Skip to content

Rafael Carioca pode voltar ao Grêmio

abril 11, 2009

Foto: Isabela Vieira

Foto: Isabela Vieira

 

 

Rafael Carioca pode voltar ao Grêmio para a disputa da segunda fase da Copa Libertadores da América. Tal notícia perece mentira, visto que o jogador saiu do Grêmio em menos de quatro meses, para jogar no Spartak Moscou. Porém, essa possibilidade realmente existe, pois o jogador não se adaptou ao futebol russo.

Algumas considerações a respeito. Se Rafael Carioca voltar ao Grêmio, será um reforço espetacular. O volante se destacou no Campeonato Brasileiro 2008 pela sua capacidade de marcação e boa categoria no toque de bola, além de ser extremamente disciplinado (raramente recebe cartões). Para muitos, foi o melhor jogador gremista na competição. E ao sair do Grêmio, Rafael Carioca deixou uma lacuna aberta até hoje na equipe gremista. Diogo, que teria essa função, passou longe de satisfazer a torcida.

Em compensação, a não adaptação do volante demonstra mais uma vez o porquê dos clubes europeus pagarem valores relativamente baixos por jogadores brasileiros. São os atletas daqui que mais são contratados e ao mesmo tempo os que mais têm dificuldades em se adaptar. Rafael Carioca passa a ser um exemplo disso. O mesmo cabe a Adriano (que passa por problemas pessoais), Fred, Nilmar, Souza e tantos outros que retornam ao Brasil antes de cumprirem seus contratos na Europa. Até mesmo alguns, que continuam lá, faltam com profissionalismo, como Robinho com Real Madrid.

E esse episódio também mostra a afobação do jogador brasileiro em ir para qualquer mercado externo do futebol. Erro que passa também pelas diretorias dos clubes e empresários. Praticamente todos os jogadores dizem que o grande sonho é jogar na Europa. Mas onde fica o futebol europeu de alto nível? Fica na Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Espanha. Não na Rússia, Turquia e Ucrânia. E Rafael Carioca tem futebol para jogar nas ligas européias de primeiro escalão. Mas empresários e até mesmo a diretoria gremista (na gestão Odone) o vendeu antes. Por mais que o Grêmio precisasse de dinheiro, será que mantendo o atleta, o valor da venda não seria maior, principalmente numa Copa Libertadores?

Independente das ressalvas, não sou louco de negar a enorme expectativa sobre a volta de Rafael Carioca ao Grêmio. O time ganhará muito com o seu retorno e o sonho do Tri ganhará mais corpo. O volante, assim como o meia Renato, já tem pré-inscrição na CBF e pode ser anunciado.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. maio 3, 2009 5:58 pm

    rafal carioca e renato vem para o gremio ou e so especulaçôes

  2. maio 3, 2009 7:20 pm

    Julio, os dois de fato interessavam ao Grêmio, que tentou trazê-los. Então não eram apenas especulações. Mas seus clubes não o liberaram e as negociações cessaram.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: