Skip to content

Grêmio tem sim seus méritos

abril 17, 2009

 

 

Foto: Pedro Rodríguez

Foto: Pedro Rodríguez

 

Muito se discute sobre a qualidade técnica do Grupo 7 da Copa Libertadores, do qual o Grêmio é líder com 13 pontos e briga para ser o time de melhor campanha da fase de grupos do torneio. Oras, podemos concordar que os nossos adversários são sim fracos comparados à força do Imortal, porém, isso não tira os méritos da excelente campanha gremista.

Fora o Grupo 1, que conta com Palmeiras, LDU, Sport e Colo-Colo, nenhum outro grupo da Libertadores conta com tamanho equilíbrio. O grupo do Cruzeiro tem apenas o Estudiantes como adversário de maior porte, porque não se pode esperar o mesmo de Universidad Sucre e nem do Deportivo Quito.

Mesmo assim, o Universidad Sucre e também o Aurora são campeões bolivianos (pelo Torneio Apertura e Clausura respectivamente) e estão no torneio por mérito. Portanto, merecem respeito. E isso é Libertadores, também marcada pela presença de clubes bolivianos desde sempre.

O Boyacá Chicó é campeão do Torneio Apertura, assim como o América de Cali é campeão do Torneio Finalizacion, ambos campeonatos colombianos. E estão na “La Copa” porque merecem, conquistaram esse direito. Quanto ao Universidad de Chile, trata-se de um dos times mais tradicionais do país e o segundo maior vencedor local, com 12 títulos nacionais. É sim um adversário de respeito.

Não vejo o grupo do Grêmio inferior ao do São Paulo, por exemplo, e ainda sim nem de perto o grupo são-paulino é tão desvalorizado quanto o nosso. Naturalmente, o São Paulo enfrenta adversários mais tradicionais na competição, mas numa questão de meritocracia, o Boyacá Chicó, assim como o América de Cali, está num patamar superior ao Independiente de Medelín. O Defensor representa o glorioso futebol uruguaio, mas há anos decadente.

Então falam tanto do Grupo 7, como se os demais grupos fossem exemplos de força e equilíbrio, (deixo como exceção o Grupo 1). O Grêmio tem sim seus méritos pela campanha que vem fazendo. Poderia estar até com 15 pontos, com 100% e com sobras no saldo de gols, se não fossem os gols perdidos.

Toda essa campanha até aqui significa que vamos ganhar a Libertadores? Não necessariamente. Mas significa que estamos trilhando o caminho certo em busca do título. E na Libertadores, quando um clube grande joga mal, o clube pequeno cresce. Então o maior mérito do Grêmio foi impedir que isso ocorresse.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. heraldo permalink
    abril 18, 2009 11:56 am

    COM MÉRITOS SIM!
    Times considerados pequenos,vivem de momentos, ex, no brasil, bangu,coritiba,atletico-pr,são caetano,sport do recife,santo andré, moranguetes,todos aproveitaram seus momentos, o que não deve ser diferente em outros paises irmãos,ex, que eu lembre, ferro carril,cucuta, e outros.
    Como falastes do grupo 1, o sport é um time encardido de se bater la na ilha, mas fora não assusta muito, mas sempre jogar com respeito,é aquilo que jogou com o palmeiras la na ilha e acabou, melhor mesmo é que aqueles que queriam o nelsinho pro GREMIO, calaram-se

  2. abril 18, 2009 3:26 pm

    Concordo! Líder com méritos!

    E quem não pode fazer isso que dispute a Sula Miranda contra todos os times reservas!

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: