Skip to content

Alfio Basile

abril 19, 2009
Foto: Valdir Friolin
Foto: Valdir Friolin

Não sei até que ponto é verdadeira a notícia de que Alfio Basile estaria interessado em comandar a equipe gremista, mas caso seja verídica as informações, então teremos uma boa alternativa caso Paulo Autuóri não consiga obter a sua liberação do Al-Rayyan.

Basile é muito querido no Boca Juniors, onde esteve por 14 meses. Neste período em que treinou o time de La Bombonera, ele ganhou dois campeonatos argentinos (Apertura 2005 e Clausura 2006), duas vezes a Recopa Sul-Americana e a Copa Sul-Americana de 2005.

A sua despedida pelo Boca Juniors foi com título, após a conquista da Recopa de 2006 contra o São Paulo, no Morumbi, pelo empate de 2×2 (primeiro jogo em La Bombonera fora 2×1 para os xeneizes).

Logo após, Alfio Basile chegou ao cargo de treinador da seleção argentina em setembro de 2006, no lugar de José Pekerman, na segunda passagem dele pela seleção argentina. A primeira foi entre 1990 e 1994, quando foi Bicampeão da Copa América nas edições de 1991 e 1993.

Porém, a sua segunda passagem não foi bem sucedida. A Argentina, que até a final da Copa América 2007 tinha disparada a melhor campanha do torneio, perdeu o título para o Brasil pelo placar de 3×0. O treinador se manteve no cargo até outubro de 2008, após derrota contra o Chile, por 1×0, no Estádio Nacional. Com esse revés em Santiago, Basile apresentou a sua demissão à AFA, dando fim ao ciclo de 14 vitórias, oito empates e seis derrotas.

Se o Grêmio de fato procura um técnico com experiência internacional, Alfio Basile é uma boa opção, por causa de seu currículo. Ainda prefiro Paulo Autuóri, mas vejo em Basile uma opção mais segura do que Renato e Rospide.

Nesta segunda-feira, poderemos ter novidades quanto ao novo treinador gremista. A direção deve decidir se aguarda ou não Paulo Autuóri. Mesmo que o treinador não venha, parece que Renato Portaluppi de fato está descartado pela direção, apesar de não ser impossível uma reviravolta. Daí são duas opções: Rospide ou Basile (volto a frisar, se a notícia for verídica). Neste caso, eu prefiro Alfio Basile.

Anúncios
13 Comentários leave one →
  1. JuandeRamos permalink
    abril 19, 2009 4:22 pm

    Um grande técnico…
    Porém.. fala espanhol… não sei se pode dar certo. mas é melhor que o rospide

  2. pé de feijao permalink
    abril 19, 2009 5:23 pm

    melhor que o ROSPIDE?
    SAI FORA ARGENTINO DE MERDA
    DEIXA O ROSPIDE QUIETO!
    ELE É GREMISTA DE VERDADE!
    E SÓ GANHOU ATÉ AGORA!
    OU SE DER ALGO ERRADO NA VINDA DESSE ARGENTINO TU VAI PAGAR A MULTA RECISÓRIA?
    ROSPIDE!, DALHE GREMIO!

  3. abril 19, 2009 5:36 pm

    Só duas sugestões: o Alfio foi oferecido ao Tricolor por um grupo de empresários, e digamos q ele ganhou meia Libertadores pelo Boca em 2007, pq ele saiu da competição para treinar a Seleção Argentina.

  4. Pingolino permalink
    abril 19, 2009 5:54 pm

    Ae o pé de feijão, o rospide pode ser uma boa opção futura, ele ganhou dois jogos e apenas mantendo o trabalho do roth! leia as noticias! ele não mudou o time do roth!
    E se der algo errado com o rospide quando ele mudar o time? tu vai vir aqui pedir desculpas para nós?

    O rospide seria mais arriscado do que qualquer outro, porque ele nunca treinou um time em uma competição tao importante. Como o autor eu gosto dos dois treinadores, mas pela razão, experiencia e noção acho que basile seria a melhor opção entre os dois!

    Autuori tem que ser a preferencia!

  5. JuandeRamos permalink
    abril 19, 2009 6:31 pm

    Esse pé de feijão não eh colorado quase neh pessoal…

    Gremista que é gremista não fala desse jeito…

    E sobre ele ser argentino… qual é o problema? meu avó é argentino, e não tem nada de mais nisso…

  6. abril 19, 2009 6:48 pm

    Pé de feijão, já deixei clara a minha opinião quanto ao Rospide, mas não custa repetir que a minha ordem de preferência é Autuóri, Basile, Renato Portaluppi e Rospide sendo a quarta preferência. Sobre a multa rescisória, você esquece que Basile está sem contrato com clube algum, então não há multa rescisória. Até mais.

  7. pé de feijao permalink
    abril 19, 2009 7:06 pm

    8 X 1 gambada

  8. abril 19, 2009 7:42 pm

    Bruno e demais amigos tricolores,

    Depois do final do mestrado, de participar de alguns concursos para professor universitário, de algumas consultorias em redes sociais através da comunicação mediada por computador (aliás, nosso Grêmio está precisando – E MUITO – aperfeiçoar-se nesse sentido), de um período adoentado e também tratando de aprender a utilizar as novas ferramentas já disponíveis, finalmente meu novo blog está funcionando lépido e fagueiro:

    http://heliopaz.com/

    Por favor, alterem o endereço nos links ao lado. Além das questões tricolores, apreciaria bastante a participação de todos comentando e indicando links para os demais temas que costumo abordar.

    Obrigado e []’s,
    Hélio

  9. abril 19, 2009 7:50 pm

    Tudo bem, Hélio? O link já está atualizad0. Abraço.

  10. pedro.ack permalink
    abril 19, 2009 8:02 pm

    E

  11. heraldo permalink
    abril 19, 2009 8:52 pm

    Realmente não da pra ler tanta bobagem, este rosbife ,colocou o GREMIO, nas duas partidas jogando 3 6 1, com o jonas atras marcando, sera que to assistindo outro jogo.Se safado incompetente só auxiliou de radinho na arquibancada, se era para colocar auxiliar, porra e o julinhop, campeão sub 20, este sabia, agora esta porcaria de anão de celso roth, é palhaçada, e tem quem acredita, no Vi eu dei pro rui e pro nei, da radio colorada gaucha. é pa cai o c* da bund*

  12. heraldo permalink
    abril 19, 2009 8:53 pm

    Corrigindo o nome do otario vieudeiprocarloenei

  13. JuandeRamos permalink
    abril 19, 2009 9:59 pm

    n entendi heraldo na boa…
    mas concordo sobre o rospide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: