Skip to content

Coluna do Ramão Gremista

abril 15, 2009

bannner-coluna-do-romao11111

Parte XI

 

AUGUSTO KOCH NA PRESIDÊNCIA

 

augusto-koch-presidente-1

 

O ano de 1906 começou com o incansável e idealista Augusto Koch assumindo a presidência do clube. Tinha início um mandato que se estenderia até 1910 (posteriormente, Koch ainda voltaria à presidência do Grêmio por um ano, em 1914). O destino foi justo e, sob o comando do “major”, dentro e fora de campo, o Tricolor conquistaria de forma definitiva a Taça Wanderpreis, em disputa com o FussBall Club Porto Alegre desde 1904.

 

A CONQUISTA DO NOSSO PRIMEIRO TROFÉU

 

taca-wanderpreis-15-04-09

Em 1906, a temporada oficial do Grêmio ficou resumida a dois confrontos com o tradicional adversário, o FussBall Club Porto Alegre, ambos pela disputa da Wanderpreis. O primeiro match ocorreu em 18 de março, com empate em 1 a 1. O segundo embate foi realizado em 5 de maio, tendo como resultado mais uma vitória gremista, por 3 a 1 e a conseqüente conquista, em definitivo, do tão ambicionado primeiro troféu da nossa centenária história e que, ainda hoje, pode ser visto no memorial Hermínio Bittencourt.

Com a conquista, o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense consolidava-se, ainda mais, no cenário esportivo gaúcho do início do século XX. As adesões de novos associados ao quadro social do clube, principalmente após a conquista, supriam as necessidades da agremiação com o pagamento de mensalidades, além de disponibilizar novos atletas para compor a equipe (estamos falando de futebol amador, só para lembrar). Os novos associados que iam surgindo passaram a integrar a galeria de “sócios pioneiros”. É interessante ressaltar que, nesse momento, todos os associados, “fundadores” e “pioneiros”, tinham direito a assistir às reuniões destinadas a tratar dos interesses do clube.

 

AS MEDALHAS WANDERPREIS

 

medalha-wanderpreis-1

Após a conquista da Taça Wanderpreis em definitivo, em assembléia geral especialmente convocada para esse fim, a diretoria gremista deliberou favoravelmente pela confecção de medalhas alusivas à importante e histórica conquista e que seriam entregues aos atletas que participaram do último match da competição, ocorrido em 5 de maio daquele ano de 1906. Provavelmente, mais uma brilhante idéia de Augusto Koch que, além de presidir o clube, era meio-campista ou half do time titular. As medalhas foram confeccionadas, porém a entrega aos jogadores só ocorreu em 10 de novembro de 1907.

 

O TEAM DE 1906

 

team-de-1906-1

 

A equipe gremista que conquistou a Taça Wanderpreis em definitivo naquele ano de 1906 era formada por: Carlos Depperman, João Stelczyk, Ernesto Geyer, Augusto Koch, Jorge Black, João Geski, Álvaro Brochado, Harold Boore, Pedro da Costa Huch, Guilherme Kallfelz e Júlio Grünewald (Theodoro Schröeder).

 

Fontes:

 

Revista História Ilustrada do Grêmio N 1

 

Livro Coração Tricolor, História Completa do Grêmio – Gianfranco Spolaore – Editora Alcance – 2008

 

Fragmento de depoimento do Sr. Raimundo Bordin

 

Informações disponíveis no site oficial do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: