na competição também se deram em circunstâncias parecidas.

Em 1997, o Cruzeiro começou a com Oscar Bernardi (ex-zagueiro do São Paulo na década de 80) no comando técnico. Porém, a sua permanência durou apenas a estréia, quando o Cruzeiro perdeu por 2×1 para o Grêmio, no Mineirão. Nos jogos seguintes, Paulo Autuóri já estava no banco cruzeirense e levou a Raposa à conquista da América, eliminando inclusive o Grêmio no meio do caminho.

paulo-autuori-21-04-091

Já em 2005, o São Paulo começou Émerson Leão, que esteve no cargo de treinador nos quatro primeiros jogos da fase de grupos. Porém, Leão teve que sair do clube paulista, alegando uma necessidade de treinar um time no Japão, por causa de um amigo. No quinto jogo da fase grupos, contra o Universidad de Chile, o Tricolor Paulista foi comandado pelo auxiliar técnico Milton Cruz. Paulo Autuóri só assumiu o São Paulo na sexta partida, em vitória por 3×0 contra o The Strongest e garantindo a classificação para as oitavas-de-final.

paulo-autuori-21-04-09-2

Em 2009, no Grêmio, o desafio de Paulo Autuóri seria ainda maior do que as suas duas conquistas sul-americanas. Desta vez, o técnico poderá pegar um time já na fase de mata-mata, possivelmente nas quartas-de-final da Libertadores. Até lá, o Grêmio de Rospide enfrentará o Boyacá Chicó, último jogo pelo Grupo 7 e em seguida joga as oitavas-de-final.

Porém, desafios semelhantes já estão marcados na vida de Autuóri e por ser um técnico competente, não fará mudanças drásticas na equipe em plena competição. A diferença é que por mais que a figura de Marcelo Rospide seja querida, não tem o mesmo respeito e conhecimento de Paulo Autuóri e isso poderá fazer diferença em momentos críticos na competição.

É arriscada toda essa mudança, quanto a isso não se coloca em dúvida. Mas ainda é cedo para tamanho pessimismo. E lembrando que a vinda de Autuóri não se dá apenas pela Libertadores, e sim por toda uma temporada. Por esse motivo que é melhor Rospide seguir no Grêmio até a liberação de Paulo Autuóri no Al-Rayyan.

Fotos: Vedeta ou Marreta?

6 Comentários leave one →
  1. JuandeRamos permalink
    abril 21, 2009 4:45 pm

    Continuo achando que espera o Autuori é loucura…
    ele vai treina o Grêmio no máximo 3 meses, acho até que era melhor ter mantido o burroth

  2. abril 21, 2009 11:28 pm

    Bruno, tchê, me manda um mail que é pra eu pegar teu endereço que quero te fazer uma proposta…

    Abraço e saudações tricolores!

  3. Frank permalink
    abril 22, 2009 3:38 am

    Ainda bem que essa novela tá acabando, eu já não aguentava mais tanta especulação e a inércia dessa diretoria.

    Curiosidade: Bruno, por que você grafa “Autuóri” com acento agudo, quando o resto da imprensa grafa sem acento?

  4. Luc Imortal permalink
    abril 22, 2009 6:00 am

    Naaaaa essas coincidências quando são descobertas antes não se realizam. ja foi a dos 12 anos, ja foi a do campeão de primeiro turno. Temos quebrado com todas nos ultimos anos! =[

  5. Ranieri permalink
    abril 22, 2009 12:33 pm

    Boto fé…
    Só quero que assumam isso publicamente. Li há pouco uma entrevista do Mauro Galvão falando que ainda estavam observando técnicos no Brasil, esperando acabar alguns estaduais… Valha-me Deus né…
    Rezo por essa admissão pública “sim, vamos esperar pelo Autuori”
    Até lá fica difícil acreditar em alguma coisa, hehehe
    saudações tricolores

  6. abril 22, 2009 3:11 pm

    Luc, o que você escreveu é verdade mesmo. Quem sabe desta vez é diferente. Mas o objetivo principal do texto é explicar que o Autuori já pegou o trem andando na Libertadores e conseguiu fazer excelentes trabalhos que resultassem em títulos.
    Frank, por mais incrível que pareça, é uma mania que eu tenho. Tenho mania de usar acento agudo em certos casos. No nome de Autuori, a palavra não se encaixa mesmo nas regras de acentuação. Com seu aviso, eu me toquei e irei parar com isso. 😛
    Guga, já me comunico, mas já antecipo que o meu e-mail é bloggremio1903@gmail.com.

    Até mais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: