Skip to content

Uma luz no marketing gremista

abril 12, 2009

Enfim, o Marketing Gremista pode ter uma esperança. No dia 6 de abril, ocorreu o primeiro encontro do Comitê de Marketing, cuja função do comitê será fazer um assessoramento estratégico ao departamento de marketing do Grêmio.

O Comitê de Marketing será formado pelos associados Alexandre Aguiar, Carlos Gerbase, Diego Ferrer, Fernando Di Primio, Gilmar Machado, Mauro Dorfmann e Richard Ducker.

Coincidência ou não, logo após a formação do comitê, o Grêmio fechou uma parceria com o grupo GNC Cinemas, que tem como finalidade em trazer benefícios aos sócios e demais torcedores gremistas. Uma excelente ação, sem dúvidas.

Há muito tempo que o torcedor gremista demonstra preocupação com o fraco e ineficiente marketing gremista. A grandeza do Grêmio forma uma marca comercial muito forte. O Grêmio já tem 50 mil sócios e pode ir muito além, é o quinto clube que maior vendas de pacotes de Pay-Per-View (veja a matéria), excelente média de público (sempre entre os primeiros) e tem alto potencial de venda de produtos (veja os exemplos das camisas shadow e a rugby, além das camisas comemorativas de 1983).

Marca, o Grêmio tem de sobra. Talvez agora haja uma esperança para que esse potencial seja aproveitado. Porque o Marketing é uma realidade no futebol moderno e pode ser alternativa para obtenção de recursos financeiros, o que a médio e longo prazo, também pode significar menor dependência de vendas de jogadores e direito de transmissão pelas emissoras de televisão.

No Brasil, São Paulo e Internacional já se destacam neste ramo e são referências no marketing. Eu vejo o Corinthians ir no mesmo rumo. Então, está na hora do Grêmio acordar para essa realidade. O clube tem um potencial comercial gigantesco, basta ser mais bem aproveitado.

Post-Scriptum: O Grêmio também fechou parceria com a Claro Digital. O objetivo é o mesmo com o negócio envolvendo o grupo GNC Cinemas, que e trazer benefícios aos sócios e demais torcedores gremistas.

Anúncios
3 Comentários leave one →
  1. Matoso permalink
    abril 13, 2009 12:19 pm

    dae Bruno,

    será que alguém poderia apresentar aqui a formação dessa galera

    conheço o Ducker pessoalmente e sei que o cara é engajado com o grêmio

    mas mais por transparencia de informações seria legal postar aí a formação profissional, tipo, a área profissional de cada um dos membros do Comitê

    marketing é fundamental demais hehhe, hoje em dia no futebol, e uma vez que o grêmio aproveitar disso, nossa, vai começar a oficialmemente apresentar para todo o mundo o sentimento que temos por este clube

    abraço!

  2. Daniel Martin permalink
    abril 13, 2009 2:39 pm

    Vamos promover a criação de um DVD com as conquistas de 1983… acredito que todos os gremistas iriam comprar.

  3. abril 13, 2009 9:29 pm

    Eu trabalho com Marketing há alguns anos e tive a chance de trabalhar paralelamente com alguns produtos ligados ao futebol.

    Para ser muito sucinto, o Grêmio pode fazer MUITA coisa.
    Não critico o que já é feito na Loja do Grêmio, porque é bem feito. Mas é pouco.

    Várias idéias foram lançadas aqui, mas a lista é imensa e nem todas exigem grande investimento por parte do Clube. Muita coisa pode ser aproveitada apenas usando a própria paixão do torcedor, que as vezes trabalha pelo prazer de auxiliar o clube, caso deste Blog.

    Torço muito para que o grupo de notáveis, entre eles o grande Ducker, seja ouvido. De cara eu peço a licença de todos para fazer duas considerações, que torço, cheguem até o MKTricolor:

    1 – Facilitar a Associação para torcedores que como eu, moram fora do Sul. É fácil. Crie a campanha, “Sou Grêmio pelo Mundo” ou algo assim. Cobrem um preço pequeno, 30 reais no máximo e ofereçam ao sócio vantagens simples, um informativo regular como uma Revista Tricolor bonita, sorteiem prêmios mensais (coisa simples), etc etc. Vão ganhar um bom retorno. O Torcedor terá orgulho de gastar um pouco por mês e ter uma ligação “oficial”, ser lembrado mesmo fora do estado.

    2 – Vender camisas oficiais a preços HONESTOS.
    Adianta reclamar da pirataria se o manto sagrado custa 170 pilas? Façam um uniforme intermediário, réplica do uniforme convencional e vendam a 50 ou 60 reais que as vendas vão quintuplicar, até quem não é gremista comprará. E depois mudem semestralmente, ok, mas não podemos praticar preços como esses para todos. Quem pode, compra o uniforme de 170, mas quem não pode, compra o uniforme de 60 ao invés de comprar do camelô por 40 ou 50.

    Enfim…
    Eu já torço para o Grêmio, não custa torcer para o Marketing também.

    Abs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: